Favoritos fazem lição de casa no Recreio

Hizunomê Bettero - Oakley Junior Challenger 2004

Estrutura do Oakley Junior Challenger 2004. Foto: Ricardo Macario.
Apesar da pouca idade, os surfistas que disputam o Oakley Junior Challenger 2004 tiveram de encarar na um desafio de gente grande na estréia da competição, realizada nesta quinta em ondas de 2 metros com séries maiores no Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro.

 

O prazo para o inicio do evento começou ontem, mas com a entrada de um grande swell prevista para hoje, os organizadores optaram por usar a janela e estrear o evento em ondas maiores.

 

Os cabeças-de-chave confirmaram seu favoritismo e largaram na frente na corrida pelo título. O catarinense Jean da Silva finalizou na primeira colocação ao totalizar 26,4

Simão Romão durante free-surf antes do início das disputas. Foto: Ricardo Macario.
pontos na soma das suas três melhores ondas. Em segundo lugar ficou o paulista Hizunomê Bettero com 24,9 pontos, seguido do conterrâneo Adriano de Souza, que somou 23,3 pontos, e o carioca Simão Romão, quarto colocado com 22,9 pontos.

 

Mas hoje foi só o primeiro dia do evento e muita água ainda vai rolar, literalmente, principalmente porque o auge do swell ainda não chegou e não há eliminação na prova. Todos os atletas se enfrentarão entre si, num total de dezesseis baterias, e vence o autor da maior somatória de pontos ao término das disputas.

 

Em cada bateria são somadas as três melhores notas e o atleta pode escolher uma delas para ter seu valor dobrado, o que acaba

Jean da Silva sai na frente na corrida pelo título. Foto: Ricardo Macario.
fazendo a diferença em ondas grandes e condições bastante difíceis. Foi justamente isso que definiu as primeiras colocações no ranking. Enquanto Jean acertou ao dobrar sua maior nota, um 9, Mineirinho fez o contrário.

 

O atual campeão mundial Pro Junior acabou dobrando um 4,4 quando tinha um 8,5 e um 6. “O mar estava difícil, mas valeu. É importante competir nestas condições para ir acostumando. Esperei demais por uma onda boa e acabei escolhendo errado na hora de dobra, mas ainda tem muito tempo pela frente”, analisa Mineirinho.

 

Hizunomê, campeão brasileiro amador de 2002, acredita que a experiência em ondas maiores e competições ajudou. “Neste tipo de mar

Hizunomê Bettero mostrou disposição na escolha de ondas. Foto: Ricardo Macario.
a experiência acaba fazendo a diferença, já que a escolha de ondas é difícil e a correnteza atrapalha mais ainda”, diz o surfista, que chegou a quebrar uma prancha antes da bateria.

 

Para o direto técnico Pedro Falcão, o primeiro dia superou as expectativas e a garotada teve que mostrar serviço para o publico presente, bastante razoável para uma quinta-feira na cidade maravilhosa. “O mais dificil foi escolher o local e começar, depois embala. Os favoritos acabaram levando a melhor, mas a experiência foi boa para todos”, diz.

 

Com a possibilidade de ondas ainda maiores nesta sexta, os organizadores devem levar o evento para o Canto do Recreio, ao lado da pedra, ou para o Cantão do Leblon ou até

A quinta-feira ensolarada reuniu um bom público na praia do Recreio. Foto: Ricardo Macario.
para o Grumari. A chamada será feita às 730 horas.

 

Patrocínio: Star Point Surf Shop. Co – Patrocínio: Restaurante Spoletto e ADINA
Apoio – Prefeitura do Rio de Janeiro, Revista Fluir, Waves.Terra e E – Surf. Organização Técnica: ABRASP – Associação Brasileira de Surf Profissional, FESERJ – Federação de surf do Estado do Rio de Janeiro  e  CBSURF – Confederação Brasileira de Surf.


Ranking parcial do Oakley Junior Challenger 2004

 

Jean da Silva (SC) 26,4
Hizunome Bettero (SP) 24,95
Adriano Mineirinho (SP) 23,3
Simão Romão (RJ) 22,9
Edgley Santos (SP) 19,3
Diego Santos (SP) 18,55
Andrew Serrano (SP) 16,85
Felipe Martins (CE) 14,85
Pablo Paulino (CE) 14,2
Eric de Souza (RJ) 14
William Cardoso (SC) 13,75
Hugo Bittencourt (RJ) 11,7
Júnior Faria (SP) 9,1
Giancarlo Zampieri (SC) 8,5
Dennis Tihara (BA) 7,9
Davi do Carmo (SP) 0,5 (estava com a mão machucada)

 

Baterias desta sexta-feira

 

1 Adriano Mineirinho, Edgley Santos, Andrew Serrano, Davi do Carmo
2 Jean da Silva, Felipe Martins, Júnior Faria, Giancarlo Zampieri
3 Simão Romão, Eric de Souza, Hugo Bittencourt, Pablo Paulino.
4 Hizunomê Bettero, William Cardoso, Diego Santos, Dennis Tihara

Exit mobile version