Santa Catarina

Feriado dos bons

Praia da Tereza Santa Catarina.

Enquanto as previsões apontavam o maior swell do ano até o momento, a galera de Capão Novo, como de costume, já elaborava o bate-volta ao sul de Santa Catarina, procurando por boas condições de surfe.

O mar, já na quinta-feira (27/4), começava a reagir e a ressaca de sul já encostava. Na sexta-feira (28/4), o mar estava com ondas de até 2,5 metros na costa gaúcha. As ondas tinham tamanho e formação excelentes, porém, com muita corrente e perigo eminente – já que havia uma rede de pesca solta.

Na manhã de sábado (29/4), saímos cedo na expectativa de ver o mar e surfar altas ondas. Chegamod ao Cardoso, no Farol de Santa Marta, e o dia iniciava sem vento, com o mar enorme. Um espetáculo da natureza. Séries de 10 pés fechavam a praia e alguns atirados com as suas gunzeiras garantiram o show de surfe. O clima de tensão na praia, com os fotógrafos,

os jets skis na água e, é claro, o crowd botando pra baixo nas morras, completavam um cenário incrível na beira-mar de uma das praias mais famosas no país por “segurar” grandes ondulações e proporcionar um verdadeiro show de ondas grandes.

As bombas entravam no Cardoso, e nós seguimos à procura de boas ondas. Depois de conferir a Galheta, chegamos na praia da Tereza e encontramos ondas clássicas! Séries de até 1,5 metro entravam muito bem alinhadas na pequena baía. As direitas que vinham no morro eram longas, tubulares e perfeitas. As esquerdas do meio da praia estavam em pé e muito manobráveis.

A galera nem pensou e correu pra água. Todo mundo pegou altas ondas e, na ocasião, ainda consegui registrar alguns belos momentos. As ondas estavam realmente muito perfeitas. Surfamos por horas e todos fizemos a cabeça. Saímos da água e fomos comer aquele prato feito na beira da praia, com o visual da Prainha do Farol.

O swell perdeu força rapidamente, mas não podíamos deixar de voltar para a Tereza depois das ondas que surfamos de manhã. Mesmo menor, o fim de tarde não decepcionou, com ondas de meio a 1 metro, um pouco mais balançadas pela brisa que soprava, mas as direitas abriam e rolavam pela praia toda. O entardecer com a coloração alaranjada, fechou com chave de ouro um dia de sonho, com ondas clássicas e muito surfe.

Exit mobile version