Fábio Gouveia disputa o título da divisão de acesso do circuito brasileiro. Foto: Ricardo Macario. |
Com apresentação da Kaiser Summer Draft, a competição oficial da Associação Brasileira de Surf Profissional é válida pelo Circuito Brasil Tour e será disputada entre quinta-feira (7/10) e domingo (10/10).
Ocupando a terceira colocação no ranking, ele é um dos cotados ao título da divisão de acesso, competindo contra dois talentos da nova geração, os paulistas Odirlei Coutinho, de Ubatuba, e Adriano de Souza, o Mineirinho, do Guarujá.
Aos 35 anos e esbanjando experiência, diz estar tranquilo. ?Eu estou indo para competir e me divertir, sem pressão. Geralmente não gosto de traçar objetivos e querer muito, para não ficar frustrado se não conseguir?, adianta.
?Mas claro, se não quisesse vencer, não iria?, ressalta Fabinho, que é a estrela do documentário ?Fábio Fabuloso?, filme que será lançado nos cinemas brasileiros e conta toda sua trajetória, com as principais conquistas e sua vida familiar, em forma de fábula, com muito humor, num estilo cordel.
Primeiro longa-metragem que conta a história de um surfista brasileiro, o filme tem muitas cenas de surf e foi lançado no Rio de Janeiro, no Festival de Cinema. ?No Rio, o negócio está pegando fogo, muita repercussão?, comenta Fabinho, o brasileiro mais vitorioso no cenário do surf mundial.
Neste ano, ele tem dado prioridade ao seu retorno ao WCT, a elite mundial, e participa apenas dos principais campeonatos no Brasil. ?Meu objetivo é voltar ao WCT. Se não for esse ano, vai ser em 2005?, ressalta.
?São 16 anos no tour. Viajei para o outro lado do mundo pelo menos três vezes por temporada. São cerca de 50 viagens?, lembra o surfista, que tem nada menos que sete passaportes lotados de carimbos.
Mas, a saída do WCT trouxe o benefício de curtir mais a família. ?A vontade de ficar em casa é grande, curtindo meus filhos, minha mulher?, ressalta. Porém, parar de competir não faz parte de seus planos. ?Ainda tenho muito para surfar, competir?, revela o competidor.
O Rip Curl Guarujá Pro reúne 176 surfistas de 14 Estados. A competição soma pontos para o ranking da divisão de acesso do Circuito Brasileiro, garantindo 20 vagas para o SuperSurf 2005. Talentos da nova geração, como Pablo Paulino, vencedor da etapa inicial da seletiva para o Mundial Pro Júnior buscam classificação.
Serão R$ 40 mil em premiação, sendo R$ 10 mil para o vencedor. Para o público, o evento reserva várias atividades, como as ações ecológicas do Projeto Ecosurf e da Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Guarujá. Mudas de árvores e brindes com materiais recicláveis serão distribuídos. Também fazem parte da ação a conscientização sobre o meio-ambiente e mutirões de limpeza.
O evento poderá ser acompanhado ao vivo pela internet, com a transmissão das notas das baterias. Também serão sorteados kits no endereço ripcurl.com/events/brazil . O site Waves.Terra é o responsável pela cobertura oficial da prova e o E-surf.com.br divulgará imagens por intermédio de uma câmera instalada em cima do palanque fixo.
Outra atração será a festa oficial do campeonato, a The Search Party, sexta-feira, a partir das 23 horas na Lucky Scope.
O Rip Curl Guarujá Pro é apresentado por Kaiser Summer Draft, tem o patrocínio da Rip Curl, o apoio da Prefeitura de Guarujá, através da Secretaria de Educação e Esportes, e a colaboração de Revista Fluir, Sportv e Rádio Rock 89 FM, Waves e E-Surf. Supervisão técnica: Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp), Federação Paulista de Surf e Associação de Surf de Guarujá. Realização: Rip Curl.