Rio Nexpa bomba altas depois da passagem de um furacão. Foto: Nei Sobral. |
A família Sobral realizou sua primeira surf trip internacional numa viagem ao México em setembro.
Clique aqui e confira a galeria de fotos da trip
Clique aqui e assista ao vídeo
O patriarca, Nei Sobral, 56 anos, é um dos pioneiros do surf em São Vicente e seus filhos Rafael Sobral e Nei Filho são fundadores do site Hanging Together. Nei é um longboarder residente na Califórnia e Rafael produziu alguns vídeos de longboard – Longboard 2000 e Hang with us.
Rafael Sobral coloca para dentro em Rio Nexpa. Foto: Nei Sobral. |
O destino era, segundo amigos, a ?tranqüila? e longa esquerda do Rio Nexpa. Porém, ao chegar ao pico, descobriram que a passagem de um furacão havia mudado um pouco as condições do pico.
As pranchas levaram dois dias para chegar ao aeroporto de Lazaro Cardenas, que suporta apenas aviões de pequeno porte com limitação no número de pranchas a ser transportadas.
Porém não foi um grande problema, pois as condições estavam um pouco storm durante aqueles dias.
Nei Sobral Filho fazendo a mala em La Saladita. Foto: Rafael Sobral. |
O furação havia quebrado a barra do rio e jogado muito sedimento no outside. Segundo locais, isso não acontecia havia cinco anos e a onda tinha ficado mais tubular. Além das ondas que quebravam constantemente no pico, algumas séries com mais de 2 metros supreendiam a
Vista aérea de La Saladita. Foto: Rafael Sobral. |
No primeiro dia o saldo da barca foram dois leashes partidos, uma prancha quebrada e uma resgatada do mar.
O surf no Rio Nexpa nestas condições exigia muito preparo físico, pois a corrente era forte, a remada longa e o calor desgastante.
A maior parte dos surfistas ficavam praticamente moídos depois de alguns dias.
As ondas quebravam boas durante todo o dia, das 8 da manhã às 8 da noite.
Nei Sobral numa onda de mais de um minuto. Foto: Rafael Sobral. |
Porém, durante a manhã um terral deixava a condição um pouco melhor.
Havia uma grande quantidade de brasileiros no pico e a camaradagem era grande.
Todos ficavam em chalés de frente ao mar e passavam o dia balançando nas redes, analisando a condição do mar e buscando forças para mais uma queda.
Depois de cinco dias sem o mar baixar em Nexpa decidimos, junto com um grupo de novos amigos brasileiros, alugar uma van e buscar um pico mais ?for fun?.
Lourdes, dona de um restaurante em Saladita, exibe muito estilo no longboard. Foto: Rafael Sobral. |
La Saladita é uma esquerda longa, com cerca de 1 metro e quase um minuto e meio de duração, condição era ideal para prática do longboard tradicional. Em frente ao pico tem um restaurante e algumas cabanas para alugar.
No restaurante, comandado pela longboarder Lourdes é possível alugar todo tipo de prancha.
Ela se entitula a rainha do surf de La Saladita e mostra muito estilo ao deslizar as ondas.
Galera maneira e alto astral em Nexpa. Foto: Nei Sobral. |
No retorno ao Rio Nexpa as ondas estavam um pouco menores, mesmo assim decidimos mudar de vez para Saladita para encerrar a trip em uma condição menos desgastante. O desgaste de cinco dias de surf em Nexpa era intenso.
A decisão não poderia ter sido melhor, as ondas mantiveram-se com mais de 1 metro durante todos os dias e a condição de surf pela manhã era excelente.
Gostaria de agradecer aos novos amigo que fiz nesta viagem, em especial ao Rodrigo, Bula, Maurício, Marcio, Jopa, Wagnão e Edu, que compartilharam grandes momentos conosco nesta trip.