Redes no mar

FGSurf alerta o crowd

0

Redes são retiradas do mar durante operação promovida pela FGS. Foto: Harleyson Almeida.

Depois de fortes chuvas e ressacas que passaram pela costa gaúcha nos últimos dias, a equipe da Federação Gaúcha de Surf (FGSurf) alerta para a possibilidade de redes de pesca soltas no mar.

 

Como estas, outros objetos também podem oferecer riscos para a vida dos surfistas, outros praticantes de esportes náuticos e banhistas. Ao longo dos anos foram registradas 48 mortes de surfistas que ficaram presos em redes ou cabos enquanto procuravam apenas se divertir.

  
Para a prática de um esporte seguro, verifique se na praia há áreas demarcadas para a prática. Além disso, é sempre bom observar se não há nenhuma rede, bóia ou calão neste local, principalmente quando o mar apresentar corrente.

Atualmente uma área destinada à prática do surf é de apenas 400 metros. O projeto de lei, apresentado pelo deputado Luiz Fernado Záchia, que prevê a ampliação desta área para 2.100 metros deverá ser votado em breve. É importante salientar que o mesmo projeto foi apresentado anteriormente pelo então deputado estadual Sandro Boka.