Neste último domingo (1/3), aconteceu na praia do Moçambique, norte da ilha de Florianópolis (SC), a 1ª etapa do Circuito Moçambique Surf 2015, em um dia de muito sol e boas ondas, com o público lotando as areias do Moçamba.
Foram 66 atletas inscritos, incluindo uma participação internacional, a presença do australiano Kanan Clark-Jones, filho do lendário e ex-integrante do WCT Ross Clark-Jones. O evento começou com a categoria Interna, iniciando os trabalhos num ritmo muito forte e com o bicho pegando no outside. Atletas como Fabiano Lopes, Barton Nathan, Pyettro Maia e Rafael Simões mostraram que conhecem bem o pico e foram batendo seus adversários um a um até as baterias finais. Na grande final, o atleta Fabiano Lopes encontro as melhores e ficou com a primeira colocação, levando a prancha da Tractor Surf Boards.
A galerinha da nova geração, sempre mostrando um surf muito progressivo, encantou todos na beira da praia com suas manobras aéreas. O atleta Wallace Vasco ficou bem à vontade e mostrou um surf muito solto, em uma bateria bem acirrada contra cearense Ivan Santos. Com um surf mais pesado e achando as melhores ondas na bateria, quem se deu melhor foi o cearense, sagrando-se campeão da categoria Junior.
Mostrando aquele surf power, a galera da velha guarda continua incomodando na vala. Com um surf plástico e moderno, Marcio Leal, atleta do norte do estado que já fez várias finais na praia do Moçambique, foi passando bateria por bateria para chegar à grande final. O embate foi contra Adriano Lemos, local da praia do Santinho. Por um momento, Marcio dominou a bateria final, mas Adriano pegou duas boas ondas, aplicando fortes manobras, somando 12.45 pontos em 20 possíveis. Com este feito, o atleta sagrou-se o grande campeão da categoria Master e levou o caneco da etapa.
A categoria Open, a mais disputada, teve um time casca-grossa na final. Nomes como Ivan Santos, finalista da categoria Junior, e Marcio Leal, finalista da categoria Master, dividiram as atenções com Antonio Eudes e Ronaldo Silveira, levantando o público que estava na praia com um show de surf.
Ronaldo Silveira impôs um ritmo muito forte logo no começo da bateria, pegando boas ondas e aplicando boas manobras, mas o cearense Antonio Eudes, da praia do Titanzinho, celeiro de grandes nomes do surf, mostrou que conhece muito bem as ondas da praia do Moçambique, onde mora atualmente. Eudes pegou duas ótimas ondas e virou a bateria em cima de Ronaldo, somando 13.15 pontos dos 20 possíveis, tornando-se o grande campeão da 1ª etapa e largando na frente do ranking, somando 1.000 pontos no circuito Moçambique Surf 2015, valendo uma passagem internacional para o Peru ao final do circuito.
Ao final do dia, a galera do surf progressivo fez a beira da praia tremer com a Expression Session Electric. O grande campeão foi o atleta Tiago Bruno, seguido por José Muniz. Os dois levaram óculos irados da Electric.
O evento também contou atividades paralelas para divertir e entreter o público presente. Houve distribuição de brindes, como a bolsa ecologicamente correta, exclusiva do campeonato, camisetas, bebidas energéticas e barrinhas de cereal. A galera radicalizou no Slack Line Shore e ao final da competição rolou show com o nosso amigo Marzo Couto para encerrar o evento com chave de ouro.
Resultados
Categoria Interna
1 Fabiano Lopes
2 Barton Nathan
3 Rafael Simoes
4 Pyetro Maia
Junior
1 Ivan Santos
2 Wallace Vasco
3 Emanuel Inacio
4 Joao Godoy
Master
1 Adriano Lemos
2 Marcio Leal
3 Jorge Correia
4 Rodrigo Viudes
Open
1 Antonio Eudes
2 Ronaldo Silveira
3 Marcio Leal
4 Ivan Santos
Ranking da Open
1 Antonio Eudes 1000
2 Ronaldo Silveira 900
3 Marcio Leal 810
4 Ivan Santos 729
5 Felipe Kita Martins 656
5 Jorge Correia 656
7 Fabiano Lopes 531
7 Ricardo Tavares 531
7 Toco Duarte 531
10 Murilo Cesar 387
10 Derek Andrade 387
10 Bruno Passos 387