A 20a edição do Shark Island Challenge contou com ondas de até 2 metros na laje de Shark Island, na última quarta-feira, na Austrália.
Conhecido como o “campeão do povo”, Jase Finlay dominou o evento e comemorou o título.
Ao todo, 25 convidados australianos disputaram a competição, que contou um formato especial. Os atletas disputaram duas baterias e tiveram suas três melhores notas computadas num ranking que definiu os cinco finalistas.
Curiosamente, Jade Finlay vinha dando um passo de cada vez em direção à sua primeira vitória em Shark Island. Foi quinto em 2013, quarto em 2014, terceiro em 2015 e vice-campeão no ano passado.
Depois de fazer uma apresentação ruim na estreia, Finlay arrancou a única nota 10 unânime de todo o evento com um aéreo reverse espetacular em sua segunda apresentação.
Na final, durante a maré cheia, as condições ficaram ainda mais perigosas, quebrando em cima da bancada.
O local Alex Leon levou uma vaca cabulosa em uma bomba de 6 a 8 pés, e foi premiado como protagonista da vaca mais pesada.
A decisão contou ainda com Lachlan Cramsie, Chris Deller e Shaun Pyne, único que ameaçou a vitória de Jase Finlay, chegando a ocupar a liderança da bateria em alguns momentos.
Além de Jase Finlay (melhor manobra) e Alex Leon (vaca mais pesada), a organização do evento premiou Lachlan Cramise com o autor do melhor tubo.
Resultado
1 Jase Finlay
2 Shaun Pyne
3 Chris Deller
4 Alex Leon
5 Lachlan Cramsie