Estudos do CEIR, (Center for Exhibition Industry Resarch), mostram que quase 80% do trabalho realizado em feiras por parte do expositor são perdidos, 43% faz contato muito após o término do evento, 18% nem sequer faz follow-up, 3% não consegue produzir o suficiente para entregar o que foi vendido.
Você deve antecipar o motivo de compra, com um plano de ação bem definido. Com envio de mala-direta, telemarketing e representantes agendando visitas ao seu stand. Empresas que já participaram de outras edições das feiras, sabem que há uma diferença tremenda entre evento lógico ( o do papel ) e evento físico ( o real ). Se você não se programar direito, terá que dançar conforme a música.
Na hora de escolher sua localização, verifique na planta se entre as áreas já comercializadas há produtos similares ao seu em um mesmo perímetro na feira. O fato de ficar cara a cara com seus concorrentes, não soa muito profissional, mas há a vantagem de concentrar nas mesmas proximidades todos clientes de um mesmo produto, o que aumenta o seu grau de exposição.
O segundo passo é trazer o cliente até o seu stand, e que o stand te proporcione condições ideais para expor e acolher.
Para isso na hora de planejar o stand leve em consideração:
Imagine que você adquiriu um imóvel, e irá reformá-lo para locação. Lembre-se que este imóvel deverá agradar seus futuros locatários e não você. Pessoas de expectativas e ?gostos? que não são os seus. É preciso estudar a forma correta de atingir seu público-alvo.
A concepção do projeto do stand, tem que partir do estlista, da pessoa do Marketing
e do Comercial da empresa.
O estilista sabe o que será exposto e em qual quantidade. Também quais os produtos que precisam de destaque.
A pessoa do marketing sabe qual o tema adotado na coleção, quais as ações promocionais de interesse da empresa e a verba estimada.
O comercial ouve o cliente constantemente e sabe o que ele quer.
Antes de começar a orçar defina sua verba. Não perca tempo idealizando um projeto para depois de concluído descobrir que ele é inviável. Ninguém faz milagres. Para diminuir custos, a montadora terá que alterar o projeto, e ele será adequado ao seu bolso as custas da exclusão de itens construtivos e substituição de materiais. O resultado final não será o mesmo e você não ficará satisfeito por ter idealizado o projeto inicial. A disponibilidade de recursos é decisiva na definição do stand.
Exija que seu arquiteto use mais a cabeça, para que você use menos o bolso.
Não feche o stand totalmente, os projetos abertos convidam as pessoas a entrar. Privatize apenas as áreas necessárias, ( corners de atendimento ).
Cuidado com a iluminação, já vi vitrines onde as lâmpadas causavam sombras, ou mudavam a cor das peças, desvalorizando os produtos. E por falar em vitrines, atenção nelas!
As vitrines são o cartão de visitas do stand, são elas que convidam o cliente a entrar. Também são uma proteção fechada para produtos de maior valor.
Procure expor seus produtos por tipo. Vitrines limpas e iluminadas de forma inteligente, sem excesso de produtos. Ao compor a vitrine, muito cuidado com os elementos decorativos, eles não devem se destacar mais que os seus produtos.
Para compor o layout do stand, procure usar elementos que você já possui em sua fábrica ou pronta entrega.
Se não, projete elementos que possam ser reutilizados lá após as feiras.
Um projeto bem pensado, otimizará custos e criará maior tráfego de pessoas em seu stand, aumentando a probabilidade das vendas.
_ Como aquele stand está cheio, o que será que tem lá dentro?
Se não for nenhuma beldade ou ator global, com certeza são seus produtos.
Banner e Posters confeccionados em cima da hora normalmente dão problema. A tela de um computador chega a transmitir 16 milhões de cores, enquanto a melhor impressão não ultrapassa 6 mil. Exija uma prova de cor.
Para finalizar, prepare com carinho sua equipe de vendas. Não adianta ter uma infra-estrutura de ponta, se não puder contar com uma equipe apta a explorá-la.
Lembre-se de deixar seu press kit na sala de imprensa, são eles que atendem os veículos e informam os jornalista. Avise com antecedência seus lançamentos e ações promocionais.
Boa feira a todos nós!
O mercado agradece.