Exército brazuca sofre baixas em Margaret River

0

Damien Hobgood totalizou 18.00 pontos, maior pontuação do Salomon Masters 2005. Foto: Surfingaustralia/Robertson.
O Salomon Masters 2005 voltou a entrar em cena nesta sexta-feira, em ondas inconsistentes de meio metro e séries pouco maiores em Margaret River, Austrália.

 

Válida como a quarta etapa do WQS, a prova tem nível 6 estrelas e distribui um total de US$ 125 mil em prêmios.

 

O exército brasileiro não fez uma bela atuação nas 22 baterias da terceira rodada que foram realizadas nesta sexta-feira.

 

Dos 19 brazucas que entraram em ação, apenas oito avançaram. Os classificados são Bruno Santos, Adriano de Souza, Léo Neves, Pedro Henrique, Armando Daltro, Peterson Rosa, Neco Padaratz e Raoni Monteiro.

 

Ainda restam duas baterias para o término da terceira fase. Na penúltima, o potiguar Marcelo Nunes encara o sul-africano Travis Logie, o aussie Ryan Cambpell e o havaiano Tom Dosland.

 

Em seguida, o cearense Pablo Paulino mede forças com o norte-americano Benji Weatherley e os australianos Tom Whitaker e Ben Dunn.

 

Dobradinhas frustradas – O time verde-amarelo começou a terceira rodada com uma seqüência de quatro dobradinhas que foram por água abaixo.

 

A primeira tentativa frustrada aconteceu na terceira bateria do dia. Numa disputa com poucas ondas, o paraibano Fabinho Gouveia ficou em último lugar e viu o niteroiense Bruno Santos conquistar a segunda posição no duelo vencido pelo aussie Richard Lovett, com o norte-americano Darryl Goodrum ficando em terceiro e caindo junto com Fabinho.

 

Na seqüência, Adriano “Mineirinho” de Souza não teve trabalho para avançar atrás do australiano Trent Munro. Porém, o pernambucano Bernardo Pigmeu ficou de fora da prova.

 

“Mineirinho” abriu a bateria com notas 6.67 e 8.00, ficando tranqüilo até o fim da bateria. Pigmeu teve 5.60 em sua melhor nota e tentou a reação até os últimos instantes, mas não deu.

 

O pernambucano ainda cometeu uma interferência sobre o norte-americano Shea Lopez nos últimos segundos. Como Shea teve uma atuação apagada e não fez nem uma nota 4.00, Pigmeu permaneceu em terceiro na bateria.

 

O Brasil voltou a entrar em ação na sétima bateria. Se nas disputas seguintes um passava e outro dançava, desta vez a coisa foi pior. O potiguar Danilo Costa e o carioca Yuri Sodré não conseguiram passar pelo aussie Kieren Perrow, que dominou a bateria e venceu facilmente, e por Jonathan Gonzalez, local das Ilhas Canárias.  

 

No décimo confronto, o catarinense Neco Padaratz começou muito bem a sua defesa ao título do Salomon Masters. Com notas 8.00 e 7.60, o bicampeão do WQS detonou o havaiano Jesse Merle-Jones, classificado em segundo e precisando de 9.27 para vencer, o gaúcho Rodrigo Dornelles e o norte-americano Nathan Yeomans.

 

Dornelles era o dono da segunda vaga até os instantes finais, mas foi passado para trás por Merle-Jones, que precisava de 5.57 e arrancou 5.93 pontos dos juízes na última onda da bateria.

 

Confira galeria de fotos do Salomon Masters 2005

 

 

##

Franco-brasileiro Eric Rebiere mandou bem e está classificado para a quarta rodada. Foto: Surfingaustralia/Robertson.

O alagoano Marcondes Rocha se deu mal na 14a bateria e ficou quarto lugar na disputa dominada pelo sul-africano Greg Emslie, autor de 17.00 pontos, e pelo aussie Yadin Nicol, que fez 14.74.

 

O aussie Shaun Cansdell, com 11.84, ficou em terceiro, à frente de Marcondes, autor de 10.40.

 

A tão esperada dobradinha brasileira só veio na 15a bateria, porém acompanhada de mais uma baixa.

 

Os cariocas Leonardo Neves e Pedro Henrique seguiram juntos para a quarta rodada, eliminando o havaiano Jason Shibata e o paulista Renan Rocha, que não encontrou nenhuma onda de qualidade.

 

Marcelo Trekinho não teve a mesma felicidade que os conterrâneos Léo e Pedrinho. O atleta travou uma disputa acirrada contra três australianos na bateria seguinte e se deu mal nos últimos instantes.

 

Trekinho era o segundo, atrás de Jack Perry. Em terceiro estava Toby Martin, que precisava de 4.16 para avançar. A última tentativa de Martin foi premiada com 4.53 pontos e deixou o carioca fora do Salomon Masters 2005.

 

A bateria posterior também foi muito disputada e quem levou a melhor foi o paranaense Peterson Rosa, o “Bronco”. Porém, o time brasileiro perdeu o guarujaense Heitor Pereira, que vinha de boas apresentações na prova e surfou uma onda muito boa nesta bateria.

 

As três primeiras séries de qualidade que entraram na bateria foram detonadas pela galera. O aussie Luke Stedman saiu na frente com um 8.67, Peterson veio na de trás com 6.17 e Heitor respondeu forte com 7.17 pontos.

 

Enquanto seus adversários lutavam para achar outra boa onda, Peterson garantiu a vitória com 8.70 pontos, maior nota da bateria. Stedman ficou com a segunda posição, seguido pelo conterrâneo Drew Courtney e por Heitor Pereira, que não achou mais nada depois do belo início.

 

Com uma interferência no fim da bateria, o cabofriense Victor Ribas foi eliminado logo em sua estréia no Salomon Masters. Vitinho andou bem nas ondas de Margaret e tinha o segundo lugar na bateria, atrás do havaiano Roy Powers. Porém, nos instantes finais cometeu interferência sobre o jovem californiano Dane Reynolds e caiu fora da competição. 

 

O baiano Armando Daltro estreou em alto estilo na prova, surfando muito bem na 19a bateria do dia. Mandinho totalizou 14.77 pontos para bater o aussie Daniel Ross, o francês Jeremy Flores e o havaiano Raymond Reichle.

 

Raoni Monteiro, atual vice-campeão do evento, também fez uma bela estréia. Com uma boa escolha de ondas, o carioca dominou a 21a bateria e obteve 14.96 pontos para passar o rodo no australiano Chris Davidson, no alemão Marlon Lipke e no havaiano Jamie O’Brien.

 

O niteroiense Guilherme Herdy encerrou a participação verde-amarela nesta sexta-feira. Herdy não foi feliz em sua estréia e caiu diante do jovem havaiano Fred Patacchia e do sul-africano Royden Bryson, com o aussie Beau Emerton ficando em último.

 

Show yankee – O norte-americano Damien Hobgood protagonizou a melhor atuação desta sexta-feira. Com notas 8.43 e 9.57, Damien é o novo recordista de pontos no Salomon Masters 2005.

 

A somatória foi obtida na 13a bateria do dia, que teve os aussies Bede Durbidge em segundo e Jason Duffy em terceiro, com o sul-africano Warwick Wright amargando a quarta posição.

 

Confira galeria de fotos do Salomon Masters 2005

 

 

Salomon Masters 2005

 

Baterias envolvendo surfistas brasileiros

 

Terceira rodada

 

23 Travis Logie (Afr), Marcelo Nunes (Bra), Tom Dosland (Haw) e Ryan Campbell (Aus)
24 Tom Whitaker (Aus), Ben Dunn (Aus), Pablo Paulino (Bra) e Benji Weatherley (EUA) 

 

Quarta rodada

 

1 Ry Craike (Aus), Russell Winter (Ing), Bruno Santos (Bra), Adriano de Souza (Bra)

5 Cory Lopez (EUA), Neco Padaratz (Bra), Adam Robertson (Aus), Kirk Flintoff (Aus)

7 Damien Hobgood (EUA), Greg Emslie (Afr), Pedro Henrique (Bra), Jack Perry (Aus)

8 Bede Durbidge (Aus), Yadin Nicol (Aus), Leonardo Neves (Bra), Toby Martin (Aus) 

Peterson Rosa (Bra), Roy Powers (Haw), Daniel Ross (Aus), Pablo Gutierrez (Esp)

10 Luke Stedman (Aus), Dane Reynolds (EUA), Armando Daltro (Bra), Jake Paterson (Aus)

11 Raoni Monteiro (Bra) e Fred Patacchia (Haw) aguardam adversários