Os surfistas locais serão maioria na terceira e decisiva etapa do Maresia Paulista de Surf Profissional 2007, que rola neste final de semana (1 e 2/12) na praia de Pitangueiras, Guarujá (SP).
Dos 88 inscritos até o momento, 18 moram na cidade, que tem grande ligação com o esporte e, recentemente, ganhou um ?presente? da prefeitura, com a iluminação para o surf noturno junto ao Canto do Maluf, na mesma Pitangueiras.
Em outra praia famosa para a modalidade, o Tombo, há o palanque fixo Paulo Tendas, construído pela administração municipal.
?O surf no Guarujá é sempre destaque. A cidade abriga muitos campeonatos e todos são bem recebidos. Temos muitos nomes de destaque. Hoje o principal é o Adriano Mineirinho, que está no WCT, e uma nova geração está vindo forte, prometendo aparecer bem?, diz Ricardo Simonian, o Rolley, presidente da Associação de Surf de Guarujá.
Na lista dos inscritos para esta etapa final, os surfistas de Ubatuba (SP) aparecem em segundo lugar, com 13 atletas, seguidos pelos de Praia Grande, com oito, São Vicente e São Sebastião, com sete, e Santos, com seis. Já entre os atletas de outros estados, Ceará tem a maior participação, com cinco competidores.
O evento, que distribuirá R$ 15 mil em premiação, sendo R$ 4 mil ao vencedor, tem início previsto às 8 horas de sábado. A atração principal fica para a disputa pelo título estadual.
O ubatubense Renato Galvão é o líder isolado, com 1.610 pontos, e garante o bicampeonato, sem depender dos rivais, com um terceiro lugar.
Quem está mais próximo é o também ubatubense Saulo Júnior, com 1.280.
Com 20 pontos a menos aparece Ricardo Ferreira, de Praia Grande, e na seqüência estão o santista Giovani Ferrante, com 1.050, e outro ubatubense, Edgley Santos, com 1.030.
Em paralelo ao título paulista, há a disputa pela vaga no Brasileiro Profissional em 2008, oferecida ao melhor do estado que não figure na elite nacional.
Além das disputas no mar, a competição contará com uma ação ambiental, em parceria com a ONG SOS Praias Brasil.
?Faremos a gestão ambiental do evento, com a instalação de lixeiras e cinzeiros na área do campeonato, a distribuição de sacolinhas oxi-biodegradáveis, o trabalho de conscientização com os fumantes, usando fantasias e distribuindo cinzeiros ecológicos portáteis?, afirma Marcelo Marinello, criador da ONG.
?Também teremos atividades de educação ambiental com as crianças e faremos uma distribuição de sementes para replantio?, acrescenta. As ações fazem parte do novo projeto da Maresia, o ?Eco Riders?, iniciando o chamado ?green marketing?, visando a defesa do meio ambiente.
O Maresia Paulista de Surf Profissional conta com patrocínio: Maresia. Apoio: Tropical Island, High Point, Surftrip, Tent Beach, Sun Rocha e Logiquest. Colaboração: Abrasp, Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, Governo do Estado de SP, Prefeitura Municipal e Associação de Surf do Guarujá. Realização: Federação Paulista de Surf.