ASP South America

Etapas latinas invadem o tour

Andy Irons, ASP World Tour 2007, Arica, Chile

Andy Irons foi o vencedor da etapa do World Tour em 2007 no Chile. Foto: Pierre Tostee / ASP Images.

Depois de encerrar uma lacuna de 10 anos sem etapas do WQS no Peru, a ASP South America agora apresenta mais duas estréias em praias com potencial de grandes ondas.

 

A primeira é El Gringo no Chile, que encantou a elite há dois anos atrás na etapa do ASP World Tour e será o palco do Rusty Arica Pro Challenge, desta terça-feira (2/6) a domingo (7/6), no Norte do país que só havia sediado uma etapa em Iquique em 1993, segundo ano da história do WQS.

 

A outra é Itaúna, conhecida como Maracanã do surfe brasileiro pela potência das suas ondas. A Rip Curl apresenta o Coca-Cola Saquarema Pro entre os dias 14 e 19 de julho na ?Cidade do Surf? da Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

 

Como no Chile, em Saquarema também só rolou uma etapa do WQS em 1997, quase toda na praia da Vila e não na Itaúna dos Festivais de Surf da década de 70 que marcaram o início das competições no Brasil.

 

?Este ano de 2009 começou bastante enevoado em meio ao reflexo da crise mundial, mas o quadro geral já está mudando com a perspectiva de condições mais favoráveis para a economia e para o mercado neste segundo semestre?, analisa Roberto Perdigão, diretor do escritório regional da ASP na América do Sul, ASP South America.

 

?Novos eventos foram licenciados este ano e, para alegria dos surfistas, em locais de ondas excelentes, San Bartolo no Peru, Arica no Chile e Saquarema no Brasil, lugares que todos os surfistas sonham em surfar e agora têm etapas do WQS para competir”, complementa Perdigão.

 

A novidade da ASP South America no calendário brasileiro do WQS 2009, foi marcada na semana seguinte de outra etapa com nível 6 estrelas de US$ 145 mil e 2.500 pontos. O Maresia Surf International saiu de Itajaí para voltar para a praia Mole de Florianópolis, além de acompanhar a transferência de data da etapa brasileira do ASP World Tour. O motivo é o mesmo, ou seja, mudar para a época mais propícia para a entrada de grandes ondas no Sul do país.

 

O Hang Loose Santa Catarina Pro agora é a quarta etapa da temporada e seu novo prazo começa no dia 27 de junho e vai até 5 de julho na praia da Vila, em Imbituba. No dia 7 já será iniciado o Maresia Surf International na Praia Mole, prosseguindo até o domingo, 12 de julho, na Ilha de Santa Catarina.

 

Mais duas provas com nível máximo 6 estrelas estão agendadas para decidir o título sul-americano profissional do ASP South America Surf Series 2009, o Oakley apresenta Rio Surf Pro International na praia do Arpoador, Rio de Janeiro, e o Onbongo Pro Surfing na praia de Itamambuca, que vai fechar a ?perna brasileira de fim-de-ano? do WQS em Ubatuba, litoral Norte de São Paulo.

 

Um dos fundadores da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) em 1986, Roberto Perdigão sempre esteve envolvido com o desenvolvimento do esporte, vivenciou todos os processos de crescimento, trabalhou em várias funções desde as categorias de base até a consolidação do profissionalismo no Brasil e atualmente é o responsável pela organização das etapas da ASP na América do Sul.

 

A meta agora é levar a experiência para outros países. ?Nosso continente pode ser considerado novo dentro do contexto do surfe mundial. Mas, a costa do Pacífico tem ondas preciosas de Norte a Sul, como em várias praias do Chile, Peru e Equador, que precisam ser mais exploradas?, destaca Perdigão.

 

?Acredito que em poucos anos a América do Sul, a exemplo do que aconteceu no Brasil cerca de 15 anos atrás, estará ganhando força e respeito dentro do cenário internacional exatamente pela qualidade das ondas. A indústria do surfe, que no Brasil é extremamente profissional e poderosa, só tem a ganhar com a multiplicação de eventos da ASP pela América do Sul. A abertura dos mercados vizinhos aos produtos brasileiros é apenas uma questão de tempo e da consolidação do esporte nessa região de traços culturais tão distintos, mas com potencial de crescimento enorme?, explica Perdigão.

 

Ele também fala sobre a expectativa da volta do Chile ao WQS. ?Estamos bastante entusiasmados com a realização do Rusty Arica Pro Challenge. El Gringo é considerada uma das ondas mais perigosas do planeta e já foi palco de uma etapa do Rip Curl The Search dois anos atrás, vencida pelo havaiano Andy Irons. Agora, como etapa do WQS, tem muito a agregar a carreira dos surfistas latino-americanos. Eles poderão competir e treinar em condições de surfe tão especiais e extremas, graças a determinação e ao trabalho da Associação de Surf de Arica, através do Sr. Guillermo Satt Boero em conjunto com a Prefeitura de Arica. Esta primeira semente foi plantada e a intenção da ASP South America é trabalhar com afinco para elevar este evento ao seu status máximo de 6 estrelas Prime num curto espaço de tempo?, finaliza Perdigão.

 

Calendário das próximas etapas do ASP South America Surf Series 2009

 

Jun 02-07 ? Rusty Arica Pro Challenge ? WQS 3 estrelas em El Gringo, Arica, Chile

Jun 27-05 Jul ? Hang Loose Santa Catarina Pro ? 4ª etapa do ASP World Tour na praia da Vila, Imbituba (SC)

Jul 07-12 ? Maresia Surf International ? WQS 6 estrelas na praia Mole, Florianópolis (SC)

Jul 14-19 ? Rip Curl apresenta Coca-Cola Saquarema Pro ? WQS 6 estrelas, Itaúna, Saquarema (RJ)

Out 01-04 ? a confirmar: Gatorade Surf Classic ? WQS 4 estrelas na Prainha de São Francisco do Sul (SC)

Out 05-11 ? Oakley apresenta Rio Surf Pro International ? WQS 6 estrelas na Praia do Arpoador, Rio de Janeiro (RJ)

 

Exit mobile version