Entre os próximos dias 11 e 19 de outubro, as ondas de Costa Caparica, Portugal, sediam o tradicional ISA World Surfing Games.
Promovida pela International Surfing Association (ISA) de dois em dois anos, a prova conta com as categorias Open, Feminino Open, Longboard, Bodyboard Masculino e Bodyboard Feminino.
Campeã da última edição do ISA Games, em 2004, na Califórnia (EUA), a Austrália parte com tudo para manter a hegemonia nas “Olimpíadas do surf”. Pelo menos é o que aponta o relatório de equipes enviado pela ISA ao diretor técnico Marcos Bukão.
Chefiada pelos ex-tops do WCT Jake Patterson e Luke Egan, a delegação conta com o reforço do campeão mundial Mick Fanning.
Para complicar a situação das outras equipes, a Austrália inscreveu ainda os tops do WCT Adrian Buchan e Dayyan Neve. Completa o time na Open o atleta Matt Bemrose, que disputa o WQS.
Entre as meninas, as representantes são a campeã antecipada do WQS Sally Fitzgibbons e a top do WCT Claire Bevilacqua. O longboarder Harley Ingleby (atual líder do ranking mundial) e os bodyboarders Ben Gohl, David Crowley e Lilly Pollard são outros reforços da equipe.
Até o momento, o Brasil não enviou os nomes dos integrantes. Alguns atletas convocados são o paulista Thiago Guimarães, o carioca Filipe Braz e os baianos Leandro Alberto (campeão brasileiro open) e Marco Fernandez, campeão brasileiro mirim em 2007.
Na categoria Feminina, a paulista Camila Cássia e a catarinense Bárbara Muller já estão garantidas no time. O campeão mundial de longboard Phil Rajzman também confirmou presença, bem como os bodyboarders Neymara Carvalho (bicampeã mundial) e Marcus Lima.
O baiano Israel Salas foi convidado para disputar o Bodyboard Masculino e corre atrás de verba para viajar a Portugal.
Nas outras equipes, destaque para o neozelandês Maz Quinn, ex-top do WCT, e o português naturalizado alemão Marlon Lipke, sério candidato a uma vaga na elite mundial em 2009.