Estrelas do WCT competem em Maresias

0

Peterson Rosa defende o título da etapa em Maresias do SuperSurf e faz sua estréia no circuito em 2004. Foto: Nilton Santos.
Depois de abrir a temporada com chave-de-ouro na praia da Joaquina, Florianópolis (SC), o SuperSurf 2004 promove seu segundo desafio na badalada praia de Maresias, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, a partir da próxima semana, entre os dias 21 e 25 de abril.

 

Algumas estrelas da elite mundial do WCT (World Championship Tour) estarão fazendo suas primeiras apresentações na 18a edição do Circuito Brasileiro de Surf Profissional, como o campeão do ano passado em Maresias, o paranaense Peterson Rosa, além do cabo-friense Victor Ribas, o baiano Armando Daltro e o catarinense Neco Padaratz, que vai competir como convidado na segunda etapa do SuperSurf.

 

Uma das características mais marcantes desta etapa é o fato de Maresias deter mais da metade das notas dez já registradas na história do SuperSurf. Das onze notas máximas registradas em toda a história da divisão principal, criada em 2000, seis foram recebidas nas ondas de Maresias e a expectativa é de que o show de tubos se repita este ano.
 
O potiguar Marcelo Nunes inaugurou a “Galeria Nota 10” do SuperSurf logo na estréia da divisão principal do Circuito Brasileiro Profissional, em 2000. Os campeões em São Sebastião no ano passado, Peterson Rosa (PR) e Tita Tavares (CE), também usaram os tubos de Maresias para marcar a nota máxima ainda nas quartas-de-final.

 

Em 2002 Marcelo Trekinho bateu recorde ao marcar três notas 10 para faturar o título da etapa, seu primeiro e único até agora no SuperSurf. Foto: Ricardo Macario.
Porém, o grande destaque é o carioca Marcelo Trekinho, que em 2002 tirou três notas 10 em três tubos espetaculares em três baterias diferentes no domingo decisivo do SuperSurf de São Sebastião. O primeiro 10 veio nas quartas-de-final, o segundo nas semifinais e o último saiu na grande final, quando ele foi coroado como o verdadeiro “Rei dos Tubos de Maresias” na festa da sua primeira e até agora única vitória no circuito brasileiro.

 

Peterson Rosa e Marcelo Trekinho são alguns dos surfistas que não competiram na abertura da temporada em Santa Catarina e estarão estreando no SuperSurf 2004 em São Sebastião. Peterson, Victor Ribas e Armando Daltro estavam representando o país na primeira etapa do WCT, que foi realizada no mesmo período na Austrália, assim como o catarinense Neco Padaratz, que vai participar como convidado do segundo desafio do SuperSurf 2004.

 

Neco e seu irmão Flávio “Teco” Padaratz, que saiu da elite mundial e recebeu um convite especial do Grupo Abril para disputar todas as etapas da temporada, entram logo no primeiro dia da competição, que será iniciada na quarta-feira, dia 21. Teco já anunciou que o seu objetivo é ser campeão brasileiro, título que falta em sua brilhante carreira, porém não passou da segunda fase no SuperSurf de Florianópolis.

 

Sem o grande ídolo, os catarinenses acabaram tendo que engolir uma festa gaúcha em plena praia da Joaquina. Os dois únicos representantes do Rio Grande do Sul na elite nacional do SuperSurf 2004 decidiram o título na grande final, com o mais experiente Rodrigo Dornelles derrotando o seu conterrâneo de Torres, Daison Pereira, para largar na frente na corrida do título brasileiro da temporada.

 

Na categoria feminina, a cearense Silvana Lima deu um show em cada bateria que disputou e conquistou sua primeira vitória na divisão principal superando a ubatubense Suelen Naraisa na final.

 

O SuperSurf 2004 é uma realização do Grupo Abril e da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e têm como patrocinadores principais a Volkswagen, a Skol e a TIM, além do co-patrocínio da Garnier Fructis e apoio da Suncoast by C&A.

 

SuperSurf 2004 – ranking brasileiro após 1 etapa
 
1 Rodrigo Dornelles (RS) 1000
2 Daison Pereira (RS) 860
3 Pedro Henrique (RJ) 730
3 Gilmar Silva (SP) 730
5 Leonardo Neves (RJ) 610
5 Beto Fernandes (SP) 610
5 Jojó de Olivença (BA) 610
5 Jihad Kohdr (PR) 610
9 Anselmo Correia (RJ) 500
9 Flávio Costa (BA) 500
9 Dunga Neto (CE) 500
9 Lucinho Lima (CE) 500
9 Tânio Barreto (AL) 500
9 Fábio Gouveia (PB) 500
9 Fabrício Júnior (RN) 500
9 André Silva (CE) 500
 
Ranking brasileiro feminino
 
1 Silvana Lima (CE) 1000
2 Suelen Naraisa (SP) 860
3 Andréa Lopes (RJ) 730
3 Alessandra Vieira (RJ) 730
5 Taís de Almeida (RJ) 610
5 Francisca Pereira (SP) 610
5 Juliana Guimarães (RJ) 610
5 Juliana Quint (SC) 610