Mundial da ISA

Fiji receberá Mundial da ISA em 2016

A famosa onda de Cloudbreak, em Fiji, está esperando de "tubos abertos" os competidores representando suas respectivas nações para Mundial da ISA em 2016.

5179x3091
A famosa onda de Cloudbreak, em Fiji, está esperando de “tubos abertos” os competidores representando suas respectivas nações para Mundial da ISA em 2016. Foto: Divulgação.

 

A ISA (International Surfing Association) anunciou oficialmente o destino que receberá a quinta edição do Mundial de SUP e Paddleboard organizado pela entidade: Fiji.

Após a realização de quatro edições na América Latina (duas no Peru, uma na Nicarágua e outra no México), a entidade literalmente deu meia volta ao globo e escolheu o paradisíaco arquipélago localizado numa das áreas mais remotas do Oceano Pacífico para a realização do mundial. As disputas irão rolar no mês de novembro, entre os dias 10 ao 20.

Em 2015, a competição, realizada no México, reuniu 27 seleções nacionais e 260 atletas, mostrando um aumento significativo de atletas inscritos desde a primeira edição, em 2012, que recebeu 17 nações e 105 atletas.

A escolha de Fiji, idiscutivelmente, um paraíso, não favorece o Brasil por conta da distância e dos custos logísticos. No entanto, está de acordo com os planos da ISA de apresentar ao mundo o SUP como um esporte olímpico, e por isso é importante levar os jogos para outras localidades. Parte desse esforço já rendeu algusn frutos e o SUP race foi aceito nos Jogos Mundiais de Praia em San Diego (EUA), em 2017, e nos Jogos Pan-Americanos de 2019, em Lima, Peru. O “gol” evidentemente, são os Jogos Olímpicos e há um eforço muito grande para icluir a modalidade nos Jogos de 2024, uma vez que Tóquio aceitou apenas a inclusão do surf.

“O stand up paddle cresce de maneira exponencial tanto em seu lado recreativo quanto competitivo. Estamos sempre procurando levar nossas competições internacionais para novos territórios para impulsionar a popularidade do esporte. O futuro do SUP é brilhante, com os Jogos Pan-Americanos de 2019 e os Jogos Mundiais de Praia de 2017 no horizonte, seguiremos com nosso trabalho para alcançar o objetivo final de ver SUP incluído nos Jogos Olímpicos”, disse Fernando Aguerre, presidente da ISA.

Exit mobile version