A Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) participou na última terça-feira de uma reunião com representantes de órgão públicos e associações, para definir um acordo entre pescadores e surfistas durante a tradicional temporada de pesca da Tainha, nas praias de Florianópolis.
A Fecasurf apresentou proposta referente a liberação da prática do surf em alguns pontos da praia da Lagoinha do Leste, Matadeiro, Morro das Pedras, Moçambique, Santinho, Ingleses e Praia Brava. Além da liberação total para a prática do esporte nas praias Mole e Joaquina.
A homologação do acordo ficou agendado para o próximo dia 6, no Ministério Público de Santa Catarina.
Cópia do documento A Federação Catarinense de Surf, FECASURF, por meio do seu representante legal, nos autos do Inquérito Civil 06.2013.00000852-0, vem publicamente informar seu respeito pela tradição da pesca da tainha, registrando, todavia, sua responsabilidade na defesa dos direitos e interesses dos praticantes do Surf no Estado de Santa Catarina e em Florianópolis.
Em razão disso, comparece a FECASURF perante Vossa Excelência para mostrar sua disposição, no sentido de realizar acordo com os pescadores, antes que seja tomada qualquer providência de ordem judicial em face da Lei Municipal de Florianópolis número 4.601/95.
Nesses termos, propõe a FECASURF, desde já, caso seja tal proposta inserida em Lei, que a liberação da prática do surf se dê nas praias da Lagoinha do Leste, Matadeiro, a 500 metros do canto esquerdo da praia da armação, a 500 metros do canto direito do Morro das Pedras, a 500 metros para a esquerda da estrada de entrada da praia do Moçambique, a 500 metros do costão das Aranhas na Praia do Moçambique, a 500 metros do canto direito da Praia do Santinho, a 500 metros do canto esquerdo da praia dos Ingleses e a 500 metros do canto esquerdo da praia Brava.
Em tal acordo também deverá ser preservada a total liberdade da prática do surf nas praias Mole e Joaquina, onde não poderá ser permitida nenhuma instalação ou autorização para a prática de pesca, em qualquer modalidade.
Por fim, importa registrar que estamos abertos para tal acordo até o início do mês de maio de 2013, após o que estará a FECASURF compromissada na defesa dos direitos e interesses de seus associados. (Frederico Herondino Leite Neto / presidente da Federação Catarinense de Surf).