Trabalhar como guia de surf durante seis meses nos melhores resorts ao norte de Mentawai, na Indonésia, é sem dúvida o trabalho dos sonhos da maioria dos surfistas, pois se trata da região com as ondas mais perfeitas do mundo. Recebe mais de 180 graus de direção de swells e, independente do vento, sempre tem alguma opção de onda perfeita quebrando entre os 26 picos disponíveis nessa área de Mentawai. Mas nem sempre o “mar está para peixe” e muita coisa pode acontecer.
Sem dúvida este ano de 2015 não entrou para a história dos melhores anos de surf na Indonésia. Ja se passaram quatro meses desde o início da alta temporada de surf por aqui, e até o momento o swell da “década” ou do “século” no fim de junho foi o que salvou.
Parece que o Oceano Índico está se recuperando da ressaca de swells que recebeu no ano passado e está segurando as “bombas” para os próximos quatro meses que ainda restam para finalizar a temporada de tubos de 2015.
O crowd
Os charters boats pararam de vir um pouco para a região norte de Mentawai, mas, por outro lado, muitos guests houses, surf camps e novos resorts estão se fixando entre Beng Beng e a baía de Ebay, na ilha de Nyang Nyang, além da pequena vila de Pey Pey, que agora também recebe novos negócios para a indústria hoteleira e de serviços.
O crowd poderia estar ainda pior se o dólar americano não estivesse tão alto, sem dúvida. Se todos os resorts e acomodações aqui instalados estivessem lotados, com a escassez de ondas dessa temporada, seria impossível surfar sem a presença do crowd.
Homenagem a Ricardinho
No dia 7 de junho de 2014, um swell no ângulo de 218 graus atingiu perfeitamente a bancada de Kandui, na região de Playgrounds, em Mentawai. Ricardinho dos Santos estava presente na água com mais uma mão cheia somente de outros surfistas profissionais que realmente tinham condições de surfar essa onda.
Exatamente um ano depois, no dia 7 de junho de 2015, o primeiro swell do ano em Kandui atingiu a perigosa bancada das esquerdas mais poderosas e perigosas de Mentawai. Um seleto grupo de amigos, entre eles Alexandre Ribas – proprietário do Resort Ulau Manua – preparou uma homenagem a Ricardinho, com orações, flores e 1 minuto de silêncio em respeito ao Kandui Master Ricardo dos Santos.
Flat geral
Falta de ondas na temporada 2015, pior temporada dos últimos 10 anos na Indonésia. Segundo vários donos de resorts e surfistas que visitam essas ilhas há mais de 15 anos, dizem que Iemanjá deve estar se recuperando da resssaca de swells que recebeu no ano passado. Outros culpam o fenômeno “El Niño”. Eu particularmente imagino que o melhor ainda está por vir e o famoso slogan “September Sessions” deve fazer jus ao nome.
No começo de maio, surfamos Rifles durante dois dias, no primeiro swell de Rifles do ano. Depois alguns dias com ondas de até 2 metros em Bankvaults, alguns dias de Hideaways, Nipussi e muito surf em Beng Beng, 4 Bobs, Good Times, Burguerworld, Mc Donalds, A frames e, por fim, o swell da “década” no fim de junho por três dias com ondas perfeitas de até 4 metros em Kandui, 3 metros em Hideaways e 2,5 metros em Ebay durante três dias seguidos. Outras ondas também estavam funcionando, mas essas apresentaram condições “world class wave”.
Swell do século salvou a temporada
Nos dias 27, 28 e 29 de junho, as ondas de Kandui receberam as melhores, maiores e mais perfeitas ondas já registradas na história do surf das ilhas Mentawai. Foram três dias de muita adrenalina, wipe outs, pranchas quebradas e show de tubos, com a presença de alguns dos melhores tube riders do mundo, os melhores fotógrafos e cinegrafistas de água, vento terral e pôr-do-sol típico da campanha da cerveja mexicana que em português seria algo assim: “Onde você gostaria de estar”.
Logo depois do swell, imagens dos três dias invadiram as redes sociais, websites, blogs e ainda fazem capas das principais revistas de surf ao redor do mundo com as imagens incríveis do chamado swell do século.
Assista ao vídeo abaixo somente com os brasileiros Paulo Moura, Jean da Silva, Franklin Serpa, Guto Amorim e Kailani Jabour, by FTR films.
Surfista perde a visão em acidente
Duas semanas antes do swell do século em Kandui, o australiano Andrew Bonbardiere sofreu um dos mais graves acidentes já visto no norte de Mentawai ao perder completamente a visão do olho esquerdo depois de um terrível wipe out nas rápidas e perigosas ondas de Kandui. No dia, havia um pouco de vento maral e as ondas estavam entre 1 e 1,5 metro na maré secando.
Andrew caiu dentro do tubo, se embolou com a prancha e teve o olho atingido pelo bico da sua prancha. Foi removido imediatamente para a Jakarta e logo em seguida para a Austrália. Alguns dias depois do acidente, foi revelado que o surfista havia perdido completamente a visão do olho esquerdo.
Mentawai fast ferry, uma nova realidade
Um novo meio de transporte, mais rápido e seguro, está disponível para os hóspedes dos resorts com destino ao norte e centro das ilhas Mentawai.
O serviço sai de Padang e transporta moradores e turistas para as ilhas de Siberut (norte e sul) e ainda Tua Pejat. O percurso demora 3:30 horas em média. A embarcação leva três motores de 700hp, com banheiros, serviço de alimentação, TV, som e experiente tripulação a bordo. Este é o segundo ano de atividade e está sendo um sucesso, pois as pequenas embarcações que forneciam o serviço sempre deixavam a desejar.
Mais informações de Mentawai, dicas de surf e lugar para se hospedar com gutoamorim@icloud.com.
Confira no vídeo abaixo um pouco das ações dos brasileiros.
CENTURY SWELL – TAKE 2 from FTR Films on Vimeo.