Fabinho estréia em Laguna

Fabinho Gouveia, ídolo de várias gerações

Fabinho Gouveia, ídolo de várias gerações, é atração do circuito catarinense em Laguna. Foto arquivo: Jade Dechiara.

O Oakley apresenta Circuito Cerveja Sol Surf Pro fechou uma lacuna de 24 anos sem eventos de surfe profissional em Laguna, levando grandes estrelas para a bela cidade histórica do sul do estado de Santa Catarina.

 

Muitos dos 96 competidores inscritos na segunda etapa do Circuito Catarinense, também válida como a sexta do Regional Sul-Brasileiro 2007, não tinham nem nascido quando isso aconteceu em 1983 e nem a Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) existia, pois só foi criada três anos depois.

 

Um dos mais assediados pelo bom público que compareceu na Praia do Mar Grosso para assistir os primeiros confrontos do sábado foi o paraibano Fábio Gouveia.

 

Ele acabou sendo superado pelo jovem gaúcho Tiago Braga, mas avançou para a segunda fase das triagens que seriam realizadas na tarde do sábado.

 

Já os grandes destaques do ranking catarinense só estréiam no domingo direto nas oitavas-de-final da competição que está prevista para ser encerrada por volta das 16 horas em Laguna.

 

?Eu vim aqui prá Laguna tentar competir em 1987, mas eu ainda não morava aqui no estado e não deixaram eu participar. Depois disso, eu vim umas duas ou três vezes trazer meus filhos para correr o Catarinense Amador, mas eu nunca tinha competido aqui antes?, contou Fábio Gouveia, o melhor surfista brasileiro de todos os tempos, que acaba de chegar de uma temporada de muitos tubos em Fernando de Noronha (PE).

 

?Eu até comentei isso com o Daison (Pereira), que a gente passa um tempo em Noronha e fica mal acostumado, só quer pegar tubo. Mas foi legal a FECASURF ter trazido o evento para cá, fiquei abismado com a quantidade de gente na praia logo cedo, sem Sol, só para assisitr e isso é legal porque certamente tem um público aqui que gosta de surfe como deu para ver?, elogiou Fabinho.

 

O paraibano reside há 4 anos em Florianópolis, mas os primeiros destaques da etapa de Laguna do Circuito Cerveja Sol Surf Pro vieram de Torres, no Rio Grande do Sul. Começou com o Tiago Braga derrotando o grande ídolo de todos, Fábio Gouveia.

 

?Eu nem imaginava vencer, pois quando vi que ele estava na bateria já entrei pensando em brigar pelo segundo lugar e todas as ondas que ele dropava eu só ficava curtindo ver ele surfar tão pertinho assim, era como se eu tivesse vendo um vídeo na minha frente, foi irado, show!?, vibrou o surfista de 20 anos de idade que nunca tinha competido com Gouveia.

 

Já o experiente Daison Pereira deu um show nas boas ondas de meio metro de altura do sábado de céu nublado na Praia do Mar Grosso. Arrancou duas notas 8,67 para atingir incríveis 17,34 pontos de 20 possíveis em sua estréia na penúltima bateria da primeira fase.

 

?Foi muito bom. Eu decidi mudar de prancha na última hora, as ondas boas vieram para mim e ela funcionou bem. Consegui fazer boas manobras e as notas saíram. É sempre bom começar assim?, disse o atual campeão gaúcho que achou as ondas muito parecidas com as da Praia dos Molhes da sua cidade, Torres.

 

Como não podia deixar de ser, os donos-da-casa também se destacaram no primeiro dia do Oakley apresenta Circuito Cerveja Sol Surf Pro. O campeão da primeira etapa na Praia Mole de Floripa já era para ter voltado para os Estados Unidos, onde reside há 4 anos, mas foi ficando, ficando e já está em terceiro lugar no ranking do Circuito ABRASP Sul-Brasileiro 2007, além de estar defendendo a ponta do ranking estadual em Laguna.

 

?Já troquei a passagem três vezes. Cada campeonato que aparece eu vou adiando um pouco mais e vamos ver se eu troco de novo depois desse?, brincou Michel Flores, que está vivendo situações inéditas na carreira.

 

?Estou muito feliz por estar aqui revendo os amigos, nunca tinha feito uma final desde que me profissionalizei, já fiz duas, ganhei uma, então de repente eu até volto a morar aqui no Brasil se eu conseguir uma vaga no SuperSurf?, prometeu Flores, de 23 anos de idade.

 

Em sua primeira apresentação em Laguna, ele derrotou inclusive o pernambucano Paulo Moura, que até o ano passado figurava na lista dos melhores surfistas do mundo que integram a elite que disputa o ASP World Championship Tour (WCT), com ambos avançando para a segunda rodada das triagens do Oakley apresenta Circuito Cerveja Sol Surf Pro.

 

Outro catarinense que superou o favorito da sua bateria foi Ricardo Wendhausen, que deixou o cearense Heitor Alves, vice-campeão da etapa de abertura do Circuito Catarinense 2007 em Florianópolis, brigando pela segunda colocação na bateria.

 

?Tive que entrar com uma prancha emprestada, porque estou sem as minhas maroleiras, mas deu tudo certo e consegui tirar as notas que precisava para vencer a bateria?, disse Riquinho, como é mais conhecido o jovem surfista de 18 anos de idade, que também analisou as condições do mar.

 

?Está meio difícil para competir. As ondas maiores das séries parecem boas, só que estão demorando muito, então tem que saber esperar  para pegar as boas. Eu nunca competi o Catarinense Profissional inteiro e minha expectativa para este ano é conseguir uma vaga no SuperSurf por aqui?, revelou Wendhausen.

 

GOOFY CLASSIC TEAM ? Além da definição do campeão da segunda etapa do Circuito Cerveja Sol Surf Pro, que deve ser conhecido por volta das 16 horas, outra atração do domingo em Laguna será a Goofy Classic Team, competição que será disputada por quatro times formados por quatro atletas, com todos surfando com pranchas monoquilha (uma quilha só, enquanto as normais têm três).

 

Será a primeira ação da Goofy, uma das marcas patrocinadoras da competição, no Circuito Catarinense e o objetivo é confrontar o moderno com o antigo, pois as primeiras pranchas de surfe eram de uma quilha. Essa apresentação especial será realizada entre as semifinais e a grande final na Praia do Mar Grosso.

 

O Oakley apresenta Circuito Cerveja Sol Surf Pro tem as etapas estaduais mais ricas do país e distribuirá um total de 120.000 reais em prêmios com o patrocínio da Cerveja Sol, Oakley, Goofy e Lojas Sul Nativo, apoio da Bully?s, Salva-Surf e site Floripa Turbo. Todas as etapas são transmitidas ao vivo pelo Fecasurf.com.br e organizadas pela Federação Catarinense de Surf, com homologação da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e Confederação Brasileira de Surf (CBS).

 

A Prefeitura Municipal de Laguna também é uma das patrocinadoras desta segunda etapa, que conta ainda com o importante apoio de empresas locais, como o Atlântico Sul Hotel e Restaurante, Laguna Tourist Hotel, Mar Grosso Hotel, Terminal Pesqueiro Público, Pizzaria da Gina, Vida Marinha, By Chelo e Associação de Surf de Laguna (ASL).

 

Cronograma de domingo

 

8 horas: Quarta fase com a estréia dos back-16 do ranking catarinense 2006:

 

1 Marcos Pastro (SC) e Alex Lima (SC)

2 Thiago Machado (SC) e Alon Campestrini (SC)

3 Adriano Lemos (SC) e Roni Ronaldo (SC)

4 Rafael Imhof (SC) e Júnior Maciel (SC)

5 Thiago Bianchini (SC) e Rodrigo Wazlawick (SC)

6 Álvaro Bacana (MA) e Fabrício Machado (SC)

7 Greg Cordeiro (SC) e Sérgio André (SC)

8 Rafael Ramos (SC) e Marcelo Coutinho (SC)

 

10:40 horas: Oitavas-de-final com a estréia dos principais cabeças-de-chave:

 

1 Jean da Silva (SC) e Fábio Carvalho (SC)

2 Guilherme Ferreira (SC) e John Junior (SC)

3 Marco Polo (SC) e Beto Mariano (SC)

4 Pedro Norberto (SC) e Gustavo Santos (SC)

5 Fábio Silva (CE) e Guga Arruda (SC)

6- Diego Rosa (SC) e Andreas Eduardo (SC)

7 Felipe Ximenes (SC) e Raphael Becker (SC)

8 Márcio Farney (CE) e Cristiano Guimarães (SP)

 

13:20 horas ? Quartas-de-final

14:40 horas ? Semifinais

15:30 horas ? Goofy Classic Team

16:15 horas ? Grande final da segunda etapa do Cerveja Sol Surf Pro

16:45 horas ? Cerimônia de Premiação no Pódio

 

Exit mobile version