“Navegar é preciso, viver não é preciso”, assim dizia o poeta Fernando Pessoa. Porém nos dias de hoje poderia se dizer: “Navegar é preciso, viver e compartilhar das aventuras é fundamental”.
Seguindo a nova frase, Serginho Laus, especialista e desbravador das Pororocas no Brasil e mundo – com dois recordes mundiais no Guinness Book, resolveu realizar uma nova expedição. Ao invés dos rios da Amazônia e dos maiores rios do Planeta, Laus percorreu de carro o Brasil junto com seu amor e parceira de viagem, Mariane Lauereanti. Foram 10.000 km de trajeto, com o casal explorando picos paradisíacos, acampando, pedalando, mergulhando, surfando e remando.
“Encontramos lugares muito especiais para a prática do SUP Wave e SUP Travessia”, diz Laus. “Estávamos no Caribe brasileiro! Quando os ventos não estavam bombando tínhamos condições muito perfeitas para remar observando as bancadas de corais e passando por vários tons de água cristalina”, conclui.
Repleto de equipamentos e muitas pranchas, o casal fugiu do crowd do verão seguindo um caminho totalmente inverso da trips convencionais da galera que usa o litoral sul e sudeste. Saindo de Curitiba (PR) foram para Brasília (DF), seguindo para a Chapada dos Veadeiros (GO) para energizar com altas cachoeiras. Depois seguiram para a Bahia (BA) para a virada de ano no Maraú, depois foi só subida! Paradas rápidas em Aracaju (SE) na casa do amigo Alfredo, na praia do Francês (AL), São Miguel dos Milagres (AL), Barreiras do Boqueirão (AL), Maragogi (AL), João Pessoa (PB), Baia Formosa (RN) e o paraíso da praia da Pipa (RN). Para depois voltar ao sul com uma parada estratégica em Itacaré (BA) e então chegar em Garopaba (SC). Uma expedição autêntica e fora da rota convencional da maioria dos surfistas e aventureiros que buscam um contato íntimo com a Natureza.
Seja em rios, lagos, mares translúcidos, praias desertas, cidades pouco conhecidas… Remando de SUP, surfando, mergulhando, pedalando. No asfalto, na terra, na lama, na areia. De barraca, na casa de amigos, em pousadas. A convivência e a troca de experiências saindo do Sul, passando pelo Centro Oeste, rumando para o Nordeste, formou um roteiro extenso e cheio de novidades.
Em breve Paraísos de Verão no México…
“Paraísos de Verão – Brasil” contou com o patrocínio da Brazinco, Go Will Sports, G-Shock, Goofy, Hot Buttered (HB), Elektra Bikes, Bully´s, Powerlight Surfboards, Kirra Stand Up Paddle. E apoio da Pousada Pipa Village, Blog do Nana, Mormaii do Lago Paranoá e rádio Jovem Pan Curitiba. Agradecimentos especiais para Juliano Degrazia, Andre Romão, Thiaguinho Muzenza e família, Alexandre Preto e família, Rodrigo Natalício, Alfredo Rossetto Nunes e família, Fabrizio Borboni, Fred Pousada Doze Cabanas, Nailson jr e família, Fábio Gouveia, TBS, Dudu Petreli, Alex Macieira, Magoo, amigos e família.