Rip Curl Pro Search

Fanning reage em Arica

Mick Fanning, Rip Curl Pro Search 2007, Arica, Chile

 

Mick Fanning vira bateria nos instantes finais em Arica. Foto: ASP Tostee / Covered Images.

Em ótimas ondas de 2 metros de altura no pico de Ex-Isla Alacran (também conhecido como “El Gringo”), em Arica, foi iniciado o Rip Curl Pro Search que marca a estréia do Chile no Foster?s ASP Men?s World Tour (WCT).

A quarta etapa da temporada começou logo no primeiro dia do seu prazo que vai até o dia 1.o de julho e apenas dois brasileiros venceram suas baterias na quarta-feira.

O carioca Raoni Monteiro e o cabofriense Victor Ribas já avançaram direto para a terceira rodada da competição e outros quatro cairam para a repescagem nas doze baterias realizadas no primeiro dia.

O grande destaque foi o atual líder do ranking Mick Fanning, que atingiu a maior soma ? 17,57 pontos ? nas duas notas que são computadas para definir o placar das baterias.

 

Damien Hobgood descola nota 9.33 na primeira fase do Rip Curl Pro Search 2007. Foto: ASP Tostee / Covered Images.

O Rip Curl Pro Search é a primeira etapa que ele entrou como cabeça-de-chave número 1 do evento, no lugar do heptacampeão mundial Kelly Slater, que disputou a bateria seguinte e só precisou de 13,24 pontos para derrotar o também norte-americano Chris Ward e o chileno Manuel Selman.

Já Mick Fanning derrotou o seu compatriota Dean Morrison e outro surfista do Chile, Cristian Merello. O niteroiense Bruno Santos também ganhou uma vaga para representar o Brasil no campeonato promovido pelo seu patrocinador, mas não teve qualquer chance contra Joel Parkinson, conseguindo só 5,33 pontos contra 16,40 do australiano na sexta bateria do dia.


Antes dele, o paulista Adriano de Souza já havia terminado em último lugar na disputa que Damien Hobgood registrou 17,56 pontos, apenas 1 centésimo a menos do recordista Mick Fanning.

Curiosamente, os dois melhores nas ondas pesadas do Chile vêm de uma final na etapa até então considerada como a mais temida do ASP World Tour, o Billabong Pro Tahiti nos perigosos tubos de Teahupoo, que foi vencido pelo norte-americano número 3 do ranking.


Já a primeira vitória verde-amarela no Chile saiu numa das disputas mais fracas do dia. O carioca Raoni Monteiro conseguiu vencer a terceira bateria com apenas 10,50 pontos contra o catarinense Neco Padaratz e o australiano Tom Whitaker, que só atingiram 4,37 e 2,17 pontos, respectivamente, com ambos tendo que enfrentar uma rodada extra no Rip Curl Pro Search.

O pernambucano Bernardo Pigmeu também caiu, mas arrancou a terceira maior nota da quarta-feira ? 8,83 ? e ainda assim terminou em segundo lugar, pois o francês Jeremy Flores fez o recorde do dia ao ganhar nota 9,63 na mais fantástica apresentação nas ondas pesadas de Ex-Isla Alacran.


O cabofriense Victor Ribas também havia conseguido uma nota 8,83 em sua melhor onda na bateria anterior, mas ela acabou sendo decisiva para derrotar o havaiano Fredrick Patacchia com um apertado placar de 14,66 x 14,34 pontos. O cabeça-de-chave australiano Daniel Wills terminou em último e Vitinho já é nome certo na terceira rodada do Rip Curl Pro Search, assim como o carioca Raoni Monteiro.

Os outros terão que encarar a repescagem que será inaugurada pelo atual campeão deste evento no México no ano passado, Andy Irons, que por décimos de diferença foi superado pelo também havaiano Pancho Sullivan por 12,84 x 12,33 pontos.

Mais dois brasileiros ainda vão estrear nas baterias que ficaram para abrir a quinta-feira no Chile. O carioca Leonardo Neves vai disputar o segundo confronto do dia com o norte-americano Cory Lopez e o australiano Shaun Cansdell. E o gaúcho Rodrigo Dornelles enfrenta na disputa seguinte aos australianos Kai Otton e Josh Kerr, duas novidades como ele na elite mundial do WCT 2007.

Exit mobile version