O videomaker português Carlos Muriongo possui uma grande relação com o Brasil. Além de ser casado há cinco anos com a brasileira Rosangela Silva, ele morou por mais de duas décadas na cidade de Fortaleza (CE).
Clique aqui para ver as fotos
Por dentro de tudo o que rola no Velho Continente, neste mês ele presenciou a vitória de Gabriel Medina nas etapas da divisão de acesso em Lacanau e Zarautz, além da vitória no World Tour da França.
Já na última semana, ele esteve no Rip Curl Pro e viu de perto a heróica conquista de Adriano de Souza em Supertubos, Portugal.
“Sou fã do surf brasileiro desde a época de Victor Ribas, Neco Padaratz, Bernardo Pigmeu e outros que tiveram vitórias em etapas do antigo WQS aqui na Europa”, conta o videomaker.
Além de hospedar alguns atletas do país na sua própria casa em Lisboa durante a perna européia, Carlos também filma e fotografa sessions de free surf nos melhores picos de Portugal, França, Espanha e Inglaterra.
“A Europa tem muitos picos, mas a melhor costa para o surf é a portuguesa. Pela sua variedade de ondas e qualidade do swell. Mundaka e Hossegor, no País Basco, são incríveis, mas difíceis de quebrarem em condições perfeitas”, afirma.
Sua onda preferida em Portugal se chama Carcavelos, um beach break localizado na entrada do rio Tejo, Lisboa, onde no inverno rola uma onda muito tubular. Neste mesmo local Alejo Muniz venceu uma etapa do WQS em 2009.
Ainda em 2009, ele passou o maior perrengue na profissão. Depois de uma filmagem de skate em Barcelona, Espanha, ele seguiu com a família para Cassis, França, e teve o carro furtado com quase todo o equipamento. O prejuízo foi grande, cerca de R$ 25 mil.
“Fui fazer algumas fotos de dentro da água e deixei o resto do equipamento no carro. Perdi tudo, câmeras, lentes. Foi o pior momento da minha vida”, lembra.
Mas o prejuízo foi recuperado e Muriongo voltou em grande estilo. Na última semana, ele esteve em Supertubos e comemorou muito a vitória de Adriano de Souza em Portugal.
No vídeo acima, o videomaker retrata para o Waves o que melhor aconteceu durante os três dias de campeonato.
Para saber mais sobre o seu trabalho, acesse o canal no Facebook Muriongo Films.
Foto de capa Carlos Muriongo
Leia mais