Na tarde deste sábado foram disputadas todas as baterias da quarta fase do Maresia Surf International 2008, etapa de nível 6 estrelas do WQS que rola na praia Brava, Itajaí (SC).
Clique aqui para ver as fotos
Clique aqui para ver mais fotos
Neste sábado a direção de prova promoveu as disputas das 12 baterias da terceira fase, além dos oito confrontos da quarta fase da competição.
No confronto de abertura da quarta rodada entraram em ação nas ondas de 1 metro e séries maiores o carioca Anselmo Correia o havaiano Dustin Barca e o paulista Renato Galvão.
Melhor para o havaiano Dustin Barca, que descolou notas 5.00 e 6.83 para garantir uma vaga nas oitavas-de-final. O paulista Renato Galvão correu atrás para somar notas 5.17 e 5.67 e ficar com a segunda vaga, eliminando o carioca Anselmo Correia.
Na segunda bateria, o sul-africano Warwick Wright e o potiguar Jadson André travaram um duelo onda a onda na briga pela classificação.
Quem se deu bem foi o potiguar Jadson André, que já contava com nota 8.00 em seu somatório e conseguiu a virada na última onda ao registrar nota 4.67 para deixar o sul-africano Warwick Wright na segunda colocação. O potiguar Fabrício Junior não se encontrou nas ondas da Brava e amargou a terceira colocação.
?O mar está bem difícil. Comecei a bateria surfando bem em frente ao palanque, mas depois optei por ir mais ao meio da praia e graças a Deus acabou dando certo. No começo não consegui achar boas ondas e fiquei um pouco preocupado. Aí, busquei manter a tranqüilidade e peguei uma boa esquerda na qual mandei duas manobras fortes. Depois consegui pegar outra boa esquerda que me deu a liderança na bateria?, conta o potiguar Jadson André.
?Depois do terceiro round, cada bateria que eu passo é uma vitória. Estou amarradão. Agora estou nas disputas homem a homem e espero fazer um bom resultado em Itajaí. Se der, quero levar o título da etapa para casa?, completa Jadson.
No confronto seguinte o japonês Masatoshi Ohno e o australiano Corey Ziems totalizaram 11.33 em suas duas melhores ondas. Mas no critério de desempate pela maior nota (7.50) o japonês ficou na primeira colocação. O catarinense Marco Polo foi eliminado em terceiro lugar.
##
Na seqüência, o pernambucano Halley Batista garantiu a classificação em primeiro lugar com suas duas últimas ondas surfadas na bateria.
O sul-africano Ricky Basnett liderava o confronto com notas 4.87 e 5.17, quando o pernambucano arrepiou duas direitas para descolar notas 5.67 e 7.83 e barrar o paulista Ricardo Ferreira, eliminado na terceira colocação.
Na quinta bateria o norte-americano Brett Simpson não teve muito trabalho para superar o catarinense Guilherme Ferreira e o paranaense Jihad Khodr.
O norte-americano pegou um belo tubo em sua primeira onda para arrancar nota 9.33 dos juízes. Simpson ainda somou mais 5.33 em seu somatório para garantir uma vaga nas oitavas-de-final.
?Minha bateria até que foi divertida. As ondas estavam glassy e encontrei boas paredes. Até peguei um tubão logo em minha primeira onda. Depois o vento entrou com força e balançou um pouco as ondas. Mas só de passar mais uma fase, fico bem feliz?, comenta Brett Simpson.
Na segunda colocação ficou o catarinense Guilherme Ferreira, autor de notas 4.50 e 4.57. O paranaense Jihad Khodr precisava de 2.47 para avançar, mas suas notas 2.20 e 6.83 não foram suficientes.
Depois foi a vez do cearense Márcio Farney avançar mais uma rodada. Com notas 8.17 e 6.93, Farney deixou o paulista Gilmar Silva em segundo e o carioca Raoni Monteiro na terceira colocação.
No confronto seguinte, o paulista Beto Mariano garantiu mais uma vez a classificação em primeiro lugar.
O paulista fez uma boa escolha de ondas para registrar notas 5.50 e 7.33 e deixar o cearense Adilton Mariano em segundo e o baiano Bruno Galini em terceiro.
Já o niteroiense Bruno Santos fechou a rodada com uma bela vitória sobre o paraibano Jano Belo e o carioca Gustavo Fernandes.
O niteroiense somou notas 5.33 e 7.67 e superou o paraibano Jano Belo, dono de notas 6.00 e 6.50. O carioca Gustavo Fernandes, atual campeão brasileiro profissional, amargou a terceira colocação e foi eliminado.
A direção do Maresia Surf International 2008 promove uma nova chamada às 7 horas deste domingo.