O Brasil ficou fora das finais da categoria Masculina do ISA Games 2013 em Santa Catalina, Panamá.
O mar melhorou bastante no último dia de disputas e as ondas da série variavam entre 1 e 1,5 metros.
A desclassificação de Alan Jhones e José “Fininho” Francisco, na semifinal da repescagem, deve-se mais ao mérito dos adversários do que por erros individuais.
Na bateria de Fininho, numa manhã muito inspirada, o costa-riquenho Noe Mar McGonagle abriu uma pequena vantagem sobre os concorrentes com duas boas notas (6.67 e 8.50), totalizando 15.17 pontos.
Federico Pilurzu também aproveitou muito bem as direitas deste domingo de sol em Santa Catalina. O italiano fez duas boas ondas e arrancou 8.50 e 6.10 – total de 14.60 pontos.
Contra duas belas apresentações, ficou difícil para o brasileiro, que anotou duas notas baixas (3.83 e 4.57) e somou apenas 8.40 pontos.
Na bateria de Alan, o argentino Leandro Usuna foi o melhor dos três concorrentes (13.84 pontos). Com um surf afiado, ele conseguiu aproveitar as melhores ondas da série, com duas boas notas (6.17 e 7.67).
O segundo melhor na bateria foi o australiano Russell Molony. O atleta somou notas 7.00 e 4.93 – total de 11.93 pontos.
Já o brasileiro Alan Jhones não encontrou boas ondas, acelerou demais em momentos que deveria manter a calma e terminou com um total de 9.76.
Na sua melhor apresentação, o brasileiro conseguiu apenas uma nota 5.43, pouco para o atleta que era um dos destaques da categoria.
“Não consegui me segurar, parti pro tudo ou nada”, disse o atleta.
Agora, Alan permanece no Panamá para disputar o Tour Latino ALAS 2013, também na praia de Santa Catalina.
Fininho segue viagem para o Rio de Janeiro (RJ) para sessões de treinos.
Rudá Carvalho e Marco Fernandez, que caíram em fases anteriores, voltam ao Brasil para correr o circuito nacional.