Festival reúne gerações

Eduardo Bagé, Santos Surf Festival 2006, Quebra-Mar, Santos (SP)

Eduardo Bagé mostra estilo na etapa do Brasileiro de Longboard no Quebra-Mar. Foto: Daniel Smorigo / Freesurfer.com.br.
Com a proposta de enaltecer e divulgar a cultura do surf na cidade onde nasceu a modalidade no Brasil, o ?Santos Surf Festival? teve sua segunda edição entre os dias 21 e 27 de janeiro.

 

O evento contou com várias atividades ligadas ao assunto em toda a cidade de Santos (SP), e não só no Quebra-Mar, tradicional palco das competições.

 

 

Os pioneiros do esporte foram homenageados na sede da Prefeitura Municipal, no Centro Histórico. Entre os homenageados estava o governador do estado de São Paulo Geraldo Alckmin.

 

Cartaz da segunda edição do Santos Surf Festival, realizada entre os dias 21 e 27 de janeiro. Foto: Reprodução.
O Cine Roxy apresentou uma Mostra de Filmes durante toda a semana e a rua XV de Novembro foi palco para apresentações de bandas estilo surf music, além do festival gastronômico em restaurantes espalhados pela cidade.

 

Já para o Quebra-Mar ficaram reservadas grandes e importantes ações, como o Museu do Surf, que mostrou toda a história do surfe brasileiro e mundial através da exposição das pranchas, painéis fotográficos, peças de vestuário e outros objetos.

 

Outra atração foi a etapa de abertura do Brasileiro Profissional de Longboard, os famosos pranchões.

 

A disputa oficial da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) distribuiu R$ 10 mil de premiação e reuniu os melhores atletas da categoria, com destaque para o santista Picuruta Salazar, atual octacampeão brasileiro e recordista de títulos no Brasil.

 

O momento de integração social ficou por conta das aulas de surf para alunos portadores de necessidades especiais, além das demonstrações diárias de surf diárias de atletas de alta performance e nível mundial.

 

Falando em recorde, o evento também promoveu uma tentativa de quebra da marca mundial de maior número de surfistas numa mesma onda, numa grande integração entre várias gerações.

 

A data entrou para o calendário da Cidade pela Lei Municipal nº 2.172, graças à propositura do vereador Fábio Nunes, o Fabião.

 

Vale lembrar que o esporte nasceu nas ondas santistas com os irmãos Thomas Rittscher Júnior e Margot Rittscher e os saudosos Osmar Gonçalves e João Roberto Suplicy Hafers, o Jua.

 

Confira abaixo os vídeos produzidos pelo cinegrafista Fábio Oliveira durante o Santos Surf Festival.

 

Vídeo 1 Integração social

 

Vídeo 2 Thomas Rittscher

 

Vídeo 3 Homenagem Geraldo Alckmin

 

Vídeo 4 Brasileiro de Longboard

 

Vídeo 5 Museu do Surf

 

Vídeo 6 Tentativa de quebra de recorde

 

 

Exit mobile version