Festival Caça Talentos agita o Guarujá

Leandro Santos

Leandro Santos, vice-campeão paulista Iniciantes em 2003 e quinto melhor do Estado entre os mirins ano passado, é um dos destaques da competição. Foto: Ivan Storti / FMA.
Com formato e proposta inovadores, acontece neste final de semana, 26 e 27 de março, o Festival Natural Art “Caça Talentos”, que já criou enormes expectativas entre os surfistas sem patrocínio que buscam uma chance nas competições.

 

O evento rola na praia do Tombo, Guarujá, e vai selecionar quatro competidores, que ganharão patrocínio de um ano da empresa para disputar os circuitos municipais, estaduais e brasileiro (os dois últimos desde que consigam vagas oficiais). Um sonho para muitos atletas que não têm chances de competir por total falta de apoio.

 

“É uma iniciativa sensacional e deve inspirar muitas empresas, inclusive fora da surfwear, porque vai ajudar muitos talentos da nova geração. Isso é um grande impulso e a molecada está mais do que animada, todos querem participar”, afirma o técnico Ademir Silva, que orienta mais de 35 surfistas na praia do Tombo – mais da metade atualmente sem patrocínio.

 

Entre os atletas indicados para o Festival Natural Art Caça Talentos, alguns já são destaques no cenário nacional, como Leandro Santos, vice-campeão paulista Iniciantes em 2003 e quinto melhor do Estado entre os mirins ano passado, e Magno Pacheco, vice-campeão guarujaense mirim em 2004, ambos com 15 anos.

 

O diretor técnico do Festival Natural Art Caça Talentos, Marcos Bukão, elogia a iniciativa. “A receptividade nas associações de surf foi muito boa. É uma ótima idéia e que veio suprir uma carência grande”, lembra Bukão, diretor técnico do ISA World Surfing Games há mais de 10 anos.

 

Ao contrário das disputas habituais, os atletas não estarão disputando o título de campeão. Inicialmente, todos os inscritos serão avaliados no quesito estilo, apresentando técnica, talento, linha de surf, ataque, leitura de onda, timing de bateria. Serão 96 que não tenham patrocinador principal nas categorias Iniciantes (até 14 anos), Mirim (no máximo 16) e Junior (limite de 18 anos).

 

As baterias começam sábado, com 24 atletas garantindo participação no domingo, já recebendo premiação, sem distinção de colocação. Metade deles (quatro da Junior, seis da Mirim e dois da Iniciantes) será eleita para uma triagem final, onde também compreenderá uma avaliação psicológica.

 

Também visando valorizar o trabalho de base, a inscrição para o Festival Natural Art Caça Talentos é feita através das associações municipais de surf. Os atletas interessados devem procurar as entidades de suas cidades, que ficarão responsáveis em selecionar e encaminhar a lista dos participantes.

 

Todos os contatos das associações, assim como as regras do evento estão disponíveis no site oficial da Federação Paulista de Surf (fpsurf.com.br). Para obter mais informações, ligue para (0xx13) 3273.4319.

 

“O prazo é até meio-dia de quinta-feira. Depois será aberto para eventuais atletas avulsos que não consigam contato com as associações”, explica Bukão, destacando que a inscrição tem uma taxa simbólica de R$ 10, com direito a uma camiseta. “A prioridade nas inscrições são para as feitas via associação municipal. Atletas que não conseguirem contato, podem enviar o nome para marcosbukao@uol.com.br“, ressalta.

 

No caso de Santos, que acaba de ter fundada a Associação Santos de Surf, as inscrições ficam sob responsabilidade do presidente da entidade, Diniz Iozzi, o Pardal, pelo telefone (0xx13) 9711-1278. “Vamos seguir o ranking municipal do Circuito Wagon Surf Store de 2004”, avisa Pardal.

 

Todo competidor deverá assinar um termo de compromisso de que no caso de ser selecionado firmará contrato de patrocínio com a Natural Art para a temporada 2005. A empresa será o patrocinador principal do atleta, que pode manter seus apoiadores particulares, desde que não haja conflito.

 

Pelo contrato, os selecionados farão parte da equipe Natural Art de Surf Amador, com toda a estrutura para participarem, em suas categorias, de todas as etapas dos circuitos municipais e paulistas, além do Brasileiro Amador, caso consigam vagas, tendo inscrições, despesas de viagens, alimentação e hospedagens custeadas.

 

O Festival Natural Art Caça Talentos tem o apoio da Unimonte, Alma Surf, Prefeitura de Guarujá, Turco Loco e Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo. Colaboração da Associação de Surf de Guarujá e supervisão da Federação Paulista de Surf. Realização da Natural Art.

Exit mobile version