Bicampeão da categoria Grommets em 2006 / 07 e dono de quatro títulos paulistas consecutivos, o paulista Filipe Toledo quer aumentar sua coleção de conquistas na final do Rip Curl Grom Search 2008, que acontece no próximo final de semana (8 e 9/3) na Praia de Pitangueiras, Guarujá (SP).
Além do surf radical e da motivação pela vitória na abertura do Brasileiro Amador, na Bahia, no último domingo (2/3), Filipinho tem como arma a presença e orientação do pai, o bicampeão brasileiro profissional, Ricardo Toledo.
?Ele é bem importante, porque me ajuda com dicas e toda sua experiência. Aprendi a surfar com ele e isso me dá confiança?, afirma o atleta, líder do ranking, com dois terceiros lugares.
?Vou fazer de tudo para vencer e não precisar me preocupar com adversários. Agora, com essa vitória no Brasileiro, fiquei mais motivado ainda?, comenta o surfista, que na etapa passada, garantiu a melhor atuação no primeiro dia de disputas.
O pai também transmitiu segurança ao competidor. ?Nas outras etapas, a gente acompanhou pela internet, sofremos na torcida, mas nesta etapa estarei lá, na beira do mar, e isso pode fazer uma diferença?, avisa Ricardinho, que continua na ativa, mas longe das disputas profissionais e nos últimos quatro anos foi campeão estadual Open, Master e de Longboard.
Em sua nona edição seguida e quinta como circuito, o Rip Curl Grom Search é um campeonato de surf voltado para crianças e adolescentes com até 16 anos de idade e tem a chancela da Confederação Brasileira de Surf.
Neste ano foram realizadas etapas na Praia de Atlântida, Xangri-lá (RS), e na Praia de Stella Maris, Salvador (BA). Além da categoria Iniciantes, estão em disputa a Grommets (sub-12), Feminino (sub-16) e Mirim (sub-16).
Nestas duas últimas, os campeões do ranking, somados dois dos três resultados, representarão o Brasil no Mundial 2009, feito durante o WCT Rip Curl Pro, em Bells Beach, Austrália.
Os dois ganharão passagens aéreas e a logística para competir, além de bolsas de estudos completas, com intercâmbio cultural, estadia e alimentação, oferecidas pela Study Way, na The Milton College Centre, uma das instituições mais respeitadas da Austrália.
Coincidentemente, os líderes nas duas categorias são de Guarujá e poderão contar com o apoio da torcida local.
Com o slogan ?Muito mais do que um campeonato de surf?, o circuito é conhecido por seu astral também fora das ondas, com um total clima de confraternização entre os atletas, famílias e técnicos. Além das disputas no mar, os atletas participam de brincadeiras e de uma churrascada ao final da competição.
O evento será transmitido ao vivo no hotsite do Rip Curl Grom Search, com notas dos juízes, som direto da locução, imagens das ondas surfadas e ainda a possibilidade do internauta interagir com o evento, enviando mensagens de texto.
?Assim, os pais, familiares e amigos que não podem viajar para acompanhar de perto, têm a possibilidade de saber de tudo em tempo real. E mesmo aqueles que curtem o surf e querem ver a nova geração em ação?, afirma Caio Umehara, do marketing da Rip Curl.
As inscrições devem ser feitas na Federação Paulista de Surf e custam R$ 50, com direito a camiseta, adesivo e participação na festa de encerramento.
Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone (0xx13) 2101 0525, ou envie mensagem para [email protected] .
O Rip Curl Grom Search 2008 tem os patrocínios Rip Curl, Planeta Surf, Mahalo e Overboard. Apoio: Study Way, The Milton College Centre, Sky Artes Gráficas, e Jandaia. Divulgação: Fluir e Waves. Supervisão: Confederação Brasileira de Surf, Federações Gaúcha de Surf, Baiana de Surf e Federação Paulista de Surf.