Festival resgata história

0

A partir de 21 de janeiro o tradicional pico do Quebra-Mar recebe a segunda edição do Santos Surf Festival. Foto: Herbert Passos Neto.
Com a proposta de enaltecer e divulgar a cultura do surf na cidade onde nasceu a modalidade no Brasil, o ?Santos Surf Festival? terá a segunda edição de 21 a 27 deste mês.

 

?Vai ser uma semana totalmente ligada ao surf, em que o público poderá curtir, conhecer, aprender, interagir. Teremos a presença de esportistas de renome que fizeram e fazem a história do surf e uma programação variada, envolvendo todas as áreas que atuam nesse esporte?, ressalta Diniz Iozzi, o Pardhal, idealizador do Santos Surf Festival.

 

?A intenção é promover a região e sua cultura. O surf no Brasil começou em Santos, na Praia do Gonzaga, nos anos 30?, acrescentou Pardhal, lembrando que no dia 21 de janeiro é comemorado o Dia Municipal do Surfista.

 

O lendário local de Santos Picuruta Salazar será um dos homenageados no Festival. Foto: Arquivo pessoal PS.
?Vamos contar um pouco da rica história do surf em Santos. Temos inúmeros santistas que se destacaram no cenário mundial, seja dentro ou fora d?água, com os competidores, juízes, dirigentes, técnicos, professores, jornalistas?, acrescentou.

 

O evento terá várias atividades ligadas ao assunto, não só no Quebra-Mar, tradicional palco das competições. Serão homenagens aos pioneiros do esporte na sede da Prefeitura Municipal, no Centro Histórico; Mostra de Filmes no Cine Roxy, no Gonzaga; Surf Music, com apresentação de bandas na rua XV de Novembro, também no Centro; Festival Gastronômico em restaurantes espalhados pela Cidade; e a promoção de vendas de produtos nas principais surf shops.

 

Já para o Quebra-Mar ficam reservados grandes e importantes ações, como o Museu do Surf, que mostra toda a história do surfe brasileiro e mundial através da exposição evolutiva das pranchas, de painéis fotográficos, de peças de vestuário e outros utensílios; o momento de integração social com aulas de surf para alunos portadores de necessidades especiais; as demonstrações de surf diárias de atletas de alta performance e nomes históricos.

 

Outra atração será a etapa de abertura do Brasileiro Profissional de Longboard, os famosos pranchões. A disputa oficial da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) terá R$ 10 mil de premiação, reunindo os melhores atletas da categoria, com destaque para o santista Picuruta Salazar, atual octacampeão brasileiro e recordista de títulos no Brasil.

 

Falando em recorde, o evento também terá promoverá a tentativa de quebra da marca mundial de maior número de surfistas numa mesma onda, numa grande integração entre várias gerações.

 

?Queremos o Quebra-Mar cheio, numa grande festa do nosso esporte, e que Santos seja referência nacional para que todos, inclusive turistas, venham conhecer a história do esporte e, claro, toda a sua cultura envolvida.?, anunciou o idealizador do evento.

 

?Vamos mostrar a viabilidade econômica do surf. Os setores do turismo, cultura, educação e esportes terão a oportunidade de capacitar-se para projeção em âmbito nacional e internacional?, frisou Pardhal, destacando que o surf é hoje um dos esportes mais praticados no Brasil, em sua imensa costa marítima, com mais de 7 mil quilômetros de praias.

 

O 2º Santos Surf Festival terá atividades diárias, de 21 a 27 de janeiro, tendo como ponto principal o Quebra-Mar. Na verdade, a programação começa na véspera (sexta-feira, dia 20), à noite, com a homenagem aos pioneiros na Prefeitura. Personalidades serão destacadas em comemoração ao Dia do Surfista, celebrado todo dia 21 de janeiro.

 

A data entrou para o calendário da Cidade pela Lei Municipal nº 2.172, graças à propositura do vereador Fábio Nunes, o Fabião. Vale lembrar que o esporte nasceu nas ondas santistas com os irmãos Thomas Rittscher Júnior e Margot Rittscher e os saudosos Osmar Gonçalves e João Roberto Suplicy Hafers, o Jua.

 

?Teremos o sorteio de pranchas todos os dias e para concorrer só é preciso pegar o cupom nas surf shops apoiadoras do evento?, revelou.

 

?Quero destacar o esforço enérgico e imprescindível da Prefeitura de Santos. O prefeito João Paulo Tavares Papa colocou 12 secretários municipais das mais diversas áreas e toda a estrutura necessária para a realização do evento?, elogiou Pardhal, lembrando que todas as atividades esportivas e culturais terão transmissão em tempo real pela internet, no site fpsurf.com.br.

 

O 2º Santos Surf Festival tem o patrocínio de VI Fiberglass Foam e Sabesp, com o apoio da Prefeitura Municipal de Santos, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Turco Loco e a colaboração do Caderno de Esportes de A Tribuna. Incentivadores culturais: Silver Surf, Sthill, Rip Wave, Surf Store, Classic Longboards, Hot Water, Zampol e Hawaii Surf Point. Realização da Federação Paulista de Surf, com homologação da Associação Santos de Surf e divulgação da FMA Notícias.