Onbongo Pro

Farney atropela em Ubatuba

Danilo Costa, Onbongo Pro Surfing 2007, Itamambuca, Ubatuba (SP).

Danilo Costa faz bela estréia no, Onbongo Pro Surfing 2007. Foto: Aleko Stergiou.

O cearense Márcio Farney já se apresenta como forte candidato ao título de rei do Onbongo Pro Surfing, etapa de nível 6 estrelas do WQSW que rola em Ubatuba (SP).


Clique aqui para ver as fotos

Ele foi o melhor do primeiro dia e bateu seus próprios recordes na quarta-feira de muita chuva, porém com ondas maiores atingindo até 1,5 metros de altura na praia de Itamambuca.

 

Na terça-feira, Farney registrou a maior nota ? 9,65 ? e na segunda fase da etapa que fecha a ?perna brasileira? de fim de ano da ASP South America até domingo no litoral norte de São Paulo, atingiu imbatíveis 17,33 pontos de 20 possíveis com uma nota 9,5 na melhor apresentação.

 

Raoni Monteiro também segue na briga em Itamambuca, Ubatuba (SP). Foto: Nilton Santos.

Devido às difíceis condições do mar, o tempo das baterias passou de 20 para 25 minutos e só foi possível realizar 20 dos 24 confrontos da segunda fase.

 

As grandes estrelas do Onbongo Pro Surfing começam a estrear na terceira rodada, que será iniciada na quinta-feira, justamente no dia em que deve apresentar as melhores ondas desta semana na praia de Itamambuca, caso se confirmem as previsões para Ubatuba (SP).

 

Fazem parte desta relação dos 48 cabeças-de-chave a maioria dos brasileiros que já integram o grupo atual do WCT, como o paulista Adriano de Souza, que vem de vitória na etapa que inaugurou a ?perna brasileira? de fim de ano em Itajaí (SC), o gaúcho Rodrigo Dornelles, que no sábado foi semifinalista no 6 estrelas ?prime? das Ilhas Canárias, o pernambucano Bernardo Pigmeu, o carioca Leonardo Neves, o catarinense Neco Padaratz e o cabofriense Victor Ribas, principal atleta da equipe Onbongo de competição.

 

A única exceção foi o carioca Raoni Monteiro, que já estreou com vitória nas baterias da segunda fase realizadas na quarta-feira de muita chuva na praia de Itamambuca. O Onbongo Pro Surfing é a primeira etapa do WQS que Raoni disputa este ano, mais para prestigiar o evento que ele foi vice-campeão nas duas últimas edições em Florianópolis (SC).

 

?Estou amarradão por estar correndo este campeonato que é o meu primeiro WQS do ano. Estou aqui para começar a aquecer as turbinas para o WCT que vai rolar semana que vem em Imbituba e será decisivo para mim nesta briga para me manter na elite. Além disso, preferi vir aqui porque é perto de casa (ele mora no Rio de Janeiro) e também é um campeonato que eu costumava me dar bem. Fui vice-campeão duas vezes seguidas lá na praia Mole de Floripa e vamos ver se eu quebro o tabu aqui. Na real, nunca me dei bem em campeonatos aqui em Itamambuca, então quem sabe eu consigo quebrar dois tabus de uma vez só?, falou Raoni, que avançou para enfrentar um companheiro de WCT, Rodrigo Dornelles, além do niteroiense Bruno Santos e o atual campeão sul-americano da ASP South America, o alagoano Marcondes Rocha, na 13a bateria da terceira fase.

 

Apesar das difíceis condições do mar, com ondas mexidas de 1,5 metros de altura, vento leste forte e chuva torrencial, alguns atletas conseguiram se destacar na praia de Itamambuca.

 

O cearense Márcio Farney foi o melhor do dia pela segunda vez seguida, ampliando seu próprio recorde de pontos da terça-feira para 17,33 pontos com uma nota 9,5 na melhor onda que surfou. ?Estou mais preocupado em avançar as baterias. Estou bastante concentrado, o mar melhorou bastante hoje (quarta-feira) e a prancha está muito boa. Estou surfando com ela desde o WQS de São Francisco do Sul (SC) e estou bastante focado. Espero fazer um bom resultado aqui também para conseguir uma boa posição no ranking para iniciar o ano que vem com um bom seeding (ranking de entradas) para poder disputar as principais etapas do WQS?, deseja Márcio Farney, que mora em Floripa.

 

##

Magno Pacheco faz bonito na prova.. Foto: Aleko Stergiou.

Alguns estrangeiros também realizaram boas apresentações e a grande surpresa foi a vitória do único surfista de Marrocos no Circuito Mundial de Surfe Profissional, Abdel El Harim, sobre os brasileiros Adilton Mariano (CE) e Wilson Nora (BA) e o japonês Hideyoshi Tanaka, eliminado logo em sua estréia no Onbongo Pro Surfing.

 

Clique aqui para ver as fotos

?Fico feliz por poder representar meu país aqui, mas tem mais alguns surfistas juniores de Marrocos que estão quebrando e com certeza irão vir com tudo no ano que vem. Eu apenas quero passar algumas baterias, pois acabei de voltar de uma contusão e esse é o meu quarto campeonato após esse período inativo. Eu adoro o Brasil e os brasileiros, pena que tem essa chuva, mas espero que amanhã abra um sol?, deseja Abdel El Harim.

Local Wiggolly Dantas avança à terceira fase. Foto: Nilton Santos.


Na terceira fase, o marroquino encara os norte-americanos Gabe Kling e Shaun Ward, além do surfista local de Ubatuba, Odirlei Coutinho, um dos 48 cabeças-de-chave que começam a estrear nesta quinta-feira em Itamambuca.

 

Além do marroquino, os outros únicos estrangeiros que conseguiram vencer até a 14.a bateria da segunda fase foram o australiano Mark Mathews e o espanhol Gony Zubizareta, cujo confronto o atual campeão sul-americano sub-20, o ubatubense Wiggolly Dantas, ganhou a batalha pela segunda vaga do catarinense Beto Mariano e do australiano Ryan Campbell.

 

?A bateria foi muito boa. Eu peguei uma onda boa logo no começo (nota 8,3), depois voltei ao pico e peguei uma outra onda boa (7,5) e fiquei muito feliz que tudo tenha saido perfeito?, contou Zubizareta, que já conhecia a praia de Itamambuca.

“Aqui é muito bonito, eu adoro aqui, pena que essa chuva não pára. Gosto desse lugar e das pessoas aqui que sempre me acolhem muito bem. Depois dessa vitória, estou me sentindo muito motivado para continuar indo bem no restante do campeonato?, completou Gony Zubizareta, que vai pegar outros dois surfistas da Espanha na décima bateria da terceira fase, Eneko Acero e Pablo Gutierrez.

 

Com apresentação da Nova Schin, o Onbongo Pro Surfing 2007 tem a marca Onbongo como principal patrocinador junto da Gardel e da Própainel, contando ainda com a importante parceria do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Ubatuba; além do co-patrocínio das lojas de surf KYW, Potencia, Surf Trip, Central Surf, Tent Beach, Krokodilu?s, Surf X-Press, Econos, Match Point, Red Beach, Gati, Barragge, Quiver, Ophicina e Dimarck-D2; e apoio do Itamambuca Eco Resort, Pousada Canto de Itamambuca e Sociedade Amigos de Itamambuca (SAI).

 

O evento fecha o calendário da ASP South America com homologação da Association of Surfing Professionals (ASP), sendo realizado ainda com da Federação Paulista de Surf (FPS), Associação Ubatuba de Surf (AUS) e Confederação Brasileira de Surf (CBS) e divulgação do SPORTV, Revista Fluir, Rádio 89 FM e site Waves.Terra, que transmitirá toda a competição pela internet.

 

Onbongo Pro Surfing

Terceira fase

1 Adriano de Souza (Bra), Diego Rosa (Bra), Mark Mathews (Aus) e Junior Faria (Bra)

2 Nathan Hedge (Aus), Simão Romão (Bra), Beto Fernandes (Bra) e Diego Santos (Bra)

3 Dayyan Neve (Aus), Willian Cardoso (Bra), Márcio Farney (Bra) e Pedro Norberto (Bra)

4 Adrian Buchan (Aus), Corey Ziems (Aus), Heitor Pereira (Bra) e Yuri Sodré (Bra)

5 Marcelo Trekinho (Bra), Rhys Bombaci (Aus), Jano Belo (Bra) e Igor Moraes (Bra)

6 Daniel Ross (Aus), Tim Boal (Fra), Jole Leandro (Bra) e Danilo Costa (Bra)

7 David Weare (Afr), Asher Nolan (EUA), Magno Pacheco (Bra) e Adilton Mariano (Bra)

8 Gabe Kling (EUA), Odirlei Coutinho (Bra), Shaun Ward (EUA) e Abdel El Harim (Mar)

9 Troy Brooks (Aus), André Silva (Bra), Alon Campestrini (Bra) e Wiggolly Dantas (Bra)

10 Jarrad Howse (Aus), Eneko Acero (Esp), Pablo Gutierrez (Esp) e Gony Zubizareta (Esp)

11 Roy Powers (Haw), T. J. Barron (Haw), Tomas Hermes (Bra) e Gilmar Silva (Bra)

12 Jihad Khodr (Bra), Ricky Basnett (Afr), Daniel Redman (Bra) e Marco Polo (Bra)

13 Rodrigo Dornelles (Bra), Marcondes Rocha (Bra), Raoni Monteiro (Bra) e Bruno Santos (Bra)

14 Jean da Silva (Bra), Leonardo Neves (Bra), Felipe Ximenes (Bra) e Marcelo Nunes (Bra)

15 Kieren Perrow (Aus), Joel Centeio (Haw), Mason Ho (Haw) e Anselmo Correia (Bra)

16 Aritz Aranburu (Esp), Pablo Paulino (Bra), Thiago de Sousa (Bra) e Greg Cordeiro (Bra)

17 Mikael Picon (Fra), Eric Rebiere (Fra), Michel Flores (Bra) e Romain Laulhe (Fra) 

18 Kirk Flintoff (Aus), Brett Simpson (Aus), Kepa Acero (Esp) e Warwick Wright (Afr)

19 Patrick Beven (Fra), Dustin Cuizon (Haw), Leandro Bastos (Bra) e Peterson Rosa (Bra)

20 Heitor Alves (Bra), Victor Ribas (Bra), Dunga Neto (Bra) e Ola Eleogram (Haw)

21 Neco Padaratz (Bra), Bernardo Pigmeu (Bra) e dois classificados da fase anterior

22 Nic Muscroft (Aus), Darren O?Rafferty (Aus) e dois classificados da fase anterior

23 Drew Courtney (Aus), Shea Lopez (EUA) e dois classificados da fase anterior

24 Shaun Cansdell (Aus), Hizunomê Bettero (Bra) e dois classificados da fase anterior

Exit mobile version