Válida pelo Circuito Paulista de Surf Amador, a terceira etapa do Hang Loose Surf Attack foi encerrada neste domingo (18/10) em Maresias, São Sebastião (SP). O sol voltou a brilhar forte e as ondas quebraram com meio metro e formação boa.
Clique aqui para ver as fotos
Clique aqui para assistir as entrevistas
A festa foi praticamente toda da cidade de Ubatuba, campeã de quatro das cinco categorias em disputa.
O maior responsável pela conquista do título por equipes da cidade foi Filipe Toledo, 14, filho do bicampeão brasileiro Ricardo Toledo. O atleta venceu as categorias Júnior e Iniciantes, além de ser vice na Mirim.
Na Júnior (sub-18), Filipinho superou o atleta da Praia Grande Luan Felipe (2º), o ubatubense Lucas Santos (3º) e o peruibense Sidney Guimarães (4º).
Luan começou melhor a bateria, rabiscando uma direita com boas rasgadas até a areia, que lhe rendeu nota 7.00. Mas a estrela de Filipinho brilhou mais forte. Em outra direita da série, depois de algumas manobras, ele aplicou um aéreo rodando de frontside na junção e aterrissou com perfeição na espuma. Os juízes avaliaram a onda em 9.90, nota mais alta de todo evento.
“A prancha está muito boa, e estou muito feliz em ter conseguido completar o aéreo. Ultimamente tenho boas atuações em todos os campeonatos que participo, isto é muito bom”, afirma o campeão.
Enquanto Luan parecia conformado com o segundo lugar, Lucas Santos e Sidinho, precisando de uma combinação de notas, tentaram desesperadamente aplicar manobras
impossíveis para as condições de Maresias.
Já a outra vitória de Filipe Toledo veio na disputa da Iniciantes (sub-14). Sem ondas no começo, o ubatubense foi marcado de perto pelos adversários. Filipinho conseguiu fugir da marcação em uma onda que veio até a beira da praia, uma boa direita com fortes pancadas de frontside. Sua nota foi 8.50.
Depois, em um pequeno aéreo com a mão na borda, o ubatubense deixou novamente os adversários precisando de combinação de notas. Na final, Filipinho garantiu o maior somatório do dia (16.50).
Deivid Silva conseguiu a segunda colocação no finalzinho. Wesley Santos (3º) e Fábio Pereira (4º) completaram o pódio.
Quem também tem motivos para comemorar em Maresias é Lucas Santos, campeão paulista Mirim (sub-16) por antecipação. O atleta de Ubatuba garantiu o título em uma bateria emocionante.
Sidinho, vice-líder do ranking, começou melhor e largou na frente com duas boas ondas. Mas Lucas Santos virou o placar em uma direita da série com muitas batidas e rasgadas de nota 8.00. Sidinho ainda perdeu a segunda colocação no finalzinho para Filipe Toledo. Mário Solera foi o quarto.
Com o resultado, Lucas é o primeiro atleta a carimbar o passaporte para o WQS de Fernando de Noronha no ano que vem. A outra vaga é oferecida ao campeão da Júnior.
“Acho que foi fruto do meu trabalho, treinei muito para isso. Estava sempre batendo na trave e não conseguia a vitória. Agora eu vi que tenho nível para ganhar”, comemora Lucas.
Davi Toledo, 10, é mais um campeão da cidade de Ubatuba. Na categoria Petit (sub-10), o filho mais novo de Ricardo Toledo derrotou Eduardo Mota (2º), Samuel Pupo (3º) e Arthur Germano (4º).
Eduardo Mota, 7, foi destaque durante toda a competição, arrancando aplausos a cada onda surfada. O pequeno desafiante alternou a liderança da bateria final com Samuel Pupo durante boa parte do tempo.
Davi contou com a tranquilidade, o posiconamento certo e o apoio do pai para vencer a disputa com uma boa direita cheia de cutbacks e rasgadas. “Eu procuro sempre olhar para meu pai, senão eu não acho as ondas. Em Mongaguá fiquei em quinto, mas aqui eu quebrei tudo”, conta o campeão.
Na Estreantes (sub-12), o guarujaense Victor Bernardo botou água no chopp dos ubatubenses e garantiu o título da etapa. A vitória veio em uma boa bateria contra Igor Moraes (2º), Wesley Dantas (3º) e Gabriel Medeiros (4º).
Em um duelo particular contra Igor Moraes, o jovem Victor não se intimidou. Em uma boa direita, ele ganhou a seção e desgarrou a rabeta, garantindo nota 6.00. Depois foi só garantir outra boa nota de troca (5.70) para ser o campeão da Estreantes.
“É muito emocionante ganhar esta etapa. Fui primeiro em uma, segundo em outra e agora venci de novo. Agora é treinar forte para ver se consigo encarar o pessoal da Júnior e da Mirim”, afirma Victor.
A quarta e última etapa do Hang Loose Surf Attack acontece no Guarujá com local e data ainda não confirmados.
Resultados da terceira etapa do Hang Loose Surf Attack
Júnior
1 Filipe Toledo (Uba)
2 Luan Felipe (Pgr)
3 Lucas Santos (Uba)
4 Sidney Guimarães (Per)
Mirim
1 Lucas Santos (Uba)
2 Filipe Toledo (Uba)
3 Sidney Guimarães (Per)
4 Mário Solera (Gua)
Iniciantes
1 Filipe Toledo (Uba)
2 Deivid Silva (Gua)
3 Wesley Santos (Per)
4 Fábio Pereira (Ssb)
Estreantes
1 Victor Bernardo (Gua)
2 Igor Moraes (Ssb)
3 Wesley Dantas (Uba)
4 Gabriel Medeiros (Uba)
Petit
1 Davi Toledo (Uba)
2 Eduardo Mota (Gua)
3 Samuel Pupo (Ssb)
4 Arthur Germano (Ssb)
Ranking depois de três etapas
Júnior
1 Sidney Guimaraes (Per) – 1989 pontos
2 Caio Ibelli (Gua) – 1710
3 Luan Felipe (Pgr) – 1616
4 Marco Aurérlio (Uba) – 1516
5 Wesley Moraes (Gua) – 1392
Mirim
1 Lucas Santos (Uba) – 2629
2 Sidney Guimaraes (Per) – 2430
3 Wesley Santos (Per) – 2212
4 Mário Solera (Gua) – 1815
4 Arthur Aguiar (Uba) – 1815
Iniciantes
1 Deivid Silva (Gua) – 2366
2 Fábio Pereira (Ssb) – 2260
3 Filipe Toledo (Uba) – 2000
4 Edgar Groggia (Gua) – 1962
5 Igor Moraes (Ssb) – 1670
Estreantes
1 Vitor Bernardo (Gua) – 2900
2 Igor Moraes (Ssb) – 2710
3 Wesley Dantas (Uba) – 2439
4 Leo Guimaraes (Per) – 1997
5 Gabriel Medeiros (Uba) – 1888
Petit
1 Davi Toledo (Uba) – 2656
2 Nicolas Germano (Gua) – 2556
3 Samuel Pupo (Ssb) – 2520
4 Eduardo Mota (Gua) – 2366
5 Arthur Germano (Ssb) – 1989