Fortaleza

Exposição mergulha no mundo surf

t

Na última quarta-feira (15/7), estive no Shopping Benfica, Fortaleza (CE), apreciando com maior profundidade a exposição Movimento Cultural do Surf.

Já havia passado por lá outras vezes, mas ainda não tinha contemplado tudo que estava exposto com a devida atenção, pois sempre encontrava um bom amigo para colocar as novidades em dia.

Para a missão, escolhi o horário do meio-dia. Imaginei que este seria o momento ideal para mergulhar na arte e na história do surf sem ser interrompido a cada instante.

Comecei pelas pranchas e, como que em um passe de mágica, fui transportado para as minhas primeiras experiências com o surf no início da década de 90. Lembrei das minhas primeiras ‘tábuas’, o que me deu uma nostalgia danada.

Eram particulares por vários aspectos, desde os materiais utilizados até as técnicas empregadas para a sua produção. Interessante foi constatar que hoje há um movimento de retorno à experiência proporcionada por este tipo de prancha.

Chama-se de estilo ‘retrô’, onde as pranchas biquilhas, com bastante bico, meio e borda, voltaram à cena invadindo as praias e trazendo de volta o prazer do surf de linha com curvas elegantes e sinuosas.

Em seguida, fui à exposição dos quadros da artista plástica Rosa Angélia, um exagero de sensibilidade. A forma como Rosinha retrata o mundo do surf em seus quadros é algo somente comparável ao sentimento que as experiências de surf despertam em seus praticantes.

Fiquei um bom tempo por lá, vi que todos que passavam não conseguiam ficar indiferentes diante de tão belas telas.

“Estou impressionado com tudo. Vim do Pecém (CE) só para ver o que era o Movimento Cultural do Surf, estou aqui sem palavras. As pranchas antigas, as fotos de Fernando de Noronha, Hawaii, Pororoca, parabéns a todos os responsáveis pelo movimento, o surf agradece. Só faltou uma foto do Pecém velho de guerra, mas quem sabe na próxima exposição”, relatou Narcélio, surfista da segunda geração do surf em Pecém.

Todas as imagens na exposição são registros de alguns dos maiores nomes da fotografia brasileira quando o assunto é surf.

As fotos de Lima Jr., Jocildo Andrade, Francisco Chagas, Natinho Rodrigues, DD Jhonson e Nil Farias (promotor do evento) são um capítulo à parte.

O Movimento Cultural do Surf ficará em exposição no Shopping Benfica até o dia 26/07. Para obter mais informações sobre o evento, entre em contato pelo telefone (0xx85) 8615-8714.

O Shopping Benfica fica localizado à Av. Carapinima 2200, Fortaleza (CE).

 

Exit mobile version