Nos dia 1 e 2 de novembro, acontece na Espanha o “Quasimoto Surf’s Up Invitational”, festival de surf clássico para amantes das décadas de 50 e 60.
Os maiores nomes do longboard clássico espanhol estarão presentes no pico de Burriana, carinhosamente chamada pelos locais de Burrifórnia, pela cultura do surf clássico.
O evento contará com várias atividades como exibição de surf clássico, shows musicais, projeções de filmes antigos e modernos de pranchas LOG (clássicas), competição de pranchas LOG, expression session clássica, competição e exibição de skate longboard, exposições de arte e fotografia relacionadas ao surf e comércio de roupas retro.
Também haverá sorteios de pranchas LOG, skates, quilhas vintage, etc. Tudo isso regado a churrasco e paejas tradicionais.
A competição de pranchas LOG devem seguir algumas determinações básicas. Devem medir mais de 9 pés, pesar mais de 8 kg, somente monoquilhas, bordas 50×50 e matéria prima de fibra ou madeira.
Materiais plásticos ou carbono não serão permitidos. Manobras modernas não serão pontuadas. Não haverá sistema eliminatório e cada surfista terá oportunidade de se apresentar duas vezes e os juízes decidirão quem teve a melhor performance.
Assim como EUA e Austrália, a Europa segue a tendência de dar mais atenção ao longboard clássico, valorizando a essência dos pranchões.
Esses eventos, com características de festivais, crescem cada vez mais pelo mundo, contrariando os rumos que a ASP determinou para o longboard competitivo.
Os eventos Joel Tudor Duct Tape Invitational, O Noosa Heads Surf Festival e o Quasimoto representam a resistência em preservar o surf puro de longboard.