O'Neill SP Prime

Filipe passa por cima

Filipe Toledo O'Neill SP Prime 2014, Maresias, São Sebastião (SP).

623x415
Filipe Toledo registra a maior nota do O’Neill SP Prime em Maresias, São Sebastião (SP). Foto: © ASP / Smorigo
 

Com um show aéreo, o paulista Filipe Toledo comandou o segundo dia do O’Neill SP Prime 2014, etapa do WQS que acontece em Maresias, São Sebastião (SP).

Clique aqui para ver as fotos

A prova teve continuidade em boas ondas de meio a 1 metro durante a manhã. O vento entrou em ação nos últimos confrontos do dia, prejudicando um pouco a formação das ondas.

Voando alto de frontside e girando no ar com extrema habilidade, Filipinho não deu chance alguma aos adversários e arrancou a maior nota da etapa até o momento, 9.93 pontos.

Ele ainda somou 7.87 na segunda melhor nota e registrou o maior somatório do dia com 17.80 pontos em 20 possíveis, deixando para trás os australianos Jack Freestone e Jay Thompson, bem como o sul-africano Dale Staples.

“Eu estava muito agitado esperando entrar uma direita assim pra mim perfeitinha para acertar esse aereozão irado. Fiquei amarradão que completei com perfeição e estou muito confiante para conseguir um bom resultado neste campeonato”, disse Filipe Toledo, que comentou mais sobre a manobra que arrancou nota 10 de três dos cinco juízes. “Eu estava treinando bastante nestes dias aqui no Brasil. Desde que eu cheguei aqui em Maresias, fiquei surfando todo dia lá no cantinho sem vir aqui pro campeonato e lá tava com uma rampinha muito boa pra este tipo de manobra. Hoje (terça-feira) mesmo de manhã acertei um muito irado lá, eu estava com este aéreo na mente, mas primeiro eu construí uma vantagem na bateria, fiz algumas ondas de manobras e só depois arrisquei o aéreo já pra garantir a vitória mesmo”.

Antes do show de Filipe Toledo, nomes como Matt Wilkinson, Ricardo Christie, Noe Mar McGonagle, David do Carmo e Miguel Pupo se destacaram no outside.

Mesmo com uma nota 8.33 no somatório, Raoni Monteiro não conseguiu avançar e segue distante da permanência na elite mundial. O surfista de Saquarema não conseguiu fazer outra nota expressiva e deu adeus à prova logo na estreia.

Além das disputas pendentes da primeira fase, a direção de prova colocou na água metade dos duelos da fase seguinte. Já classificado ao WCT, Wiggolly Dantas andou muito bem nas ondas de Maresias e obteve 16.10 pontos para vencer a sua bateria.

623x415
Ian Gouveia não alivia nas ondas de Maresias. Foto: © ASP / Smorigo
 

Com um backside abusado e usando também sua habilidade nos voos de “front”, o pernambucano Ian Gouveia roubou a cena em sua bateria e descolou notas 8.50 e 7.20 para bater o Top do WCT Julian Wilson (2o) e o ex-Top Patrick Gudauskas, bem como o neozelandês Billy Stairmand.

Na sequência, o local Gabriel Medina entrou na água e a praia de Maresias novamente parou pra prestigiar o atual líder do ranking do WCT. Com o apoio da torcida, Medina imprimiu um forte rimo nas direitas da praia e foi melhorando sua pontuação durante a disputa. Ele também encontrou duas esquerdas e acertou um belo aéreo rodando de frontside nos minutos finais avaliado em 8.17 pelos juízes, fechando a bateria com o total de 15.00 pontos.

Também com uma boa atuação, o francês Joan Duru – que chegou a assumir a liderança – garantiu a segunda vaga com 7.40 e 7.20, deixando para trás Brett Simpson e Maxime Huscenot.

“Não entraram muitas ondas boas na bateria, mas consegui dar um aéreo ali no final que me salvou”, disse Gabriel Medina. “Estava difícil de competir, o mar muito pequeno, a gente não sabe aonde vai vir a onda e quando vem entra muito balançada, mas estou muito feliz por estar competindo em casa e bom que passei mais uma fase hoje (terça-feira). A praia encheu de novo como ontem (segunda-feira), tem a maior galera assistindo o campeonato e hoje é só terça-feira, então já imagino como vai estar aqui na sexta-feira, no sábado, vai lotar certamente. É muito legal a galera prestigiar o evento e dar esse suporte torcendo pra gente”.

623x415
Gabriel Medina manda bem na segunda fase do O’Neill SP Prime. Foto: © ASP / Smorigo
 

Na última batalha do dia, o potiguar Italo Ferreira deu outro importante passo rumo à classificação ao WCT. Italo não teve muito trabalho para avançar à terceira fase, mas viu o australiano Brent Dorrington vencer a bateria com 7.50 e 7.00, contra 6.43 e 5.80 do brazuca. Já o aussie Mitch Crews e o espanhol Gony Zubizarreta deram adeus ao O’Neill SP Prime.

Na próxima fase, Italo reencontra Medina, derrotado pelo potiguar na estreia em Maresias. A disputa de goofies conta ainda com Ian Gouveia. O vencedor avança direto às quartas-de-final, enquanto os outros dois atletas têm nova chance na repescagem.

Faltam seis confrontos para o término da segunda fase. Entre os brazucas, Caio Ibelli, Miguel Pupo, Alejo Muniz, David do Carmo, Tomas Hermes, Heitor Alves, Filipe Toledo e Jessé Mendes brigam para se juntar a Wiggolly, Ian, Medina e Italo na próxima rodada.

A próxima chamada para avaliação das condições do mar acontece nesta quarta-feira, às 7:30 horas (horário de Brasília).

Exit mobile version