SuperSurf

Farney escova as direitas

Marcio Farney, SuperSurf 2008, Maresias, São Sebastião (SP)

Marcio Farney avança com vontade em Maresias. Foto: Daniel Smorigo.

Nesta quinta-feira (12/6), todas as baterias da repescagem da categoria Masculino foram para a água, na terceira etapa do SuperSurf 2008 em Maresias, São Sebastião (SP). O mar abaixou um pouco em relação a ontem, porém a formação está melhor, com séries em torno de 1 metro.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Clique aqui para ver o vídeo

 

O destaque da repescagem foi o cearense Marcio Farney, que obteve o maior somatório do evento (18.10) e ditou o ritmo da bateria, dominando as direitas e eliminando o catarinense Pedro Norberto.

 

Pedro também surfou muito e fechou com nota 14.07, suficiente para

Wagner Pupo exibe sua experiência e conhecimento do pico. Foto: Daniel Smorigo.

ter passado a maioria das outras baterias, porém enfrentou o adversário mais inspirado do dia.

 

“Fazia muito tempo que eu queria pegar uma prancha mágica de novo. Meu shaper fez uma excelente 6’1″ inspirada no modelo do Kelly Slater, que inaugurei hoje. Minha namorada vai ficar muito feliz com esta vitória no dia dos namorados”, comemora Farney.

 

“Meu sonho é fazer uma final no SuperSurf. Vou aproveitar a boa fase e a prancha nova. Nas próximas baterias tentarei escolher bem as ondas e farei o uso da prioridade que é muito importante. Sou novato, ainda estou aprendendo a jogar”, complementa o cearense.

 

O experiente local Wagner Pupo, demonstrou total conhecimento do pico e se destacou pelo seu estilo e fluidez, para despachar o cearense Itim Silva.

 

“Já tenho uma bagagem boa por aqui, mas hoje em dia a molecada da nova geração está arrebentando. Tive a grande felicidade de pegar duas ondas boas e estou super feliz. Hoje o mar já está um pouco mais definido, com menos correnteza do que ontem. Espero continuar no campeonato?

 

A bateria programada inicialmente para ser a primeira do dia não aconteceu. O catarinense William Cardoso não pôde competir, pois sofreu uma contusão que vai deixá-lo sem surfar por cerca de seis semanas. Melhor para o trialista carioca João Gutemberg, que avança sem esforços.

 

Logo na primeira disputa do dia, o paraibano Jano Belo, vencedor da etapa anterior em Pernambuco, não deu chances ao pernambucano Sávio Carneiro e arrancou nota 8.00 logo no começo da bateria. Na seqüência conseguiu mais 6.67 pontos para deixar seu adversário em combinação e vencer a bateria.

 

Na primeira fase, Jano não se deu bem com sua nova prancha, porém hoje correu atrás do prejuízo e promete dar trabalho. ?O mar abaixou um pouco em relação a ontem, mas mesmo assim ainda tem altas ondas. Graças a Deus eu consegui me achar hoje e pegar uma onda boa logo de cara. Agora só quero passar minhas baterias e me concentrar para os próximos confrontos”, explica Jano Belo.

 

Em um duelo de campeões, o paraibano Fábio Gouveia não encontrou as ondas que precisava e foi derrotado pelo atual campeão brasileiro, o paulista Renato Galvão pela pequena diferença de 0.90.

 

Na bateria seguinte, o catarinense Marco Polo mandou o paulista Bruno Moreira mais cedo para casa. O vencedor escolheu as melhores ondas para o somatório das melhores notas, 6.33 e 5.33 pontos, enquanto Bruno tinha 3.50 e 4.37 pontos.

 

##

Jano Belo não dá mole e impõe seu ritmo para dominar o duelo. Foto: Daniel Smorigo.

O capixaba Michel Grattz derrotou o potiguar defensor do título em Maresias, Danilo Costa, que volta para casa mais cedo. Michel conseguiu uma boa direita logo no começo da bateria e na seqüência uma boa esquerda. Depois disso fez bom uso de sua prioridade e administrou a vitória até o final. Danilo Costa não se deu bem na escolha de ondas. 

 

?O Danilo acabou pegando uma onda ruim e a prioridade ficou comigo. Consegui usá-la até o final para passar a bateria. Minha expectativa para os próximos confrontos é boa. Estou treinando muito e buscarei um resultado expressivo nesta etapa, sempre me dedicando bastante?, declara Grattz. 

 

No décimo primeiro confronto do dia a disputa foi forte e cheia de emoções. O baiano Bruno Galini surfou muito bem, porém não foi suficiente para deter o inspirado catarinense Davi de Jesus que avança

Michel Grattz elimina o defensor do título em Maresias. Foto: Daniel Smorigo.

à terceira fase. Apesar da derrota, Galini promete fazer jus à sua fama de baiano voador nas ondas de Maresas. 

 

“Deixei o Davi ir em uma esquerda que eu tinha a prioridade, pois achei que a onda ia engordar, mas ela acabou armando e ele obteve uma ótima pontuação. Com certeza agora tentarei tudo na expression session”, diz Galini.

 

Outro duelo muito disputado rolou entre os nordestinos Paulo Moura e Fabrício Júnior, porém mesmo com a demora das séries o pernambucano ex-integrante do WCT levou a melhor. “Minha bateria foi bem difícil, não veio muita onda. O que importa é que eu passei. Estou feliz de avançar no campeonato. Pretendo me soltar mais na

próxima fase e focar o máximo no surf”, diz Paulo Moura.

 

Terceira etapa do SuperSurf 2008

 

Repescagem

 

1 João Gutemberg (RJ) 1.00 x 0.00 William Cardoso (SC) – contundido

2 Jano Belo (PB) 14.67 x 7.57 Sávio Carneiro (PE)

3 Renato Galvão (SP) 9.07 x 8.17 Fábio Gouveia (PB)

4 Marco Polo (SC) 11.66 x 7.87 Bruno Moreira (SP)

5 Flávio Costa (BA) 11.17 x 10.33 Thiago de Souza (CE)

6 Michel Grattz (ES) 11.90 x 7.60 Danilo Costa (RN)

7 Marcelo Trekinho (RJ) 11.23 Robson Gobbato (RS)

8 Wagner Pupo (SP) 16.27 x 11.03 Itim Silva (CE)

9 Igor Morais (RJ) 14.20 x 4.83 Ricardo Ferreira (SP)

10 Saulo Junior (SP) 12.00 x 11.43 Lucinho Lima (CE)

11 Davi de Jesus (SC) 14.40 x 12.50 Bruno Galini (BA)

12 Guilherme Sodré (RJ) 15.84 x 11.80 Daison Pereira (RS)

13 Paulo Moura (PE) 8.43 x 5.00 Fabrício Junior (RN)

14 Angelino Santos (CE) 10.93 x 5.26 Leandro Bastos (RJ)

15 Diego Rosa (SC) 15.00 x 13.10 Pericles Dimitri (PR)

16 Márcio Farney (CE) 18.10 x 14.07 Pedro Norberto (SC)

 

Terceira fase

 

1 Odirlei Coutinho (SP) x Michel Grattz (ES)

2 Guilherme Herdy (RJ) x Márcio Farney (CE)

3 Adilton Mariano (CE) x Diego Rosa (SC)

4 Marco Polo (SC) x Thiago Bianchini (SC)

5 Marcelo Trekinho (RJ) x Guilherme Sodré (RJ)

6 Wagner Pupo (SP) x Angelino Santos (CE)

7 Paulo Moura (PE) x Messias Félix (CE)

8 Jano Belo (PB) x João Gutemberg (RJ)

9 André Silva (CE) x David do Carmo (SP)

10 Guga Arruda (SC) x Fábio Silva (CE)

11 Wilson Nora (BA) x Saulo Junior (SP)

12 Beto Fernandes (SP) x Pedro Muller (RJ)

13 Renato Galvão (SP) x Bruno Santos (RJ)

14 Davi de Jesus (SC) x Yuri Sodré (RJ)

15 Flávio Costa (BA) x Igor Moraes (RJ)

16 Gustavo Fernandes (RJ) x Peterson Rosa (PR)

Exit mobile version