Evento tem recorde de inscritos

0

Luana Coutinho estréia com todo gás na competição. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
Com mais de 130 surfistas inscritos, o Rip Curl Grom Search 2005 tem a segunda etapa neste final de semana (26 e 27/2) na praia de Geribá, em Búzios.

 

As categorias em disputa são: Grommets ou Infantil (até 10 anos), Iniciantes (no máximo 14), Mirim e Feminina (ambas com limite de 16 anos).

 

As baterias começam às 8h e seguem até às 17h30. No domingo, recomeçam às 7h, com as finais a partir das 14h30.

 

Logo em seguida será realizada a tradicional churrascada de confraternização para a entrega dos prêmios aos melhores da etapa.

 

A competição, que tem como objetivo revelar novos talentos da modalidade, apresenta uma proposta diferenciada, exaltando uma atmosfera positiva, que incentiva os competidores a encarar o surf como estilo de vida, resgatando o verdadeiro espírito do esporte.

 

A preservação ambiental, a diversão, a busca pela onda perfeita com os amigos, e o respeito pelo mar e pessoas, a chamada camaradagem, também fazem parte dos ideais do evento.

 

Realizado desde 2000 no Brasil e ganhando o formato de Circuito no ano passado, o Rip Curl Grom Search é oficializado pela Confederação Brasileira de Surf e garante aos campeões da Mirim e da Feminino um prêmio especial.

 

Os dois participarão do Mundial 2006, realizado pela Rip Curl na Austrália, ganhando as passagens aéreas e toda a logística, além de um mês de intercâmbio completo, com estadia e alimentação, naquele país, oferecido pela Study Way e Milton College.

 

Uma das grandes atrações será a categoria Feminina, reunindo as melhores atletas da nova geração, entre elas a estréia da paraibana Diana Cristina, a Tininha, de 14 anos e melhor brasileira no ISA World Júnior, no Tahiti, com a quinta colocação.

 

Além dessa conquista, a surfista chega credenciada com o vice-campeonato brasileiro Júnior e a terceira colocação Open. Quem também entra na briga pelo título é a atual campeã paulista, Luana Coutinho.

 

Ela ficou de fora da etapa inicial por estar com pneumonia, mas chega disposta à vitória. ?Esse é um campeonato muito bom e com uma excelente premiação. Sei que vai ser duro, mas estou animada?, comenta Luana, de 15 anos.

 

##

 

Fabrício Caraça lidera o ranking Mirim. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
As duas promessas enfrentarão rivais de alto nível como as paranaenses Nathalie Martins e Bruna Schmitz, que também defenderam o Brasil no Mundial Júnior no Tahiti.

 

Nathalie é a atual campeã brasileira Júnior e líder do Rip Curl, após a vitória na etapa inicial em Florianópolis. Bruninha aparece na vice-liderança e tenta o bicampeonato no Rip Curl Grom Search.

 

A lista conta, também, com a surfista local de Búzios, Gabriela Teixeira, vice no ano passado e campeã brasileira Júnior em 2003. ?Espero garantir a vitória em casa. A torcida vai ser importante?, afirma Gabriela.

 

Na disputa Mirim, o líder do ranking é o paulista Fabrício Caraça. Na etapa inicial, ele superou outros três surfistas de seu Estado. Wesley Moraes foi o vice, seguido de Leandro Santos e Tamae Bettero (irmão de Hizunomê Bettero, um dos surfistas mais jovens a ingressarem no Super Surf).

 

Entre os pequenos da Grommets, o paulista Sidney Guimarães, o Sidinho, saiu na frente, superando outros três competidores de seu Estado ? Gabriel Medina, Jessé Mendes e Lucas Santos. Jessé, vice-campeão ano passado e atual campeão estadual, é um dos grandes rivais.

 

Já na Iniciantes, a torcida de Búzios também promete fazer barulho, já que outro atleta revelado na cidade ? José Eduardo Fernandes, é o líder e pode até comemorar o título por antecipação. Entre os rivais, nomes fortes, como Miguel Pupo, campeão paulista e vice brasileiro na categoria, e Nathan Brandi, outro talento de São Paulo e campeão do Rip Curl Grom Search em 2004 na Grommets.

 

Wesley Moraes também está na briga direta. Na etapa inicial, ele chegou a duas finais, mostrando estar muito bem preparado. Os vencedores da etapa ganharão como prêmios relógios da maré Rip Curl, roupas de borracha, mochilas, DVDs, somando mais de R$ 10 mil em premiação nas quatro categorias.

 

Há, ainda, a 2Surf Best Trick, uma bateria especial realizada antes das finais, reunindo os oito atletas (dois por categoria, incluindo a feminina) que garantirem as melhores notas no final de semana. Quem tiver a maior pontuação ganha um óculos super tube Rip Curl e um DVD Freak Show de Jamie O?Brian.

 

Além da promessa de show de manobras nas ondas com os novos talentos do surf brasileiro, a etapa de Búzios terá um grande destaque nas areias. A atriz e surfista Fernanda Pontes, que interpreta Adriana na novela da Rede Globo ?Começar de Novo?, vai atuar como apresentadora no evento, prestigiando a Rip Curl, sua patrocinadora.

 

O Rip Curl Grom Search 2005 tem o apoio da Sul Nativo, Hot Water, 2Surf, Nivana, Study Way/ Milton College, Waves/Terra e Sky ? Artes Gráficas. A etapa de Búzios tem a colaboração da Prefeitura de Búzios, através da Secretaria Municipal de Esportes, Feserj e Associação de Surf de Búzios. Supervisão da Confederação Brasileira de Surf. Realização da Rip Curl.