Fico ganha espaço no mercado internacional

Fachada de surf-shop em Punta de Lestes, Uruguai, destaca a marca Fico

Fachada da loja Fico em Punta de Leste, Uruguai. Foto: Divulgação.

Criada em 1983, a Fico vem ganhando o mercado internacional.

 

Há dez anos os produtos comercializados pela empresa são encontrados na Europa, Japão e América do Sul.

 

“A Fico tem 22 anos de vida e desde o início acreditamos que ela se tornaria uma marca internacional. Por causa da vinda de marcas estrangeiras ocupando espaço no mercado brasileiro, resolvemos explorar o exterior?, comenta Raphael Levy, diretor e sócio do irmão Cláudio Levy.

 

O lendário santista Picuruta Salazar é atleta Fico. Foto: André Mideus.

A visão do empresário deu certo.

 

Hoje, a marca está registrada em 23 países e, recentemente, Raphael Levyl foi procurado por investidores espanhóis interessados na distribuição da marca naquele país.

 

Em Punta del Leste, famoso balneário uruguaio, Levy já conta há mais de três anos com uma loja de grande sucesso.

 

“Isso é fruto de todo um trabalho de 22 anos. Por três anos participamos da maior feira na Europa, a GlissExpo, que acontece em

 

Carioca Augusto Saldanha também integra a equipe Fico. Foto: Rafael Sobral.
Biarritz, França. A marca é muito forte e é muito grande a procura de distribuidores que desejam novas empresas “made in Brazil“, explica o empresário.

 

Diante da boa exposição no mercado externo, Levy contratou uma empresa para ser responsável pela marca em todos os países, com atribuições que incluem desde a distribuição à exposição e venda dos produtos nas lojas.

 

“Também estamos investindo no conceito da marca, que terá a mesma identidade em qualquer lugar do mundo”, revela.

 

 

Raphael Levy, o Fico, há 22 anos dá nome a uma conceituada marca brasileira. A inspiração vem do surfe aos finais de semana com os amigos em Maresias. Foto: Rafael Sobral.
Entretanto, além de conquistar outros terrenos, Raphael deseja que o mercado brasileiro dê mais valor as marcas nacionais.

 

“O mais importante é valorizar o que é nosso. Um dia, tenho certeza que o nosso mercado do surf vai perceber que é preciso valorizar as marcas brasileiras como eles valorizam as estrangeiras”, avalia.

 

Somada a estratégia de marketing e logística, a Fico conta com dois pesos-pesados do longboard nacional. 

 

Para representar a marca nos sete mares, a Fico conta com carioca Augusto Saldanha, há três anos na equipe, e o recém-chegado Picuruta Salazar, santista recordista de títulos no Brasil. 

 

“Nossos atletas irão participar do circuito mundial e fazem parte de nosso projeto de marketing internacional?, diz Levy.

 

 

 


 

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