A partir de 21 de janeiro o tradicional pico do Quebra-Mar recebe a segunda edição do Santos Surf Festival. Foto: Herbert Passos Neto. |
?Vai ser uma semana totalmente ligada ao surf, em que o público poderá curtir, conhecer, aprender, interagir. Teremos a presença de esportistas de renome que fizeram e fazem a história do surf e uma programação variada, envolvendo todas as áreas que atuam nesse esporte?, ressalta Diniz Iozzi, o Pardhal, idealizador do Santos Surf Festival.
?A intenção é promover a região e sua cultura. O surf no Brasil começou em Santos, na Praia do Gonzaga, nos anos 30?, acrescentou Pardhal, lembrando que no dia 21 de janeiro é comemorado o Dia Municipal do Surfista.
O lendário local de Santos Picuruta Salazar será um dos homenageados no Festival. Foto: Arquivo pessoal PS. |
O evento terá várias atividades ligadas ao assunto, não só no Quebra-Mar, tradicional palco das competições. Serão homenagens aos pioneiros do esporte na sede da Prefeitura Municipal, no Centro Histórico; Mostra de Filmes no Cine Roxy, no Gonzaga; Surf Music, com apresentação de bandas na rua XV de Novembro, também no Centro; Festival Gastronômico em restaurantes espalhados pela Cidade; e a promoção de vendas de produtos nas principais surf shops.
Já para o Quebra-Mar ficam reservados grandes e importantes ações, como o Museu do Surf, que mostra toda a história do surfe brasileiro e mundial através da exposição evolutiva das pranchas, de painéis fotográficos, de peças de vestuário e outros utensílios; o momento de integração social com aulas de surf para alunos portadores de necessidades especiais; as demonstrações de surf diárias de atletas de alta performance e nomes históricos.
Outra atração será a etapa de abertura do Brasileiro Profissional de Longboard, os famosos pranchões. A disputa oficial da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) terá R$ 10 mil de premiação, reunindo os melhores atletas da categoria, com destaque para o santista Picuruta Salazar, atual octacampeão brasileiro e recordista de títulos no Brasil.
Falando em recorde, o evento também terá promoverá a tentativa de quebra da marca mundial de maior número de surfistas numa mesma onda, numa grande integração entre várias gerações.
?Queremos o Quebra-Mar cheio, numa grande festa do nosso esporte, e que Santos seja referência nacional para que todos, inclusive turistas, venham conhecer a história do esporte e, claro, toda a sua cultura envolvida.?, anunciou o idealizador do evento.
?Vamos mostrar a viabilidade econômica do surf. Os setores do turismo, cultura, educação e esportes terão a oportunidade de capacitar-se para projeção em âmbito nacional e internacional?, frisou Pardhal, destacando que o surf é hoje um dos esportes mais praticados no Brasil, em sua imensa costa marítima, com mais de 7 mil quilômetros de praias.
O 2º Santos Surf Festival terá atividades diárias, de 21 a 27 de janeiro, tendo como ponto principal o Quebra-Mar. Na verdade, a programação começa na véspera (sexta-feira, dia 20), à noite, com a homenagem aos pioneiros na Prefeitura. Personalidades serão destacadas em comemoração ao Dia do Surfista, celebrado todo dia 21 de janeiro.
A data entrou para o calendário da Cidade pela Lei Municipal nº 2.172, graças à propositura do vereador Fábio Nunes, o Fabião. Vale lembrar que o esporte nasceu nas ondas santistas com os irmãos Thomas Rittscher Júnior e Margot Rittscher e os saudosos Osmar Gonçalves e João Roberto Suplicy Hafers, o Jua.
?Teremos o sorteio de pranchas todos os dias e para concorrer só é preciso pegar o cupom nas surf shops apoiadoras do evento?, revelou.
?Quero destacar o esforço enérgico e imprescindível da Prefeitura de Santos. O prefeito João Paulo Tavares Papa colocou 12 secretários municipais das mais diversas áreas e toda a estrutura necessária para a realização do evento?, elogiou Pardhal, lembrando que todas as atividades esportivas e culturais terão transmissão em tempo real pela internet, no site fpsurf.com.br.
O 2º Santos Surf Festival tem o patrocínio de VI Fiberglass Foam e Sabesp, com o apoio da Prefeitura Municipal de Santos, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Turco Loco e a colaboração do Caderno de Esportes de A Tribuna. Incentivadores culturais: Silver Surf, Sthill, Rip Wave, Surf Store, Classic Longboards, Hot Water, Zampol e Hawaii Surf Point. Realização da Federação Paulista de Surf, com homologação da Associação Santos de Surf e divulgação da FMA Notícias.