Hang Loose Surf Attack

Etapa aponta campeões

0

Três ícones da nova geração do surf brasileiro confirmaram o favoritismo e comemoraram títulos do Hang Loose Surf Attack nesta sexta-feira (14), na praia de Itamambuca, em Ubatuba, no encerramento da 3ª etapa do Circuito. Kauê Germano, de São Sebastião, na Estreante (até 12 anos), o catarinense Mateus Herdy, na Iniciante (Sub 14) e o carioca Rafael Castro, na Petit (10 anos para baixo) venceram e não podem mais ser alcançados.

A etapa também teve como vitoriosos Vitor Mendes, do Guarujá, na Junior (no máximo 18 anos) e Wesley Dantas, de Ubatuba, na Mirim (limite de 16 anos). Nessas duas disputas, Samuel Pupo foi finalista e chega para a decisão como líder, dando passos importantes para uma possível dobradinha. Por equipes, São Sebastião também confirmou o favoritismo e venceu pela terceira vez seguida, com Guarujá em segundo e Ubatuba em terceiro.

A competição foi adiada em outubro, na Praia da Baleia, em São Sebastião, e agora os atletas voltam ao mar nestes sábado e domingo para a grande final do campeonato, na mesma Itamambuca. As disputas têm início às 8 horas e mais uma vez, com transmissão ao vivo pela internet, para quem não puder comparecer, pelo link hangloose.com.br/surfattack2014/.

As atenções estarão voltadas para os mais velhos, na Mirim e Junior, na briga pelos títulos. Na Petit e Iniciantes, como os novos campeões são de outros estados, segue a batalha para saber quais serão os campeões estaduais, garantindo muita emoção nos dois últimos dias de disputas do mais tradicional circuito estadual das categorias de base, realizado desde 1988 e responsável pela revelação e formação de talentos como Adriano de Souza, Gabriel Medina, atual líder do Circuito Mundial Profissional, Filipe Toledo, Miguel Pupo, todos no WCT.

Nesta sexta-feira, a etapa contou com grandes disputas. A primeira final no mar foi a Iniciante. Kauê Germano saiu na frente, mas logo Mateus Herdy, vitorioso nas duas etapas anteriores, assumiu a ponta, com um 7,25. Lucas Vicente terminou em segundo garantindo uma dobradinha catarinense no pódio. Na Petit, mais uma vitória de outro estado. Assim como Mateus, Rafael Castro chegou com 100% de aproveitamento e manteve a hegemonia, com notas 6 e 7, sendo bem superior aos adversários, deixando outro catarinense, Yan Sondhal, em segundo lugar.

Na Mirim, Vagner Sena, de Bertioga, liderou logo no início, mas depois houve o domínio de Wesley Dantas, irmão mais novo de Wiggolly Dantas, outra grande “cria” do Hang Loose Surf Attack e que disputará o WCT em 2015. Conhecedor do pico, ele garantiu ótimas notas, um 7,5 e um 7,15 para vencer. Seu grande rival na atualidade, Samuel Pupo terminou em segundo lugar.

Shows Depois, na iniciante, Kauê Germano voltou para o mar e, desta vez, garantiu um show de manobras, primeiro levando uma nota 8,25 e para fechar um 8,75 com manobras bem encaixadas numa esquerda, não deixando dúvidas de seu título, com 17 pontos de 20 possíveis. O talento local, Daniel Adisaka terminou em segundo, barrando dois rivais diretos de Kauê, Eduardo Motta, de Guarujá, finalista em todas as etapas, e Daniel Templar, do Rio de Janeiro.

Na última bateria do evento, um espetáculo nas ondas. Vitor Mendes, de Guarujá, abriu com uma nota 7 e depois defendeu a liderança por duas vezes, dando o troco na sequência, em cima de Samuel Pupo, em sua segunda final do dia, e depois sobre Renan Pulga, também de São Sebastião. Na primeira tentativa, Samuca tirou um 6,40, foi para primeiro e Vitor em seguida tirou um 6,65. No finalzinho, Renan garantiu um 7,5 e Vitor um 7,8, com o placar final ficando 14,8 contra 14,15.

Vale lembrar que Vitor e Samuca também têm irmãos revelados no Hang Loose Surf Attack e que brilham no Circuito Mundial. Miguel Pupo é hoje top 16 do WCT, enquanto que Jessé Mendes ocupa o 12º lugar no WQS, muito próximo de conquistar vaga para a elite mundial em 2015.

Além das disputas nas ondas, o Hang Loose Surf Attack promove várias atividades de lazer e culturais para a garotada, como gincanas ecológicas, desenhos, e brincadeiras como pebolim e ping pong nas tendas montadas ao lado do palanque. Há, ainda, distribuição de frutas e de Amazoo Açaí.

O Hang Loose Surf Attack tem os patrocínios de Overboard, Hot Water, Super Tubes, Sthill e Surftrip. Copatrocínios de Rhyno Foam, Reef, Amazoo Açaí e CT Wax. Divulgação: Revista Fluir. Apoios das prefeituras de Santos, Guarujá, São Sebastião e Ubatuba, Associação Santista de Surf, Associação de Surf de Guarujá, Associação de Surf de São Sebastião, Associação Ubatuba de Surf, Governo do Estado de São Paulo, com organização da Federação Paulista de Surf.

Resultados da terceira etapa

Junior

1 Vitor Mendes (Guarujá)
2 Renan Pulga (São Sebastião)
3 Samuel Pupo (São Sebastião)
4 Edgard Groggia (Guarujá)

Mirim

1 Wesley Dantas (Ubatuba)
2 Samuel Pupo (São Sebastião)
3 Vagner Sena (Bertioga)
4 Giovani Pontes (Guarujá)

Iniciante

1 Mateus Herdy (SC)
2 Lucas Vicente (SC)
3 Kauê Germano (São Sebastião)
4 Eduardo Motta (Guarujá)

Estreante

1 Kauê Germano (São Sebastião)
2 Daniel Adisaka (Ubatuba)
3 Eduardo Motta (Guarujá)
4 Daniel Templar (RJ)

Petit

1 Rafael Castro (RJ)
2 Yan Sondhal (SC)
3 Caio Costa (São Sebastião)
4 Lúcio Rosário (Ubatuba)

Cidades

1 São Sebastião
2 Guarujá
3 Ubatuba
4 Praia Grande

Ranking após 3 etapas

Junior

1 Samuel Pupo (São Sebastião) – 2.276
1 Wesley Dantas (Ubatuba) – 2.185
3 Gabriel André (Guarujá) – 1.986
4 Edgard Groggia (Guarujá) – 1.916

Mirim

1 Samuel Pupo (São Sebastião) – 2.330
2 Wesley Dantas (Ubatuba) – 2.086
3 Renan Pulga (São Sebastião) – 1.860
4 Gabriel Medeiros (Ubatuba) – 1.617

Iniciante

1 Mateus Herdy (SC) – 3.000 pontos – CAMPEÃO POR ANTECIPAÇÃO
2 Kauê Germano (São Sebastião) – 2.241
3 Pedro Dib (São Sebastião) – 2.050
4 Eduardo Motta (Guarujá) – 1.911

Estreante

1 Kauê Germano (São Sebastião) – 2.900 – CAMPEÃO POR ANTECIPAÇÃO
2 Eduardo Motta (Guarujá) – 2.439
3 Daniel Templar (RJ) – 2.385
4 Daniel Adisaka (Ubatuba) – 2.285

Petit

1 Rafael Castro (RJ) – 3.000 – CAMPEÃO POR ANTECIPAÇÃO
2 Yuri Beltrão (Santos) – 2.456
3 Lúcio Rosário (Ubatuba) – 2.195
4 Kaique Carvalho (Praia Grande) – 2.122

Cidades

1 São Sebastião – 3.000 – CAMPEÃ POR ANTECIPAÇÃO
2 Guarujá – 2.610
3 Ubatuba -2.520
4 Praia Grande – 1.989

FONTE: Federação Paulista de Surf