Família Salazar é destaque no Okdok Paulista

0

Picuruta Salazar, quinto colocado na etapa do Mundial de Longboard, realizado na França, marca presença no evento. Foto: Dimulle/ASPEurope.com.
O experiente Picuruta Salazar é atração na segunda etapa do Okdok Paulista, que rola neste final de semana (31/7 e 1/8), no Quebra-Mar, em Santos.

 

Aos 43 anos, ele foi quinto colocado na etapa do Mundial, realizada em Biarritz, na França.

 

“Às vezes fico desanimado, com vontade de parar, quando chego num campeonato grande e não tem ondas boas. Mas, conforme vou passando as baterias, ganho empolgação, fico com fôlego renovado e é assim que estou me sentindo agora. Gostei muito da minha participação no Mundial”, destaca.

 

“Sou o único que participou das 12 edições deste circuito e estou disputando mundiais

Leco segue os passos do pai e já conta com diversos títulos no currículo. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
desde 91. São 14 anos na estrada”, ressalta.

 

Atualmente, Picuruta surfa com as pranchas Lufi, de Portugal, que têm o modelo Picuruta Models.

 

“Elas vendem muito na Europa. Tenho o nome muito forte lá fora. Isso é reconhecimento. Fico muito feliz com isso. Vou, inclusive, trazer ele para o Brasil para shapear alguns longs”, revela o atleta, que tem o patrocínio da Red Bull e Surf Trip e o co-patrocínio da Da Hui e apoio da Reef, Unimonte e New Advance.

 

Na competição deste final de semana, Picuruta compete em família. Também estarão na disputa o seu irmão mais velho, Almir Salazar, e seu filho, Leco

 

Almir Salazar botou para baixo em Maresias e faturou a categoria Master na abertura do circuito. Foto: Ivan Storti / FMA Comunicação.
Almir é o líder da categoria Master (acima de 35 anos), com a vitória conquistada na etapa de abertura, na praia de Maresias, em São Sebastião, com ondas gigantes de mais de 3 metros.

 

O surfista de 46 anos vem de vitória recente na segunda etapa do Wagon/Surfstore Santista, também realizado no Quebra-Mar. O filho de Picuruta, Leco, foi destaque na competição, vencendo a Mirim e sendo vice nos pranchões, seguindo os passos do pai.

 

Além de Picuruta, estão na disputa dos pranchões outros Tops do mundial de Longboard, como Danilo Rodrigo, Paulo Kid, que terminaram na nona colocação; Jaime Viúdes, Amaro Matos e Adriano de Melo, 17º colocados. Isso sem falar em outros destaques como Ricardo Toledo, que disputa três categorias, Carlos Bahia, Cristiano Aladim, Rodrigo Banhara e Leandro Alexandre

 

O Okdok Paulista conta ainda com as categorias Open (aberta) e Feminina e a disputa por cidades, onde são somados os resultados dos melhores atletas de cada equipe. Na etapa inicial, os vencedores foram Ricardo Toledo, de Ubatuba, na Open; Adriano Melo, de Guarujá, nos pranchões; Jahia Bettero, outro talento ubatubense, na Feminino; e Almir Salazar entre os veteranos da Master.

 

Ubatuba também levou a melhor na disputa por cidades numa disputa acirrada contra o Guarujá. Os vencedores somaram 3.997 contra 3.715 dos guarujaenses. São Sebastião foi a 3ª colocada, com 3.121 pontos. Os melhores da etapa ganham cadernetas de poupança.

 

No total, são R$ 4,5 mil por etapa. Há, ainda, pranchas, kits, troféus e medalhas. O Okdok Paulista de Surf tem quatro etapas neste ano.

 

Depois de Santos, é a vez de Praia Grande, nos dias 2 e 3 de outubro, e definindo o ranking, 13 e 14 de novembro, na praia do Tombo, Guarujá.