Surf na Pororoca

Evento rola no Pará

Evento tentará quebrar o recorde de maior número de pessoas surfando uma pororoca simultaneamente.

640x427
Evento tentará quebrar o recorde de maior número de pessoas surfando uma pororoca simultaneamente. Foto: Divulgação
 

Começa nesta quinta-feira, 19 de março, em São Domingos do Capim (PA), o XVII Surf na Pororoca, evento mais tradicional do calendário brasileiro do surf nas ondas de maré.

Como acontece todos os anos, são esperadas mais 30 mil pessoas durante os quatro dias da festa que movimenta a rotina da pacata e bucólica cidade paraense e anualmente a transforma na capital nacional da pororoca.

E para celebrar o aniversário de 17 anos dessa festa, a Associação Brasileira de Surf na Pororoca (ABRASPO), em parceria com o Governo do Estado, através da SEEL e Prefeitura de São Domingos do Capim, está preparando uma operação que vai colocar de vez São Domingos do Capim no mapa do surf mundial com o estabelecimento do recorde de maior número de pessoas surfando uma pororoca simultaneamente.

Até agora nada menos que 160 surfistas confirmaram presença no evento. A grande maioria dos participantes será formada por surfistas locais de São Domingos e também vindos de Belém e das dezenas de praias paraenses, como Salinas, Mosquero, Algodoal, Marudá, Marapanim, Ajuruteua, Castanhal, Capanema, entre outras.

Contudo, o evento contará também com a participação especial de grandes estrelas do surf brasileiro, dentre eles os cearenses Adilton Mariano, 7x Campeão Brasileiro de Surf na Pororoca, Marcelo Bibita, primeiro recordista de permanência na pororoca, Pablo Paulino, Bi-Campeão Mundial Pro-Junior pela extinta ASP, o paulista de Maresias Carlos Bahia, Sandro Buguelo, três vezes Campeão Brasileiro de Surf na Pororoca, e Ricardo Tatuí, o primeiro campeão de um evento oficial de pororoca no Brasil, que 12 anos após essa conquista histórica retorna a São Domingos do Capim para relembrar o início de toda essa vibrante história. E ainda teremos surfistas de países como Peru, França e Suíça abrilhantando o evento.

“Estabelecer esse recorde será um marco para o surf paraense e brasileiro, além de provar a força e organização do esporte no estado. Já tive a oportunidade de viajar pelo mundo para desbravar pororocas e participar de eventos parecidos com esse, mas afirmo sem sombra de dúvidas que São Domingos do Capim é o local que reúne o maior público orbitando em torno de um evento de surf, e o estabelecimento desse recorde, além de chamar a atenção do grande público para o surf em ondas de maré, vem para alçar o município de São Domingos à condição de Capital Mundial do Surf na Pororoca”, declarou Noélio Sobrinho, Presidente da ABRASPO.

DESAFIO SURF NOTURNO – A FESTA DOS SURFISTAS

Mas o estabelecimento do recorde não será a única atração do Festival. O Desafio Noturno de Surf na Pororoca promete esquentar a noite do sábado, 21/03, levando o espetáculo de luzes e cores das Pranchas de LED para iluminar a escuridão do rio Capim, adicionando uma dose extra de adrenalina à festa. E por falar em festa, após o Desafio Noturno, toda a comunidade do surf está convidada a participar da reggeira que será conduzida pelo vocalista da Banda Tribo de Jah, Fauzy Beydoum, e também contará com a participação de Aziel e Banda, DJ Rastamatic  e DJ’s de Música Eletrônica.  

Quem já foi a São Domingos do Capim e teve a oportunidade de participar do Festival da Pororoca sabe que depois do Carnaval, essa é a data mais esperada tanto pelos habitantes do município. Mas esse sucesso não é à toa. O Festival da Pororoca é marcado pelo ecletismo das bandas que contemplam desde o Gospel e o Reggae, passando pelo regionalismo do Carimbó, do Forró, do Tecnobrega e das maiores aparelhagens do Norte do país em quatro dias de muita diversão para todos os gostos.

O XVII Surf na Pororoca conta com o Patrocínio de Governo do Estado do Pará, através da SEEL e Prefeitura Municipal de São Domingos do Capim. Apoio: Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos, Prodepa e Sec. De Turismo do Pará. Realização: ABRASPO, Fepasurf e CBS.

Exit mobile version