Billabong Eco Festival

Fernandez é dez

0

Marco Fernandez arranca primeira nota 10 da carreira no Billabong Eco Festival. Foto: Fabriciano Jr. / SurfBahia.com.br.

Michael Rodrigues avança com mais uma boa atuação em Jaguaribe. Foto: Fabriciano Jr. / SurfBahia.com.br.

O baiano Marco Fernandez foi o grande destaque da abertura do Billabong Eco Festival 2011, agora válido como etapa do World Star Tour (antigo WQS) de nível 2 estrelas na praia de Jaguaribe, Salvador (BA).


Clique aqui para ver as fotos

 

Nesta quinta-feira, o atleta de Arembepe fez bonito na nona bateria da primeira fase e anotou o primeiro 10 da carreira com uma sequência impressionante de rasgadas e batidas até o inside.

 

Em ondas de meio metro, Fernandez ainda garantiu o maior somatório do dia com nota 7.00 no descarte. Ian Costa completou a dobradinha baiana e se classificou em segundo, com 8.50 no total. Saulo Carvalho (3º) e Saul Senna (4º) acabaram eliminados da disputa.

 

“Cheguei motivado pela classificação ao Mundial Pro Junior ontem (quarta-feira) e estou surfando à vontade aqui em Jaguaribe. Graças a Deus consegui avançar, apesar do mar difícil. Achei duas ondas boas e consegui fazer o meu primeiro 10 da carreira”, comemora Marco.

 

A classificação para Mundial Sub-20 da ASP foi obtida de maneira dramática na última quarta-feira. Fernandez foi eliminado na terceira fase da etapa decisiva da seletiva sul-americana e ficou com a sexta e última vaga, quando não tinha mais esperanças.

 

“Não sabia nem que tinha chances de classificação. Vim de manhã só para assistir o campeonato e depois fui à praia do Forte fazer algumas fotos. Chegando lá me avisaram pelo rádio, na hora eu nem acreditei”, conta o atleta, que garantiu sua vaga depois que a ASP South America confirmou a mudança de que os seis primeiros colocados no ranking se classificariam, ao invés dos quatro antes anunciados.

 

Cabeça-de-chave número 1 do Billabong Eco Festival, o cearense Pablo Paulino foi outro destaque da primeira fase. Com o segundo maior somatório do dia, 15.10, Paulino venceu a bateria de abertura contra o paraibano Elivelton Santos (2º), o catarinense Luan Wood (3º) e o pernambucano Rhamon Austin (4º).

 

“Estou amarradão em estar na Bahia. Aqui rolam altas ondas. Quero conseguir a vitória para ganhar um dinheiro extra, já que os pontos não vão alterar muito a minha situação”, diz Paulino, 97º colocado no ranking unificado da ASP.

 

O experiente Edvan Silva foi outro cearense que andou bem em Jaguaribe. Na bateria mais equilibrada do dia, Edvan só conseguiu a vitória na última onda, uma esquerda bem trabalhada de backside. Edvan terminou com 12.85 no somatório contra 12.05 do segundo colocado, Vicente Romero. Michel Roque (3º) e Adson Mauricio (4º) acabaram eliminados da competição.

 

“As ondas estão demorando um pouco, mas continuam com boa formação. Comecei a bateria na liderança e cai para terceiro. Mas consegui achar aquela esquerda e avançar para o segundo round. Estou muito feliz e espero continuar assim nas próximas fases”, diz Edvan.

 

Boa parte dos atletas que disputou a seletiva para o Mundial Pro Junior no início da semana ficou em Salvador para a disputa do WST. A molecada deu trabalho para os profissionais nesta quinta e dominou algumas baterias da primeira fase. 

 

Classificados para o Mundial Sub-20, Ian Gouveia e Marco Fernandez venceram suas respectivas baterias e avançaram para o próximo round. Outros atletas que participaram da seletiva e também avançaram em primeiro nesta quinta foram Nathan Brandi, Matheus Navarro, Geovane Ferreira, Yan Guimarães e Felipe Braz.

 

Já o cearense Michael Rodrigues, vice-campeão da etapa baiana da seletiva e que ficou de fora do Mundial por não ter participado de todo o circuito, foi novamente um dos destaques em Salvador e avançou com 12.25 pontos na bateria que também classificou Cesar Molusco (2º) e eliminou Thiago Guimarães (3º) e Gabriel Mello (4º).

 

“A gente entra nos campeonatos sempre para vencer, passar as baterias. Vou dar sequência neste evento da Billabong e tentar chegar à final novamente. A Bahia sempre surpreende e, apesar de não estar igual ao Pro Junior, as ondas continuam boas”, diz Michael Rodrigues.

 

Outros destaques do dia e que também venceram suas baterias foram o pernambucano Bruno Rodrigues, autor da segunda maior nota da primeira fase (8.00), e os experientes atletas baianos Armando Daltro e Christiano Spirro.

 

A chamada para o início da segunda fase acontece nesta sexta-feira a partir das 10 horas (horário de Brasília). Uma frente fria avança pelo litoral do estado e a expectativa é de boas ondas para os dois últimos dias de evento.

 

O Billabong Eco Festival é transmitido ao vivo pelo site SurfBahia. 

 

Segunda fase do Billabong Surf Eco Festival 2011


1 Pablo Paulino (Bra), Nathan Brandi (Bra), Alan Jhones (Bra) e César Aguiar (Bra)
2 Elivelton Santos (Bra), Cauê Wood (Bra), Matheus Navarro (Bra) e Michael Rodrigues (Bra)
3 Ian Gouveia (Bra), Geovane Ferreira (Bra), Vicente Romero (Bra) e Daniel Gonçalves (Bra)
4 John Max (Bra), Bruno Galini (Bra), Edvan Silva (Bra) e Yan Guimarães (Bra)
5 Marco Fernandez (Bra), Felipe Braz (Bra), Ulisses Meira (Bra) e Bino Lopes (Bra)
6 Ian Costa (Bra), Dunga Neto (Bra), Armando Daltro (Bra) e Christiano Spirro (Bra)

7 Bruno Rodrigues (Bra), Vicente Romero (Bra), Tânio Barreto (Bra) e Betinho Rosa (Bra)

8 Raphael Seixas (Bra), Jonathan Busetti (Bra), Dennis Tihara (Bra) e Itim Silva (Bra)