Circuito Backfish ASBC

Estrutura turbinada

Praia Central de Balneário Camboriú (SC) quebrando clássico em um swell de 2016. O local sediará a primeira etapa do Circuito Backfish ASBC de Surf Amador primeira etapa do Circuito Backfish ASBC de Surf Amador

960x625
Praia Central de Balneário Camboriú (SC) quebrando clássico em um swell de 2016. O local sediará a primeira etapa do Circuito Backfish ASBC de Surf Amador. Foto: Basilio Ruy/Prime.Press07.

 

Com a lotação praticamente esgotada para a primeira etapa do Backfish ASBC 2017, a diretoria da ASBC decidiu utilizar duas estruturas para abertura do circuito em Balneário Camboriú (SC).

 

Circuito Backfish ASBC de Surf Amador começa neste final de semana (12 e 13/5). A etapa valerá pelo SC QS 6000 da Fecasurf e receberá os principais surfistas de mais uma geração talentosa de Santa Catarina, além de competidores de outros estados.

Há tempos que a cidade, localizada no litoral norte catarinense a cerca de 70 quilômetros da capital Florianópolis, se consolidou como uma das principais “surfe citys” do sul do país. Além de ser um dos grandes pólos turísticos da região, com vida intensa e diversas atrações, Balneário Camboriú possui uma variedade de ondas ao seu entorno. Além da praia Central, que sediará a competição, Balneário possui picos que oferecem excelentes ondas, como a praia dos Amores, a laje do Parcel, (situada a 3km da costa) e a exuberante praia do Estaleiro.

 

Talento se forma em casa – Muito se deve aos campeonatos locais realizados na década de 80 a vocação de BC em revelar grandes surfistas. Foi quando a cidade se consolidou como uma das referências no esporte em Santa Catarina.

Um exemplo dessa relação de sucesso entre Balneário Camboriú e seus talentos é o clã Padaratz, com a trinca de irmãos, composta por Charles, Flávio (Teco) e Percy (Neco). Os dois últimos ganharam projeção internacional e conquistaram cada um, dois títulos mundiais do QS (divisão de acesso à elite do CT, onde fizeram parte por muitos anos).

960x672
Flávio “Teco” Padaratz começou sua vitoriosa carreira nas ondas e campeonatos realizados em Balneário Camboriú. Em 2016, Teco esteve surfando a laje do Parcel em condições especiais em Balneário Camboriú. Foto: Basilio Ruy/Prime.Press07.

 

Essa extensa lista contém outros atletas importantes para a história do surfe na cidade: Bilo Wetter e David Husadel, vencedor de campeonatos do circuito brasileiro profissional nos anos 80, Luli Pereira, que fez parte da elite do Super Surf por muitos anos e hoje atua como um dos principais juízes da WSL (World Surf League), James Santos, melhor surfista amador no Mundial realizado em Huntington Beach, na Califórnia (EUA) em 1996.

Em gerações posteriores, outros nomes do surfe “cambojano” mantiveram a cidade em evidência. Willian Cardoso quase classificou-se para o CT, e chegou a competir como convidado em algumas etapas do Tour. Matheus Navarro foi campeão mundial Junior da ISA (International Surfing Association) no Panamá em 2012. Dois nomes que representaram muito bem a tradição da cidade nas competições mundo a fora.

E foi pensando nessa renovação do surfe local e estadual, que a ASBC (Associação de Surf de Balneário Camboriú) iniciará mais uma temporada, com o apoio dos patrocinadores, Prefeitura Municipal e a FME.

960x640
Vista geral de Balneário Camboriú. Ilha das Cabras, com a laje do Parcel adormecida ao lado e a orla de Balneário Camboriú ao fundo. Foto: Basilio Ruy/Prime.Press07.

 

Organização define dois palaques para o evento – Com o grande número de inscritos, a organização decidiu pela implantação de dois palanques no sábado, quando serão concluídas todas as categorias de base. O cronograma da competição estará disponível nesta sexta-feira, 12 de maio, no site oficial da ASBC com todas as informações sobre as baterias, local e horário da competição.

A previsão é de boas ondas para o final de semana. Caso as condições estejam desfavoráveis, a organização analisará outros locais, ou transferirá a etapa para uma nova data. “Importante frisar aos competidores que reservaram vagas e ainda não pagaram, estão correndo risco de ficar fora do evento. A procura está grande e priorizamos os surfistas que quitarem primeiro suas inscrições”, declarou o presidente da ASBC, Thiago Velasques.

O evento – O circuito Backfish ASBC de Surf Amador tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, FME BC, MRH Surfboards, Banana Wax Brasil, Gestait Coworking e Intuity. Realização: ASBC Surf. Supervisão técnica: Fecasurf.

Exit mobile version