SP Contest

Fim de semana promete

Pitangueiras, Guarujá (SP). Foto: Silvia Winik.

622x415
Pitangueiras, Guarujá, recebe a nova geração do surf paulista. Foto: Silvia Winik. 

Uma nova safra de talentos desponta no circuito Surf Trip SP Contest, que tem segunda etapa marcada para este fim de semana, 15 e 16 de agosto, na praia de Pitangueiras, Guarujá (SP). 

Exclusivo para surfistas da capital e Grande São Paulo, a prova conta com atletas experientes nas categorias Open, Master (1979), Grand Master (1969), Longboard, Feminino e Stand Up Paddle. Porém, chama a atenção o nível de competidores da nova geração na categoria Júnior (até 18 anos).

Lidera o ataque o bicampeão Thiago Meneses, revelado no Surf Trip SP Contest. Criado em uma família de ‘surf’, com seu pai Paulo Meneses dividindo-se entre negócios imobiliários e sua fábrica de shapes (MSD Surfboards), o garoto de 17 anos mostra um surf arrojado e investe em competições e viagens.

“Além de participar do SP Contest, disputo campeonatos regionais, além do paulista amador”, comenta ele, recém chegado de uma trip de freesurf a Costa Rica, país conhecido pela boa qualidade das ondas na América Central. 

800x530
Thiago Meneses, Sp Contest Foto: Munir El Hage

Outro que segue o mesmo ritmo é Ryan Kainalo, de apenas 9 anos, atual campeão do circuito Paulista Amador na categoria Petit e filho do diretor de filmes Alex Miranda, experiente surfista conhecido pela versatilidade no esporte (é bicampeão do Longboard no SP Contest, além de disputar as categorias SUP e Open) e dropar ondas grandes. Incentivado pelo pai, começou a surfar com um ano de idade e acompanha-o nos campeonatos e viagens de surf. 

“Já surfei quatro vezes no Hawaii, uma na Califórnia e fui diversas vezes para Fernando de Noronha”, explica o garoto, que pretende seguir profissionalmente no surf e inspira-se em Filipe Toledo. 

Kainalo começou a competir aos seis anos no circuito municipal de Ubatuba e nunca mais parou. No ano passado estreou no paulista, mas foi neste ano que obteve performance imbatível, garantindo o título antecipadamente. “Agora, mesmo sabendo que disputo com competidores mais velhos, pretendo chegar à final. Este título que conquistei, me deixou com ainda mais vontade de me dar bem nas baterias”, destaca ele.  

Competidor da categoria Júnior e fera no stand-up, Felippe Gaspar, de apenas 15 anos, conquistou recentemente o vice-campeonato mundial Pro Júnior de SUP 2015 e é considerado um prodígio da modalidade. “Participei deste evento pela primeira vez no ano passado e me surpreendi com o nível. Procuro disputar as provas quando estou no Brasil, entre uma folga e outra das competições internacionais”, afirma Gaspar. 

Para Dadá Nascimento, organizador e idealizador do circuito, a cada edição a safra se renova. “Alguns nomes permanecem no topo, porém sempre tem alguma novidade. Além do Gaspar, Kainalo e Meneses, não podemos deixar de citar o Pedro Bianchini, Léo Romano e Fernando Bernardinello. Todos competindo atualmente no circuito”, diz.  

O evento
O Surf Trip SP Contest tem patrocínio oficial da rede de lojas Surf Trip. Apoio: Oakley, Quiksilver, Hang Loose, Reef, Rusty, Volcom, Hurley, Freesurf, Lost, New Era, além de Widex Travel e BHS. Realização: Associação de Surf da Grande São Paulo, Federação Paulista de Surf, Associação de Surf do Guarujá, Prefeitura do Guarujá por intermédio da Secretaria de Esportes.

Exit mobile version