Fábio Silva e Silvana Lima vencem em Matinhos

0

Fábio Silva rasga de backside no pico de Matinhos. Foto: Likoska.
Foi encerrado em Matinhos no último domingo o Freesurf 30 Pés Pro Trials. O evento, válido como quinta etapa do circuito Super Trials, foi vencido pela dupla cearense Fábio Silva e Silvana Lima.

 

O público encheu o pico paranaense de Matinhos e a torcida local tentava empurrar seus ídolos e também aplaudia as boas ondas dos visitantes.

 

Na primeira bateria das quartas de final masculina, o catarinense Raphael Becker surfou bem uma onda que veio abrindo, deu quatro batidas com certa pressão e tirou a nota 7.67 garantindo a vaga na semi-final.

 

O paulista Adriano de Souza – que já vinha se destacando desde o segundo dia do campeonato – também surfou bem na sua bateria (2ª) e só perdeu a liderança para o carioca Gustavo Fernandes, ainda empolgado com a conquista da melhor nota do evento (9.77).

 

Silvana Lima manobra forte na bateria final. Foto: Likoska.
Na primeira disputa das semis, despontavam as manobras fortes do cearense Fábio Silva de backside e de Adriano de Souza, surfando de front. Assim, os dois seguiram adiante no evento, primeiro e segundo lugares respectivamente.

 

Na segunda semi, Anselmo Correa (primeiro colocado) e Gilmar Silva (segundo), eliminaram Maicon Rosa – paranaense melhor colocado no evento – e o catarinense Pedro Norberto.

 

Para lutar pelos R$ 4 mil em premiação e 1.000 pontos no ranking, dois paulistas, um cearense e um carioca disputavam onda a onda a final. As séries entravam sem muita força no famoso point break paranaense, mas os surfistas mandavam rasgadas e cut backs jogando muita água para cima e garantindo o espetáculo.

 

Público presente no último dia do campeonato. Foto: Likoska.
Adriano de Souza, faltando 13 minutos para o término da bateria, deu seis batidas com pressão em uma onda e os juízes deram 7.77, a melhor nota da final.

 

Mas logo em seguida Fábio Silva também encontrou uma boa onda, surfou toda a sua extensão e obteve 7.17. Com essa onda, Fábio praticamente garantiu o título da etapa, não dando chances de recuperação aos adversários.

 

Anselmo Correa ainda tentou melhorar sua classificação surfando uma onda segundos antes do término da bateria, mas não foi suficiente para reverter a situação.

 

Resultado da grande final do Freesurf 30 Pés Pro Trials em Matinhos: quarto lugar para o carioca Anselmo Correa, terceiro para o paulista Gilmar Silva, Adriano de Souza (SP) ficou em segundo e o cearense Fábio Silva levou para casa o troféu de vencedor da etapa, o cheque de R$ 4 mil e os 1000 pontos no ranking Super Trials 2003.

 

Silvana Lima destruiu as direitas de Matinhos. Foto: Dondi.
Para definir a grande campeã do Freesurf 30 Pés Pro Trials, as meninas surfaram intensamente as direitas do pico de Matinhos. Na primeira semi-final, Silvana Lima já mostrava determinação.

 

Surfando com força e fazendo boas notas, a cearense despachou as paulistas Francisca Pereira e Claudia Gonçalves e com a segunda colocada da bateria, Juliana Guimarães, avançou para a final.

 

A paulista Suelen Naraisa venceu a segunda bateria das semifinais, com Juliana Quint em segundo, desclassificando a carioca Brigitte Mayer (3ª) e a catarinense Camila Amarante (4ª).

 

As quatro finalistas – Silvana Lima, Juliana Guimarães, Suelen Naraisa e Juliana Quint – lutavam pelos primeiros 1000 pontos no ranking, pois essa foi a primeira etapa válida pelo circuito Super Trials Feminino 2003.

 

Fábio Silva comemora a vitória em Matinhos. Foto: Dondi.
Manobrando sempre com muita velocidade e jogando muita água, Silvana Lima executou seis batidas em uma onda intermediária e obteve 8,33. Para assumir a liderança, suas adversárias precisavam de notas superiores a 8,38 ainda faltando mais de sete minutos para o término da bateria.

 

Assim a situação foi ficando definida e Silvana garantiu desde o inicio da bateria a vitória do evento. Em segundo lugar ficou a paulista Suelen Naraisa que também surfou muito bem as direitas do Pico. Juliana Guimarães e Juliana Quint ficaram com terceiro e quarto lugares respectivamente.

 

Freesurf 30 Pés Pro Trials


Local: Praia de Matinhos.
Data: 18 a 20 de abril (Feriado de Páscoa).
Patrocínio: Freesurf e 30 Pés
Apoio: Camberra, Oyster, Viper Energéticos, Banrisul, Bogan, Ditalien, Lancaster.
Realização: ABRASP, Federação Paranaense de Surf e Associação dos Surfistas do Pico de Matinhos.

 

Resultado do evento

 

Masculino

 

1 Fábio Silva

2 Adriano de Souza

3 Gilmar Silva

4 Anselmo Correia

 

Feminino

 

1 Silvana Lima

2 Suelen Naraísa

3 Juliana Guimarães

4 Juliana Quint

 

Ranking masculino

 

1 Tadeu Pereira (SP) 3340

1 Renato Galvão (SP) 3340

3 Raphael Becker (SC) 3040

4 Cristiano Guimarães (SP) 2980

5 Flávio Costa (BA) 2760

6 Heitor Alves (CE) 2720

7 Bruno Moreira (SP) 2700

8 Anselmo Correia (RJ) 2460

9 Gilmar Silva (SP) 2405

10 Maicon Rosa (PR) 2375

11 Adriano de Souza (SP) 2360  

12 Odirlei Coutinho (SP) 2350

13 Leandro Moulin (ES) 2330

14 Marcos Quito (SP) 2100

15 John Junior (SC) 2016

16 Crhistiano Spirro (BA) 2015

 

Ranking feminino

 

1 Silvana Lima (CE) 1000
2 Suelen Naraisa (SP) 860
3 Juliana Guimarães (RJ) 730
4 Juliana Quint (SC) 670
5 Brigitte Mayer (RJ) 610
5 Claudia Gonçalves (SP) 610
7 Francisca Pereira (SP) 555
7 Camila Amarante (SC) 555
9 Yries Pereira (ES) 500
9 Luana Prado (SP) 500
9 Karina Barbosa (AL) 500
9 Elisa Costa (SP) 500