Oakley Pro

Ferreira faz a festa local

Guilherme Ferreira, Oakley Pro 2012, praia da Joaquina, Florianópolis (SC)

Local da Joaquina, Guilherme Ferreira fica com título da primeira etapa do Oakley Pro 2012. Foto: Basílio Ruy.
Experiência fala mais alto e Rodrigo Dornelles termina em segundo. Foto: Basílio Ruy.
Revelação do estado, Yuri Gonçalves alcança o terceiro lugar. Foto: Basílio Ruy.
Ícaro Rodrigues também representa nova geração no pódio. Foto: Basílio Ruy.

O catarinense Guilherme Ferreira sagrou-se campeão do Oakley Pro 2012, etapa de abertura do Circuito Catarinense Profissional encerrada neste domingo na praia da Joaquina, Florianópolis (SC).

Clique aqui para ver as fotos

 
Em ondas de até 1 metro e boa formação, o atleta local da Joaca espancou as ondas da casa para assumir a liderança do circuito estadual e de quebra embolsar o cheque de R$ 8 mil.

Com potentes batidas de backside e manobras sempre no critério, Ferreira derrotou o gaúcho Rodrigo “Pedra” Dornelles (2o), o catarinense Yuri Gonçalves (3o) e o paulista Ícaro Rodrigues (4o) na final.

A decisão reuniu atletas de diferentes gerações na capital catarinense: os radicais Ícaro Rodrigues, 22, e Yuri Gonçalves, 20, desafiaram os surfistas da velha guarda Rodrigo Dornelles, 38, e Guilherme Ferreira, 32.

A experiência falou mais alto e os mais velhos, sem patrocínio, ficaram nas primeiras posições do evento estadual e que também distribuiu pontos no ranking da elite do surf brasileiro.

“Estou muito feliz de vencer com este apoio da galera aqui da Joaquina. O campeonato foi alucinante, todos os dias deram boas ondas e só tenho que agradecer pela torcida”, comemora Guilherme.

Guilherme, que já havia sido vice-campeão da etapa brasileira do Alas Tour, realizada no final do ano passado na vizinha praia Mole, confirmou a boa fase com uma bela atuação na final do Oakley Pro.

Depois de um início devagar, ele roubou a liderança de Rodrigo Dornelles com três fortes batidas de backside e nota 8.83, a maior da bateria.

Pedra tentou reagir com manobras até o inside, mas as notas 6.83 e 6.80 não foram suficientes para tirar o título de Ferreira, que ainda confirmou a vitória com 7.97 pontos na última onda. O placar final terminou 16.80 a 13.63 para o surfista local da Joaquina.

“Acho que meu psicológico melhorou muito durante essas últimas competições. A prancha também está no pé. Agora, com esta sequência de bons resultados, espero conquistar o primeiro título catarinense da minha carreira”, completa Guilherme.

Com o vice-campeonato, Rodrigo Dornelles, que por muitos anos representou o Brasil na elite mundial, engorda a conta bancária em R$ 5 mil e assume a vice-liderança do ranking catarinense com 1.290 pontos.

Destaques durante o dia decisivo com um show de aéreos e manobras radicais na Joaquina, Yuri Gonçalves e Ícaro Rodrigues acabaram a final como coadjuvantes e completaram o pódio na terceira e quarta posição, respectivamente.

Nota 10 Na última bateria da quarta fase, o carioca Pedro Henrique deu um show de frontside e cravou a única nota 10 da competição.

Pedrinho rasgou forte na parte crítica da onda e mandou um aéreo na sequência para garantir a nota máxima.

Na mesma bateria, o surfista ainda arrancou 9.23 dos juízes e, com 19.23 no somatório, estabeleceu os recordes do campeonato. Pedro foi eliminado nas oitavas-de-final e terminou o campeonato na nona posição.

Fora de combate O troféu de campeão do Oakley Pro 2011 foi entregue a Tiago Bianchini. O atual campeão catarinense quebrou o tornozelo do pé direito no início do mês ao cair de um tubo na praia dos Naufragados.

Muito querido pela torcida e pelo staff do campeonato, o atleta recupera-se bem de uma cirurgia no local e deve ficar de molho pelos próximos quatro meses.

A próxima etapa acontece entre os dias 1 e 3 de junho na Prainha, São Francisco do Sul (SC).

Resultado do Oakley Pro 2012

1 Guilherme Ferreira (SC)
2 Rodrigo Dornelles (RS)

3 Yuri Gonçalves (SC)

4 Ícaro Rodrigues (SP)
5 Caetano Vargas (SC)
5 Neco Padaratz (SC)
7 Márcio Farney (CE)
7 Antônio Eudes (CE)
9 Pedro Henrique (RJ)
9 Magno Pacheco (SP)
9 Rudá Carvalho (BA)
9 Odirlei Coutinho (SP)
13 Ulisses Meira (PB)
13 Marthen Pagliarini (SC)
13 Dennis Tihara (BA)
13 Marco Giorgi (Uru)

Exit mobile version