Santos Surf

Festa no Quebra-Mar

0

O cenário perfeito para um campeonato de surf. Sol forte, ondas de qualidade e alto nível técnico entre os competidores. Foi assim a abertura do Circuito Santos Surf 2016, no último domingo (27), no Quebra-Mar, no Parque Municipal Roberto Mario Santini.

A competição patrocinada por Grupo Mendes, Colorado Jeep e Grupo NRSports, é exclusiva para as categorias de base, com o objetivo claro de revelar e formar novos valores, sobretudo na Cidade, onde o surf “nasceu” no Brasil, ainda na década de 30.

Alguns surfistas de outras cidades foram convidados a fortalecer as disputas e fizeram a festa em quatro das seis categorias. Três delas vencidas por atletas de Guarujá, com Eduardo Motta, recém-chegado do Havaí, na iniciante (até 14 anos), Louisie Frumento, na feminina, e Alax Soares, na júnior (ambas com limite de 18 anos); e uma por um bertioguense, Daniel Duarte, na petit (10 anos para baixo), que inclusive garantiu a maior somatória do evento, 16,33 pontos de 20 possíveis.

Os santistas venceram em duas categorias, com Vinicius Parra sendo o melhor da mirim (no máximo 16 anos) e Roberto Alves na estreante (sub12). Parra, que vem de sequência de títulos neste circuito, foi um dos destaques, também garantindo o terceiro lugar na iniciante. “Foi um resultado muito bom. Na iniciante foi uma disputa bem acirrada e na mirim a vitória veio mais fácil. O objetivo é tentar os dois títulos novamente”, vibrou o surfista, que em 2014 faturou na estreante, iniciante e mirim e ano passado repetiu a dose nas duas categorias que disputa este ano.

Roberto Alves também ficou feliz em vencer “em casa” para tentar o seu terceiro título seguido – é bicampeão da petit – e garantiu a vitória com uma onda 7,93. “Agora estou na estreante e com essa vitória, o objetivo é buscar mais essa conquista. Treino todo dia aqui no Canal 1, então conheço bem essa onda”, comentou Robertinho, uma das grandes revelações do Circuito.
Na categoria iniciante, a disputa pela vitória foi acirrada. Mateus Lima, de Itanhaém, saiu na frente com uma nota 8,17, mas Eduardo Motta escolheu bem as ondas e virou o resultado. O resultado final mostrou bem o que foi a bateria, com a diferença de menos de um ponto entre os dois – 13,83 a 13,00. “É sempre bom vencer, seja qual for o campeonato. O nível aqui foi muito bom”, disse Mottinha, ainda no ritmo das ondas do Havaí.

Na júnior, Alax Soares não deu chances aos adversários, com notas 7,67 e 8,5, para somar 16,17. Na petit, Daniel Duarte seguiu surfando bem como na semifinal, para assegurar a vitória. Já entre as meninas, Louisie Frumento foi bem superior às rivais. Sua melhor onda, o 8,5, foi melhor do que a somatória da segunda colocada, a santista Isadora Parra (irmã de Vinicius). De quebra, a atual campeã guarujaense e do Rip Curl Grom Search, ainda marcou um 6,33, para finalizar com 15 pontos. “Foi a melhor páscoa de todas. Estou muito feliz. Como moro em Guarujá, tenho a oportunidade de treinar em vários tipos de ondas e aqui fiz o arroz com feijão”, disse a vencedora.

Para finalizar, o evento contou com uma disputa extra, um Air Show, valendo só aéreos. A bateria teve como destaque e vitorioso o especialista na manobra, Icaro Rodrigues, que representou a NR Sports, também patrocinadora da equipe santista no Circuito Paulista.

“O campeonato foi sensacional. Deus abençoou esse domingo de Páscoa, com ondas, muito sol, muita alegria, a criançada se divertindo e, além disso, com notas altíssimas. Um campeonato de nível nacional, com grandes estrelas do surf juvenil da nossa região”, comemorou o presidente da Associação Santos de Surf (ASS), Marcos Andrade, o Cabeça. “Estou muito feliz com a participação de todos os patrocinadores e apoiadores e a Secretaria de Esportes”, disse o dirigente, também agradecendo o atuante trabalho do diretor técnico do evento, Mauro Rabellé. “Foi um grande parceiro”.

Ele ressaltou que agora os olhares se voltarão para o Festival Santos de Longboard, novo evento que será realizado em abril, também no Quebra-Mar, com o objetivo de realizar uma grande confraternização e revitalizar a categoria. “Promete ser o campeonato do ano. Estamos acreditando num grande evento, com grandes nomes, com uma festa de confraternização há muito tempo não vista nas praias de Santos”, anunciou.

O Circuito Santos Surf 2016 terá mais duas etapas também no Quebra-Mar, sempre com um dia de disputa e período de espera pelas melhores condições do mar, dando preferência para o final de semana. A janela da segunda disputa será de 2 a 10 de julho e a terceira entre 27 de agosto e 4 de setembro.

Em cada etapa, os quatro melhores colocados de cada categoria recebem troféus, medalhas e kits oferecidos pelos apoiadores. Os atletas residentes/radicados em Santos que somarem o maior número de pontos nas três disputas serão declarados campeões do Circuito, garantindo vagas para a equipe que representará a Cidade no Circuito Paulista Hang Loose (com todas as despesas custeadas pela ASS). Já os surfistas de outras cidades receberão as premiações das etapas e não estarão no ranking.

O Circuito Santos Surf 2016 tem os patrocínios de Grupo Mendes, Colorado Jeep e Grupo NRSports, através de projetos aprovados pelo Programa Municipal de Incentivo e Apoio ao Esporte, da Secretaria Municipal de Esportes de Santos. Apoios de Zampol Surfboards, Fuwax, Surf Trunk, Rubber Stick, Okumura Temakeria, TV Tribuna, FMA Notícias, Ph3, MSContent e Fupes.

RESULTADOS DA 1ª ETAPA

JÚNIOR

1 Alax Soares (Guarujá)
2 Vitor Magliani (Praia Grande)
3 Vitor Toledo (Itanhaém)
4 Marcos Pitoco (Praia Grande)
Melhores santistas – Thomas Mariano e Geraldo Pereira (5º lugar)

FEMININA

1 Louisie Frumento (Guarujá)
2 Isadora Parra
3 Melissa Policarpo (Guarujá)
4 Yohana Serrat (São Vicente)
5 Pamella Mel (São Sebastião)
6 Raquel Carrico

MIRIM

1 Vinicius Parra
2 Caio Augusto (Guarujá)
3 Daniel Nieba (Praia Grande
4 Daniel Ferlin

INICIANTE

1 Eduardo Motta (Guarujá)
2 Mateus Lima (Itanhaém)
3 Vinicius Parra
4 Gustavo Giovanardi (Praia Grande)

ESTREANTE

1 Roberto Alves
2 Renan Rodrigues
3 Noa Portes
4 Yuri Beltrão

PETIT

1 Daniel Duarte (Bertioga)
2 Davi Jihad (Itanhaém)
3 Kauê Ribeiro (Praia Grande)
4 Everton Freitas (Guarujá)
5 Nicolas Chafick
6 Lucas Santos (Itanhaém)