Rip Curl Grom Search

Fim de semana promissor

0
1741x1161

Samuel Pupo é líder na categoria Mirim. Foto: Likoska/Adrenalimitz
 

A nova geração do surf brasileiro estará muito bem representada nestes sábado e domingo (7 e 8), na 2ª etapa do Rip Curl Grom Search, na Praia do Tombo em Guarujá. Serão 112 atletas com até 16 anos de idade, de oito estados, do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, disputando as vitórias em quatro categorias. Destaque para a mirim e a feminina, onde estão em disputa as vagas para a final internacional do evento, em 2016. 

Foi esse evento que garantiu ao fenômeno Gabriel Medina o seu primeiro título internacional, em 2010, na Austrália. Depois da vitória no Rip Curl Grom Search, onde já tinha faturado todas as categorias no Brasil, que o atual campeão mundial profissional, deslanchou na carreira.

“A proposta é sempre revelar e formar novos valores do surf, mas com uma dinâmica em que valorizamos o espírito de alegria, de camaradagem, características do surf. Promovemos várias atrações, brincadeiras, ações socioambientais, confraternização, para que o competidor se sinta à vontade”, afirma Fernando Gonzalez, do marketing da Rip Curl, lembrando o lema do Rip Curl Grom Search: ‘Muito mais do que um campeonato de surf’.

Entre os principais nomes, atletas que já despontam até entre os profissionais, como o paulista Samuel Pupo e a carioca Luara Thompson, que chegam de excelentes campanhas no Rip Curl Pro Junior Series, em San Bartolo, no Peru. Com apenas 14 anos, Samuca já é um dos maiores vitoriosos do Grom Search, buscando seu quinto título, o bi na mirim, e foi o terceiro nas ondas peruanas, enquanto que Luara foi a quinta colocada, a melhor brasileira.

Na etapa inicial, em Garopaba/SC, o irmão mais novo do top da elite mundial, Miguel Pupo, foi o vencedor da mirim, e Luara ficou em segundo, superada nos instantes finais pela pequena Thainá Hinckel, de Santa Catarina. Outro nome que merece atenção na etapa é Kauê Germano, também do litoral paulista, que ficou com o segundo lugar na mirim e na iniciante e ainda faturou a maior nota do evento, um 9,65.

“Temos o show garantido nas ondas com essa nova geração, que garante o Brasil seguir ganhando espaço no cenário mundial e na areia garantiremos vários atrativos, como a distribuição de pipas em alusão ao título do Gabriel Medina e a pintura de pranchas, pelo artista plástico Marcello Macarrão. Também temos a distribuição de mudas nativas, gincanas ecológicas e uma importante ação social, com a arrecadação de alimentos para doação a uma entidade beneficente que atua nas imediações do evento”, afirma Marcelo Guedes, do marketing da Rip Curl.

Vale destacar que na mirim e na feminina, a etapa classificará os seis melhores dos rankings para a grande decisão, realizada um dia antes da final internacional do Rip Curl Grom Search, que pela primeira vez será realizada no Brasil, no final de abril, na Praia de Maresias. Já na iniciante (sub14) e na grommet (limite de 12 anos), os campeões de 2015 serão conhecidos no domingo na Praia do Tombo.

1717x1145

Luara Tompson está na cola da líder feminina Thainá Hinckel. Foto: Likoska/Adrenalimitz
 

Nessas duas categorias, chegam na praia do Tombo como líderes o catarinense Leonardo Barcelos, na iniciante, e o paulista Diego Aguiar, na grommet. As baterias completas do evento já estão disponíveis no site da Federação Paulista de Surf. O evento terá transmissão ao vivo pela internet nos dois dias, pelo site da Rip Curl.