Felipe é bicampeão

0

Sidney Guimarães fatura o título da categorias Estreantes. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
Os atletas Sidney Guimarães, de Peruíbe, e Felipe Toledo, de Ubatuba, garantiram os títulos paulistas por antecipação na terceira e penúltima etapa do Hang Loose Surf Attack, encerrada no último domingo na praia de Juqueí, São Sebastião.

 

Sidinho faturou a categoria Estreantes com 100% de aproveitamento, e Felipe comemorou o bicampeonato na Petit (no máximo 10).

 

Mas, o destaque do final de semana foi o guarujaense Fabrício Caraça, que venceu as categorias Mirim e Júnior.

 

 

Felipe Toledo vence na Petit. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
Outra conquista importante foi a do talento local Miguel Pupo na categoria Iniciantes (até 14 anos), adiando a decisão do título para a etapa do Guarujá, dias 12 e 13 de novembro. No total, a competição reuniu 135 surfistas de sete estados.

 

O sábado contou com ondas de 2 metros, mas no domingo o mar baixou pela metade, mas manteve uma excelente formação.

 

Desde o início, Fabrício, 16, se destacou. Ainda nas quartas-de-final da Mirim, conquistou a melhor onda do evento: 9,25 pontos. E na final comandou toda a bateria para chegar em sua segunda vitória e disparar na liderança.

 

Na Júnior, o também guarujaense Ricardo Silva, novo líder da categoria, deu trabalho e a vitória veio somente nos segundos decisivos. Fabrício precisava de 6,16 pontos e, com uma esquerda com manobras fortes e precisas, tirou 6,60, virando o resultado por menos de meio ponto: 12,20 a 11,75. 

 

?Não tem nem o que falar. Estava encaixado com o mar. O objetivo era ganhar uma categoria, de preferência a Mirim, em que sou líder. Mas, levar as duas foi sensacional. Quero ver se consigo repetir isso na última etapa?, vibrou Caraça.

 

Seus pais Arnaldo Fernandes, o Reca, e Rosângela Caraça, além de seu irmão mais velho, o surfista profissional Bruno Caraça, formaram a torcida do atleta na praia.  

 

As conquistas dos títulos estaduais também tiveram muita emoção. Na Estreantes, Sidinho poderia chegar até em terceiro lugar, mas não quis deixar ninguém carimbar a sua faixa.

 

Nos momentos finais, o guarujaense Caio Ibelli por pouco não roubou a vitória. O pequeno surfista pegou uma boa direita, encerrando com um aéreo. Vencia com 7,91 pontos, porém os juízes lhe deram 7,65. A vitória foi por incríveis 25 décimos (13,60 a 13,35). ?Foi irado, ganhei o circuito e ainda levei a etapa?, vibrou Sidinho.

 

?Este ano foi só alegria?, festejou o surfista, que nos dois últimos circuitos havia terminado como vice-campeão paulista. O surfista de Peruíbe começou a surfar aos cinco anos, como brincadeira, e aos sete quis ser jogador de futebol. Mas a carreira durou apenas seis meses.

 

##

 

Ricardo Silva, segundo colocado na categoria Júnior. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
?Eu era muito ruim, perna-de-pau?, contou o surfista de 12 anos, que chegou também à final da categoria Iniciantes, ficando em quarto lugar e teve a maior somatória da competição, com 16,25.

 

Já na Petit, Felipe entrou determinado e venceu com uma certa folga.

 

?Entrei na bateria pensando em ganhar. E ganhei. No ano que vem quero ser campeão novamente?, disse o filho do bicampeão brasileiro Ricardo Toledo, que começa a seguir os passos do irmão mais velho Matheus Toledo, também duas vezes campeão Petit e outras duas Estreantes.

 

Miguel Pupo garantiu a vitória na categoria Iniciantes. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.

?Quero agradecer ao meu pai, meu irmão e, claro, ao técnico Alberto Jacob?, destacou Felipe, de 10 anos.

 

A torcida local não ficou decepcionada. Miguel Pupo repetiu a vitória de 2004. Acompanhado e orientado pelo pai, o experiente surfista profissional Wagner Pupo, top 4 do SuperSurf, ele abriu a decisão com 7,5 pontos e liderou até o final.

 

“Investi na confiança e ela me retornou com a vitória?, disse o competidor.

 

Matheus, que busca o seu quinto título no Hang Loose Surf Attack, terminou em terceiro lugar, atrás de Yan Guimarães, de Saquarema.

 

Vale destacar que a torcida de São Sebastião ainda torceu muito pelas revelações Bryan Franco, que mora em Juqueí, e Gabriel Medina, surfista de Maresias, que ficaram em terceiro e quarto na Estreantes, numa das finais mais emocionantes do final de semana.

 

Na disputa por cidades, a rivalidade entre Guarujá e Ubatuba foi mantida. Desta vez, os guarujaenses levaram a melhor, depois de quatro vitórias seguidas dos ubatubenses.

 

A diferença foi significativa ? 4.556 a 3.588. Os donos da casa ficaram em terceiro lugar, com 3.190, seguidos dos surfistas de Peruíbe, com 2.901.

 

Os cinco vencedores individuais da etapa ganharam aparelhos de tv. Pelos títulos estaduais, Sidinho e Filipinho ganharão Play Station II, mesmo prêmio que será dado ao campeão Iniciantes.

 

Já os atletas que faturarem a Júnior e a Mirim viajarão para Fernando de Noronha, para acompanhar o Hang Loose Noronha Pro, a badalada disputa do WQS no arquipélago no início de 2006.

 

O Hang Loose Surf Attack – 18ª edição do Circuito Paulista de Surf Amador Júnior, Mirim, Iniciante, Estreantes e Petit tem o patrocínio da Hang Loose. Co-patrocínio da Central Surf, Bleat, Overboard, High Point, Styllos e Hot Water e a apresentação da Revista Fluir. Apoio da Bennett Foam, Reef, Fibratur, Formag?s, Governo do Estado/Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer e Turco Loco.

 

A etapa teve a colaboração da Prefeitura Municipal de São Sebastião, Associação de Surf de São Sebastião e Corpo de Bombeiros. Organização da Federação Paulista de Surf.

 

##

 

Ricardo Silva, vice-campeão da categoria Júnior. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
Resultados

 

Júnior

 

1 Fabrício Caraça – Guarujá

2 Ricardo Silva – Guarujá

3 Jadson André Natal – (RN)/ Guarujá

4 Gabriel Pastori ? Rio de Janeiro

 

Mirim

 

1 Fabrício Caraça ? Guarujá

2 Emerson Silva ? Guarujá

3 Magno Pacheco ? Guarujá

4 Alejo Muniz ? Bombinhas (SC)

 

 

Matheus Toledo decola e consegue o terceiro lugar na Iniciantes. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias.
Iniciantes

 

1 Miguel Pupo ? São Sebastião

2 Yan Guimarães ? Saquarema (RJ)

3 Matheus Toledo ? Ubatuba

4 Sidney Guimarães ? Peruíbe

 

Estreantes

 

1 Sidney Guimarães ? Peruíbe

2 Caio Ibelli ? Guarujá

3 Bryan Franco ? São Sebastião

4 Gabriel Medina ? São Sebastião

 

Petit

 

1 Felipe Toledo ? Ubatuba

2 Wesley Santos ? Peruíbe

3 Edgar Groggia ? Peruíbe

4 Luan Wood ? Florianópolis (SC)

 

Cidades

 

1 Guarujá ? 4.556 pontos

2 Ubatuba ? 3.588

3 São Sebastião ? 3.190

4 Peruíbe ? 2.901

5 Praia Grande ? 1.932

6 São Vicente ? 1.673

7 Itanhaém 990

8 Mongaguá 761

 

Ranking depois de três etapas

 

Júnior

 

1 Ricardo Silva – Guarujá ? 2.140

2 Wiggolly Dantas ? Ubatuba ? 1.900

3 Jadson André ? Natal (RN)/ Guarujá ? 1.895

4 Fabrício Caraça ? Guarujá ? 1.712

 

Mirim

 

1 Fabrício Caraça ? Guarujá ? 2.656

2 Alejo Muniz ? Florianópolis (SC) ? 2.160

2 Emerson Silva ? Guarujá ? 2.160

4 Jadson André ? Natal (RN)/ Guarujá ? 2.086

 

Iniciantes

 

1 Matheus Toledo ? Ubatuba ? 2.810

2 Miguel Pupo ? São Sebastião ? 2.710

3 Marco Aurélio ? Ubatuba ? 1.896

4 Yan Guimarães ? Saquarema (RJ) ? 1.865

 

Estreantes

 

1 Sidney Guimarães ? Peruíbe ? 3.000

2 Jessé Mendes ? Guarujá ? 2.456

3 Gabriel Medina ? São Sebastião ? 2.195

4 Lucas Santos ? Ubatuba ? 1.997

 

Petit

 

1 Filipe Toledo ? Ubatuba ? 2.900

2 Wesley Santos ? Peruíbe ? 2.610

3 Luan Wood ? Florianópolis (SC) ? 2.539

4 David Silva ? Guarujá ? 2.114