A segunda etapa do Circuito Tent Beach Local Motion SP Contest 09 formou a equipe da Zona Norte que defende a região no Confronto Final, nos dias 24 e 25 de outubro, na praia de Itamambuca, em Ubatuba.
Clique aqui para ver o vídeo
Na Open ZN estão classificados Eduardo Maia, Danilo Rebello, Victor Lage, Raoni Del Pérsio, Fabrizio Parra, Marcio Aparecido, Felipe Cavalcante e Renato Fukace. No Longboard ZN o time foi composto por Danilo Silva, Michel Asfo, Alexandre Ramires e Carlos Cardilho. Na Master ZN estão Fábio Amicci, Alexandre Ramires, Antonio Carlos (Tão) e Marçal Ricardo.
Nesta categoria, Fábio Amicci estreou com o pé direito. Aos 35 anos completados em 2008, ele competiu pela primeira vez e não se arrependeu. “Vim participar dessa festa que o Dadá e toda a equipe proporcionam pra gente. É muito bacana encontrar os amigos e passar dois dias com eles na praia, já que, fora da competição, cada um vai para um lado surfar”, comemorou o morador do bairro Jaçanã.
Designer gráfico e fotógrafo, Amicci defendeu que a competição vai além dos títulos. “A intenção do campeonato não é chegar em primeiro lugar e sim confraternizar com quem está na praia. Pelo menos é isso que eu sinto. E como não sou um cara de competição, que fica adrenado, tanto é que eu não tenho nenhum preparo para isso, vejo que o maior prazer é ficar no outside e ter a oportunidade de surfar por 15 minutos só com os amigos”.
Quem também estreou na categoria foi Alexandre Ramires e o motivo foi outro. Aos 37 anos, perto de festejar seus 38, em junho, ele decidiu correr além do pranchão. “Achava que não conseguia surfar mais de pranchinha e estar com a molecada é uma vitamina para o meu surf”, relatou o vice-campeão Master ZN, que por pouco não tirou o titulo das mãos do Amicci. Ramires ainda participou na Open ZN ficando na 16ª posição e promete mais. “Vou correr em todas as categorias que der até o final do ano”.
No Longboard, ele ficou na terceira colocação. Quem venceu foi Danilo Silva, do Parque dos Chaves, que comemorou o bicampeonato. “Hoje, as ondas não estavam vindo constante, mas entrei em sintonia com o mar e Baguary me presenteou com umas ondinhas boas para vencer mais uma etapa”, disse o campeão que fez a maior somatória de todo o evento (16 pontos) resultado de duas notas 8. “Estou treinando bastante e aqui é o meu quintal de casa, minha academia de treino de surf”.
Quem também defendeu o título de 2008 foi Eduardo Maia, que por pouco não ficou de fora da final da Open. Na última bateria da terceira fase, que abriu as provas de domingo, ele estava em terceiro e faltando poucos minutos, encontrou a onda salvadora para marcar a maior nota do campeonato (8,5) e passar em primeiro. Na final, ele não perdeu a oportunidade na primeira onda e arrancou dos juízes uma nota de 7,5, vantagem que segurou até o término da bateria. “Vou comemorar com minha família em São Paulo, comer uma pizza com eles, abraçá-los, estou muito feliz”.
Já na divisão de acesso, o SP Trails, que reuniu surfistas das demais regiões da Grande São Paulo, menos da Zona Norte, a briga ficou por conta da turma da Zona Oeste e somente um da Zona Sul. A disputa final da categoria SP Trials Long foi toda ZO e quem se deu bem foi Marcelo Melo, que também estava em “casa”. “É um prazer correr no quintal de casa, foi aqui que aprendi a pegar onda e comecei nos campeonatos”, recordou o morador de Pinheiros.
E a vitória foi muito comemorada, já que ele estava afastado das ondas. “Não corri a primeira do Trials porque me machuquei em uma competição de jiu-jitsu, na Califórnia. Tomei uma chave e estourou meu tornozelo, por pouco meus ligamentos não romperam. Fiquei um mês sem pegar onda, voltei na semana passada. Ainda estou melhorando da contusão, fazendo fisioterapia, ainda dói”.
Na SP Trials Open, a final foi de pouquíssimas ondas, talvez, a bateria que o mar pouco reagiu. Das que apareceram, Pedro Regatieri, bicampeão do SP Contest, soube aproveitá-las muito bem. Começando com uma nota 5 e outra na sequência de 5,25, ele alcançou seu objetivo. “Vi que o mar estava abaixando, então troquei de prancha e peguei minha merrequeira. Não fiz uma semi boa, mas passei com interferência. Na final, acreditei em todas as ondas e consegui vencer. Estou muito contente, missão comprida”.
Outro que saiu satisfeito da praia foi Alexandre Miranda, atual campeão do SP Trials Open e vice no SP Trials Long. Ele competiu nas duas categorias e foi vice, assumindo a liderança do ranking tanto da Open como da Long. A próxima etapa será realizada no Píer de Mongaguá, litoral sul de São Paulo, nos dias 27 e 28 de junho. A seletiva será destinada para a Zona Leste. Informações com Eduardo Nascimento pelo telefone: (11) 7837-6983. E-mail: [email protected]
O Circuito Tent Beach Local Motion SP Contest 09 conta com o patrocínio da Tent Beach e da Local Motion. Apoio: BHS, Glasser Future Surfboards, Surf Team, Granolas Cróqui, Própainel, Gardel, Deputado Federal William Woo, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Esporte, Lazer e Turismo. Divulgação: Waves.Terra. Organização: Event Tools Promoções e Eventos Ltda. Realização: Associação de Surf da Grande São Paulo e Federação Paulista de Surf. Para esta etapa o evento teve o apoio da Prefeitura de Ubatuba e da Associação Ubatuba de Surf.
Resultados da segunda etapa do Tent Beach Local Motion SP Contest 09
Open Zona Norte
1 Eduardo Maia
2 Danilo Rebello
3 Victor Lage
4 Raoni Del Pérsio
Longboard Zona Norte
1 Danilo Silva
2 Michel Asfo
3 Alexandre Ramires
4 Carlos Cardilho
Master Zona Norte
1 Fábio Amicci
2 Alexandre Ramires
3 Tão da Glasser
4 Marçal Ricardo
SP Trials Open
1 Pedro Regatieri – Zona Oeste
2 Alexandre Miranda – Zona Oeste
3 Murilo Bastos – Zona Oeste
4 Pedro Oliveira – Zona Sul
SP Trials Longboard
1 Marcelo Melo – Zona Oeste
2 Alexandre Miranda – Zona Oeste
3 Fabio Chati – Zona Oeste
4 Marcelo Lima – Zona Oeste