Movistar Pro

Festa peruana em San Bartolo

Sebastián Alarcon, Movistar Pro San Bartolo, Peru

Sebastián Alarcon larga na frente no novo ranking unificado da ASP. Foto: Andrea Carrera / ALAS.

Os peruanos não perderam nenhuma bateria das quartas-de-final e dominaram o pódio em casa no primeiro WQS do ano. Sebastián Alarcon foi quem faturou o título do Movistar Pro no último domingo (17/1) em San Bartolo, Peru.

Clique aqui para ver o vídeo da final

 

No ano passado, Alarcon foi vice-campeão, perdendo na final para o venezuelano Rafael Pereira. Desta vez o atleta não deu chances e derrotou na final o também peruano Gabriel Villaran.
 
O campeão recebeu US$ 4 mil e 250 pontos, largando na frente na disputa do título sul-americano profissional do ASP South America Surf Series 2010 e no “ASP One Ranking”, o novo ranking mundial unificado da Association of Surfing Professionals.

Além disso, o resultado também valeu pontos para o circuito da Associação Latino-Americana de Surf (ALAS). 

 

Os peruanos dominaram as disputas no píer de San Bartolo. Venceram todas as baterias das quartas-de-final, liquidando os três brasileiros que passaram para o último dia.

 

O massacre começou com o vice-campeão Gabriel Villaran derrotando o pernambucano Ernesto Nunes, depois Javier Swayne tirou o carioca Hugo Bittencourt e Sebastián Alarcon barrou o recordista absoluto até ali, o paraibano Alan Saulo. O novo campeão foi quem fez as maiores marcas do domingo, nota 7.67 e 14.17 pontos.
 

O Movistar Pro 2010 abriu o WQS Masculino e na próxima semana inaugura o Feminino no mesmo píer de San Bartolo.

ASP One Ranking As próximas etapas do ASP South America Surf Series 2010, válidas pelo WQS, são no Brasil. O Maresia Surf International Paracuru estreia entre os dias 26 e 31 de janeiro nas melhores ondas do Ceará, realizando o primeiro 6 estrelas de US$ 145 mil dólares em prêmios do ano. Já o tradicional Hang Loose Pro Contest promove na semana seguinte o primeiro “prime location” de pontuação máxima no WQS, de 2 a 7 de fevereiro em Fernando de Noronha (PE).
 
Os dois são os primeiros eventos importantes do ranking mundial unificado, inaugurando a nova tabela de pontos do ASP One Ranking. As etapas com a indicação “prime location” das melhores ondas do WQS foram valorizadas, agora a vitória na Cacimba do Padre vale 6.500 pontos, apesar da premiação ser a mesma das com nível 6 estrelas realizadas em outras praias.

 

Estas também subiram de 2.500 para 3.000 pontos, com os outros níveis sendo mantidos em 2.000 pontos para 5 estrelas, 1.000 para 4 estrelas, 750 para 3 estrelas, 500 para 2 estrelas e 250 pontos para 1 estrela.
 
Com isso, o vencedor do Maresia Surf International Paracuru no Ceará assume a liderança do ASP One Ranking com 3.000 pontos, mas fica com ela só até ser definido o campeão do Hang Loose Pro Contest no domingo seguinte no arquipélago pernambucano de Fernando de Noronha, que vai receber 6.500 pontos. O novo ranking mundial unificado computa os oito melhores resultados de cada atleta, inclusive dos top 45 no ASP World Tour 2010.
 
No ASP One Ranking, o título em uma etapa do Dream Tour vale 10.000 pontos, o vice-campeão ganha 8.000 e os terceiros colocados que ficarem nas semifinais marcam os mesmos 6.500 pontos da vitória no 6 estrelas “prime”. Os quinze primeiros colocados neste novo ranking se classificam para a divisão de elite, o ASP World Championship Tour, que continua decidindo o campeão mundial da temporada. Já o ranking do WQS foi substituido pelo ASP One Ranking.
 
Resultado do Movistar Pro San Bartolo Peru 2010

 

1 Sebastián Alarcon (Per)
2 Gabriel Villaran (Per)
3 Javier Swayne (Per)
3 Matias Mulanovich (Per)
5 Ernesto Nunes (Bra)
5 Hugo Bittencourt (Bra)
5 Alan Saulo (Bra)
5 Jesus Chacon (Ven)

Ranking ASP One Ranking e ASP South America depois de uma etapa

 

1 Sebastián Alarcon (Per) – 250 pontos
2 Gabriel Villaran (Per) – 188
3 Matias Mulanovich (Per) – 141
3 Javier Swayne (Per) – 141
5 Alan Saulo (Bra) – 105
5 Ernesto Nunes (Bra) – 105
5 Hugo Bittencourt (Bra) – 105
5 Jesus Chacon (Ven) – 105
9 Daniel Gonçalves (Bra) – 79
9 Rafael Teixeira (Bra) – 79
9 Bruno Moraes (Bra) – 79
9 Diego Silva (Bra) – 79
9 Joaquin Maugere (Per) – 79
9 Guillermo Gonzalez (Per) – 79
9 Ricardo Cruzado (Per) – 79
9 Alonso Correa (Per) – 79

Exit mobile version