Hang Loose Surf Attack

Filipe Toledo domina em casa

0

Filipe Toledo faz a mala no quintal de casa. Foto: Aleko Stergiou.

Válida pelo Circuito Paulista Amador, a primeira etapa do Hang Loose Surf Attack começou neste sábado (21/6) na praia de Itamambuca, Ubatuba (SP). As ondas bombaram em séries de até 1 metro, com boa formação na maior parte do dia.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Clique aqui para ver o vídeo

 

Cerca de 150 atletas com até 18 anos de idade entraram na água para disputar a primeira fase do evento divididos em cinco categorias: Júnior (Sub-18), Mirim (Sub-16), Iniciantes (Sub-14), Estreantes (Sub-12) e Petit (Sub-10).

 

Todas as baterias da primeira fase da Júnior foram realizadas e o

Kristian Kimmerson é destaque na categoria Mirim. Foto: Aleko Stergiou.

destaque foi o local Felipe Toledo que além de muita disposição mostrou que o conhecimento do pico faz a diferença. Apesar de ter

apenas 13 anos de idade, Filipe compete nas categorias Júnior, Mirim e Iniciantes.

 

Na Júnior, Filipe foi o grande destaque. O garoto investiu nas direitas e conseguiu a melhor onda do dia, na qual arrancou 8.25 pontos dos juízes.

 

“Estou muito feliz de ter passado na Júnior, que está duas categorias acima da minha. Eu moro aqui e conheço bem estas ondas, Esperei a boa e graças a Deus consegui uma ótima nota”, comemora Filipe.

 

O capixaba Kristian Kimmerson conquistou 13.25 pontos para empatar com Filipe no  melhor somatório do dia, porém na categoria Mirim. O atleta também avançou na Júnior. 

 

Kristian, 15, investiu nas esquerdas para conseguir o destaque entre os atletas de até 16 anos e está confiante. ?O campeonato é irado, tem altas ondas. Minhas baterias foram boas. Vou chegar até a final se Deus quiser. Tem muitos surfistas bons pela frente, mas tentarei arrebentar em todas baterias?, declara o capixaba.

 

O pernambucano radicado em Floripa (SC) Ian Gouveia, 15, garantiu sua vaga nas semifinais da categoria Mirim. O atleta esperou por uma boa direita, que lhe garantiu a virada nos últimos minutos. Ian também avançou sua bateria na Júnior e disputará as oitavas-de-final desta categoria.

 

“A bateria começou fraca ninguém pegou onda boa. Me posicionei no canto e esperei a melhor para garantir o resultado. Ultimamente tenho me dado melhor na Júnior. O Campeonato está show, tem altas ondas. Este é o campeonato estadual com maior nível do Brasil”, declara Ian.

 

Nas quartas-de-final da categoria Iniciantes, o catarinense Kainã Barletta foi o destaque e conseguiu somar 10.15 pontos para avançar às semifinais.

 

Na Estreantes o melhor desempenho ficou por conta do guarujaense Edgar Groggia e na Petit o ubatubense Wesley Dantas foi quem obteve o melhor resultado.

 

Além do show de surf, o evento também oferece gratuitamente aos atletas a tenda de aquecimento e alongamento, que conta com serviços de avaliações postural e nutricional, técnicas de alongamento e relaxamento, além de orientações sobre performance e alimentação.

 

Para auxiliar nos exercícios e orientações aos jovens atletas, a tenda traz uma equipe de profissionais de Educação Física e Nutrição.

 

Nei Batista, que está se formando em Educação Física na Unimonte de Santos comanda as ações e explica a importância deste trabalho. ?Nosso trabalho busca melhorar o condicionamento físico dos atletas. Desenvolvemos também um trabalho que previne lesões, acompanhado por um fisioterapeuta”, explica Nei.

 

“Este é o sexto ano que desenvolvemos o trabalho neste circuito. No começo a molecada não queria participar, por achar algo banal, mas depois com o tempo conseguimos criar uma cultura, mostrando a importância de aquecer e alongar. Cada vez mais eles gaham consciência da importância deste trabalho”, complementa o profissional responsável.

 

Neste domingo serão definidos os campeões das cinco categorias em disputa, além da melhor equipe por cidade. Os donos da casa tentam o tetracampeonato e terão como grandes rivais os guarujaenses, bicampeões no ano passado. A prova recomeça às oito horas.