Paulista Universitário

Estudantes duelam em Ubatuba

Cartaz do Circuito Paulista Universitário

Cartaz do Circuito Paulista Universitário. Foto: Reprodução.

A 11a edição do Circuito Paulista Universitário de Surf vai honrar o compromisso que os surfistas têm com a preservação do meio ambiente: toda a emissão de gases de efeito estufa decorrente da realização do evento, que começa neste final de semana em Itamambuca, Ubatuba, será compensada.

O selo Carbon Free, que atesta a responsabilidade ambiental do circuito, é emitido pela ONG Iniciativa Verde, parceira do Ibrasurf.

 

Serão plantadas 137 mudas nativas da Mata Atlântica para neutralizar 21,60 toneladas de CO2 produzidas pelo campeonato.

“Embora existam outros gases responsáveis pelo efeito estufa, como o metano por exemplo, o CO2 é o mais comum. A ONG Iniciativa Verde estuda todo o projeto e calcula o quanto de gás será produzido. Depois, será plantado em áreas degradadas o número exato de árvores que, durante seu crescimento, neutralizarão os gases emitidos”, explica Tina, coordenadora de projetos institucionais do Ibrasurf.

Ao final desse processo, a Iniciativa Verde emite o selo Carbon Free, que atesta publicamente que o evento foi devidamente neutralizado. “Com isso, evitamos que nosso circuito afete negativamente o meio ambiente e contribuímos para um planeta mais saudável e equilibrado”, completa Tina.

As ações ambientais do Paulista Universitário de Surf não param por aí. Durante esta primeira etapa, será organizado um mutirão de limpeza com a galera presente na praia para recolher o lixo produzido no final de semana.

“Este lixo ficará exposto na área do evento para que as pessoas que passarem por ali possam ver a quantidade e o tipo de material encontrado nas areias. Teremos também placas informativas sobre o tempo de degradação de cada material na natureza, e seus riscos para a vida no oceano, e tudo será coletado e separado para reciclagem”, afirma Tina.

Já na segunda etapa, as candidatas do concurso Miss Universitária mostrarão que são exemplo de beleza e atitude ambiental. As garotas vão desfilar pela praia pedindo votos, distribuindo sacolinhas de lixo e incentivando a galera a contribuir com a natureza.

Completando a responsabilidade ambiental do circuito, as camisetas distribuídas no evento são de tecido feito através da reutilização de garrafas pet recicladas.

A primeira etapa do Circuito Paulista Universitário de Surf acontece nos dias 26 e 27 de setembro na praia de Itamambuca, em Ubatuba. A decisão da temporada será nos dias 28 e 29 de novembro, em Camburi, São Sebastião.

As inscrições estão sendo feitas na sede da Associação Paulista de Surf Universitário (APSU), na Avenida Sabiá, 388 – Moema. Para efetuar o inscrição, é necessário enviar um atestado de matrícula, comprovante de residência nominal e RG pelo e-mail surfuniversitário@ibrasurf.com.br ou pelo fax (11) 5052-5011.

O 11º Circuito Paulista Universitário de Surf é uma realização do Ibrasurf, APSU e do Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo. Patrocínio da Star Point e Wiiliam Woo e apoio da Federação Paulista de Surf, Prefeitura de Ubatuba, Associação Ubatuba de Surf, Liga Esportiva Universitária Paulista, Reaction Surfboards, BHS, Australia GO e Surfista Doador. Divulgação: Fluir, Waves e Band Sports.

Exit mobile version