Billabong Pro Junior

Filipe e Ian na briga

0

Filipe Toledo segue na briga pelo título mundial em Burleigh Heads, Austrália. Foto: © ASP / Kirstin.

O paulista Filipe Toledo e o pernambucano Ian Gouveia passaram às quarta-de-final do Billabong ASP World Junior e seguem vivos na disputa do título mundial contra dois australianos, em Burleigh Heads, Austrália.

 

Clique aqui para ver o vídeo

 

Garrett Parkes também venceu a sua bateria e tirou Caio Ibelli da liderança do ranking. E o atual campeão mundial, Jack Freestone, completa a lista dos candidatos ao troféu de melhor surfista do mundo na categoria para surfistas com até 21 anos de idade na Gold Coast.

 

A decisão do título agora é entre Brasil e Austrália. Na sexta-feira de muita chuva, mar mexido e ondas irregulares de meio a 1 metro em Burleigh Heads, o destaque do dia foi novamente Filipe Toledo.

 

Sem usar os aéreos, ele arrancou a maior nota de todo o campeonato – 9,63 – com manobras modernas esticando a rabeta, invertendo a direção da prancha, atacando as direitas com pressão e velocidade. Ele totalizou 17,30 pontos de 20 possíveis contra o sul-africano Beyrick De Vries, pois já havia começado bem a bateria com uma nota 7,67 também conseguida só com manobras na onda, sem voar.

Confronto direto O novo líder Garrett Parkes tinha acabado de fazer o maior placar do dia contra o japonês Kaito Ohashi, mas os seus 14,43 pontos foram dizimados pelo ubatubense.

 

Os dois agora vão se enfrentar nas quartas-de-final e era a chance que Filipe Toledo precisava para continuar na briga do título mundial. Para ele e para Ian Gouveia, só interessa a vitória na Gold Coast, então tem que passar pelo australiano para o Brasil poder recuperar o caneco que não vence desde o bicampeonato do cearense Pablo Paulino em 2007.

A esperança agora está nos filhos dos bicampeões brasileiros Ricardo Toledo e Fábio Gouveia, que podem até decidir o título numa final verde-amarela na Gold Coast. Filipe Toledo está na chave de baixo com Garrett Parkes e Ian Gouveia na de cima com o outro australiano, Jack Freestone.

 

A diferença é que eles só poderão se encontrar nas semifinais. O defensor do título quase perde para o japonês Arashi Kato no placar mais apertado das oitavas de final, 10,20 x 10,13 pontos.

Freestone vai abrir as quartas de final com o francês Medi Veminardi, da Ilha Reunião, enquanto Ian Gouveia enfrenta o algoz do ex-líder Caio Ibelli na segunda bateria, o australiano Wade Carmichael.

 

O pernambucano mostrou mais uma vez a força do seu backside nas direitas de Burleigh Heads para despachar outro concorrente ao título, o americano Conner Coffin. Com duas notas na casa dos 5 pontos, ganhou fácil por 10,90 x 5,77 pontos.

Título feminino Quatro surfistas estão na briga pelo título masculino e três pelo feminino. A batalha é fase a fase entre a líder Joanne Defay, da França, com a vice Leila Hurst, do Hawaii. As meninas abriram a sexta-feira debaixo de muita chuva e as favoritas avançaram para as quartas de final.

 

A terceira candidata é a australiana Philippa Anderson, que vai disputar a primeira vaga para as semifinais com a neozelandesa Sarah Mason.

A número 1 do ranking, Joanne Defay, enfrenta a havaiana Nage Melamed na segunda quarta de final e a terceira é entre Leila Hurst e a australiana Felicity Palmateer.

 

Defay tenta o terceiro título Pro Junior da França na ASP, enquanto Hurst busca o primeiro para o Havaí na categoria feminina.

 

As duas fizeram a final da segunda das três etapas deste ano e Leila Hurst foi a campeã do inédito Arnette ASP World Junior na capital do Rio de Janeiro.

 

Clique aqui para ver o evento ao vivo.

 

Quartas-de-final


Masculino

 

1 Jack Freestone (Aus) x Medi Veminardi (Reu)
2 Ian Gouveia (Bra) x Wade Carmichael (Aus)
3 Garrett Parkes (Aus) x Filipe Toledo (Bra)
4 Dean Bowen (Aus) x Nathan Carvalho (Haw)

 

Feminino

 

1 Philippa Anderson (Aus) x Sarah Mason (Nzl)
2 Joanne Defay (Fra) x Nage Melamed (Haw)
3 Leila Hurst (Haw) x Felicity Palmateer (Aus)
4 Sarah Baum (Afr) x Alessa Quizon (Haw